«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

segunda-feira, 24 de junho de 2019


VIGÉSIMA QUARTA MEDITAÇÃO

O Coração de Jesus adorado pelos Santos


DEVOÇÃO DOS SANTOS AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Ninguém há tão pobre que não tenha um lugarzinho para morar. As aves têm ninhos e as raposas covis, como disse Nosso Senhor; não convém, portanto, que só o cristão esteja sem domicílio, errante e vagabundo no mundo. Onde poderá ele fixar-se melhor do que no Coração de Jesus, que é mais augusto, magnífico e santo do que todos os palácios dos monarcas?

Os Santos bem o sabiam; tanto assim, que nele estabeleciam sua habitação. Santa inveja tinha São Boaventura do ferro da lança que nos abriu a entrada deste dulcíssimo Coração, e dizia que se em lugar dela houvesse estado, jamais teria saído deste sacrossanto asilo. "Se me quiserdes achar", escrevia Santo Eleazer a Santa Delfina, "procurai-me na chaga do lado de Jesus Cristo; aí é que eu moro".

Diz Lansperge: "Aprendei a estanciar nesta chaga; se gostais de repouso, é ele o tálamo da esposa, semeado de açucenas e rosas. Se quereis lograr êxito de vossos bons desejos e anelais produzir boas obras, é ela o ninho da pomba. Se apeteceis recolhimento, é ela o retiro do pardal solitário. Se lágrimas e suspiros vos agradam, é aí que a rolinha faz ressoar seus gemidos. Se andais acossados pela fome, aí achareis o maná do céu que cai no deserto: se estais sequiosos, aí encontrareis a fonte de água viva que brota do Paraíso e se entorna aos borbotões no coração dos fiéis.

Não receais serdes mal recebidos; pois não deveis ignorar as carícias que faz o Filho de Deus aos que o honram. Convida-os a descansar docemente junto ao Seu Coração, à imitação de São João; mostra-lhes Seu lado aberto, como a São Tomé, e fá-los beber nesta fonte" (Nouet).

Diz São Bernardo: "Aproximai-vos de Jesus, exultai, e transportai-vos de alegria com a lembrança de Seu Coração. Oh! como é bom e delicioso habitar nesse Coração!

Adorarei e louvarei o nome do Senhor nesse templo, nesse Santo dos Santos, nessa Arca da Aliança, dizendo com Davi: 'Achei um Coração para orar a meu Deus, e este Coração é o de meu Rei, meu Irmão, e meu dulcíssimo amigo Jesus'.

Tendo encontrado este Coração, que também é o meu, oh dulcíssimo Jesus!, eu Vos adorarei, Deus meu! Recebei minhas súplicas nesse santuário de propiciação: atraí-me todo para esse Coração, oh Jesus!, mil vezes mais belo e amável que todas as formosuras da terra, lavai-me cada vez mais das minhas indignidades, purificai-me de meus pecados, para que de vós possa aproximar-me, e habitar em vosso Coração todos os dias de minha vida".

Nosso Senhor revelou a Santa Margarida Maria que São Francisco de Assis estava particularmente unido a Seu divino Coração, e que especial poder tinha para d'Ele obter graças. São Francisco de Sales durante sua vida habitava no adorável Coração de Jesus, onde o repouso não podia interromper suas maiores ocupações.

Prática

Se não podeis ir, a exemplo dos missionários, pregar em longínquas terras, podeis ao menos inspirar o amor de Jesus Cristo a vossos amigos; é vossa missão. Sois obrigados a instruir vossos servos. Deus pedir-vos-á conta das suas almas. Estas funções, conquanto pouco brilhantes, são, todavia, muito meritórias.

Oração jaculatória

Eu durmo; vosso Coração, que vos dignais permitir que chame meu, vela por mim, sobre mim e em mim. Ego dorm o et cor meum vigilat (Cant. 5,2).


3 vezes: Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós.
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós.




NOTA: Sugerimos que se sejam acrescentadas orações próprias ao Sagrado Coração, antes e/ou depois da Meditação, como a Consagração e a Ladainha do Sagrado Coração, dentre outras. Neste blog temos algumas orações. Acesse a coluna lateral à sua esquerda (Devoções, novenas, orações …).





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: blog Alexandria Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário