«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 28 de junho de 2019


FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


VIGÉSIMA OITAVA MEDITAÇÃO


MEIOS DE OBTER A DEVOÇÃO AO S. CORAÇÃO DE JESUS


PRIMEIRO MEIO - A ORAÇÃO

O primeiro meio de conseguir ardente amor a Jesus Cristo, e terna devoção a Seu Sagrado Coração é a oração.

Motivo há para nos admirar que onipotentes, por assim dizer, não sejam os cristãos, que têm meio seguro e infalível de alcançar o que desejam, principalmente porque ele não consiste senão em apenas pedir. Jesus Cristo Se tem frequente e solenemente empenhado em atender as nossas súplicas (Croiset). "Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á". Tudo que almejardes, pedi, e vos será concedido.

A oração é a primeira necessidade que o Espírito Santo sugere às almas que deseja arrancar do abismo da perdição, o primeiro sinal de conversão. Ananias receava ir ter com Saulo a quem o Senhor o enviava: que prova lhe deram que já não era perseguidor, senão fiel de coração e vontade? Esta somente: Ora (Atos 9,1).

A oração é também o primeiro exercício que o inimigo das almas lhes faz abandonar, quando quer atraí-las para suas emboscadas. Por isso diz Santa Teresa: "Orai, orai".

Oremos, pois, oremos cheios de confiança e humildade, principalmente com perseverança; não nos cansemos nem desanimemos tampouco. O momento em que cessaremos de importunar a Divina Misericórdia será talvez aquele em que esta vá deixar-se aplacar. Diz São Lourenço Justiniano: "A oração abranda a ira de Deus, que perdoa ao pecador que ora com humildade". Alcança o que pede, triunfa todos os esforços dos inimigos de nossa salvação; purifica, muda os pecadores e fá-los Santos. Diz Salomão: "Apenas recorri a Deus, deu-me a sabedoria". Diz Davi: "Apenas abri a boca para orar, recebi o socorro de Deus".).

A Santa Brígida, disse Nosso Senhor que de muito excede sempre as nossas petições e votos, e que a cada instante atender-nos-ia se pedíssemos convenientemente dispostos.

"De todas as orações, nenhuma pode ser mais agradável a Jesus Cristo do que aquela em que lhe solicitamos o amor de Seu Sagrado Coração. Roguemos, supliquemos; é impossível pedi-lo com instância sem obtê-lo. Fácil é o meio, e eficaz; e neste caso não há duvidar, pedir é obter.

Servi-vos deste mesmo Coração para apoiar vossa súplica, e não temais que não seja favoravelmente recebida" (Croiset).

Pouco tempo antes de sua morte, Santa Matilde assegurou que, tendo certo dia pedido a Nosso Senhor uma grande graça que lhe haviam solicitado, respondeu-lhe Jesus: «Filha, dizei à pessoa por quem Me rogais, que em Meu Coração procure tudo quanto desejar, que infalivelmente achará, que tenha grande devoção a este Sagrado Coração; tudo Me peça por meio dele, qual inocente criancinha que não tem outro plano senão o que lhe sugira o amor para do pai conseguir tudo o que quer».

Prática

Nada podeis fazer mais agradável ao Coração de Jesus do que frequentemente unir-vos a Ele pela Comunhão espiritual, que consiste, segundo São Tomás, em "ardente desejo de receber Jesus Cristo, e em sentimento afetuoso como se realmente o tivéssemos recebido".

Oração jaculatória

Que minha língua se me apegue ao paladar, paralise-se minha mão direita, se eu te esquecer, ó Coração de Jesus! Si oblitus fuero tui, oblivioni detur dextera mea; adhoereat lin-gua mea faucibus meis, si non meminero tui (Sl 136,5).


3 vezes: Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós.
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós.



NOTA: Sugerimos que se sejam acrescentadas orações próprias ao Sagrado Coração, antes e/ou depois da Meditação, como a Consagração e a Ladainha do Sagrado Coração, dentre outras. Neste blog temos algumas orações. Acesse a coluna lateral à sua esquerda (Devoções, novenas, orações …).




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: blog Alexandria Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário