«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

segunda-feira, 10 de junho de 2019


DÉCIMA MEDITAÇÃO

RIQUEZAS DO CORAÇÃO DE JESUS



"Nosso Senhor me deu a conhecer - diz Santa Margarida Maria - que o veemente desejo que nutre de ser perfeitamente amado pelos homens o determinou a dar-lhes seu Coração e a fazê-lo nestes últimos tempos como derradeira fineza de seu Amor; que assim lhes franqueou todos os seus tesouros de afeto, de graça e misericórdia, de santificação e resgate que em si encerra este dulcíssimo Coração, a fim de que todos quantos quiserem tributar-lhe o amor e honra, que lhe for possível, sejam enriquecidos com profusão de tesouros, cuja fonte fecunda e inexaurível é seu divino Coração.

«Eis meu Coração, e tão elevado está de amor pelos homens, que, não podendo conter em si as chamas da caridade, urge-lhe espalhá-las por qualquer meio. Quer se lhes manifestar para cumulá-los com estes preciosos tesouros que te revelei, e que encerram graças santificantes capazes de livrá-los da perdição.»

"O Santíssimo Coração de Jesus – diz um grande servo de Deus – é a sede de todas as virtudes, a fonte das bênçãos, o retiro de todas as almas santas; este adorável Coração está sempre incendido de amor pelos homens, sempre aberto para entornar sobre eles toda a espécie de graças, sempre enternecido pelos seus males, sempre disposto a acolhê-los e a servir-lhes de asilo, de morada, de paraíso já nesta vida. Especificamente a vós, que gemeis sob o peso de cruzes, tentações e misérias, o Sagrado Coração de Jesus vos convida, instiga, espera, deseja consolar-vos, e diz: 'Vinde a mim vós todos que trabalhais e estais carregados, que eu vos confortarei'."

"É neste Coração adorável – diz o Cardeal S. Pedro Damião – que acharemos todas as armas para nossa defesa, todos os remédios para curar de nossos males, os mais poderosos socorros contra os assaltos de nossos inimigos, as mais doces consolações para alívio de nossos padecimentos, as mais puras delícias para inundar de alegria a nossa alma.

Acaso estais aflitos, inimigos vos perseguem, vos perturba a recordação das culpas, está o vosso coração agitado com temores e paixões? Ah, vinde prostrar-vos ao pé dos altares; lançai-vos nos braços de Jesus Cristo, entrai dentro de seu Coração, que é um verdadeiro asilo, o retiro das almas santas, o lugar da perfeita segurança, o tesouro do Céu.

Diz São Tomás que em seu tempo pintavam junto do Crucificado uma virgem que recebia em um cálice o sangue da Chaga do Lado, e outra que o derramava; uma trazia na cabeça uma vela coroa, a outra deixava cair a sua; uma tinha o semblante risonho e radiante de luz, a outra carregado e sombrio. A primeira representava a alma fiel, que pela meditação recebe do divino Coração de Jesus a alegria, a luz e a coroa de glória; a outra representava a alma infiel que pelo pecado perde estes três incomparáveis bens: a luz da graça, a alegria da boa consciência e a coroa da glória".

Ouvindo Santa Gertrudes, um dia, na missa, estas palavras: «Dar-te-ei e à tua posteridade estas regiões», Nosso Senhor, designando-lhe seu Coração, fez-lhe compreender de que regiões sua liberalidade sem limites com as criaturas queria falar. Penetrando a Santa este mistério de amor, exclamou: "Oh! venturosa e beatífica região, campo de delícias, tal afluência de bem-aventurança encerras, que o menos grão poderia saciar a sede de todos os escolhidos e superar quanto o humano coração pudera imaginar de amável, deleitável e suave".

Prática

Velai a fim de que tudo que se aproxima do Santíssimo Sacramento conserve-se com limpeza e decência conveniente; nos dias festivos, trabalhai com vossas mãos para ornar Seu altar.

Oração jaculatória

Ó Coração de Jesus, quanto tardei em amar-vos! Sero te amavi! (Santo Agostinho).


3 vezes: Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós. Coração Imaculado de Maria, rogai por nós.



NOTA: Sugerimos que se sejam acrescentadas orações próprias ao Sagrado Coração, antes e/ou depois da Meditação, como a Consagração e a Ladainha do Sagrado Coração, dentre outras. Neste blog temos algumas orações. Acesse a coluna lateral à sua esquerda (Devoções, novenas, orações …).




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: blog Alexandria Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário