«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

quarta-feira, 31 de outubro de 2018


REFLEXÕES A FAZER NA NOITE ANTES DA PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS (Frei Salvador do Coração de Jesus, Frade Terceiro dos Menores Capuchinhos)



Alma minha, reentra em ti mesma e considera por um instante quanto te ama o Coração de Jesus ….

Apesar de tuas repetidas recaídas … apesar de tuas infidelidades, o seu Coração não deixa num um só instante de te amar. Ainda mesmo quando te afastavas para longe dele, ainda mesmo quando tapavas os ouvidos para não ouvir a sua voz amorosa, que te repetia docemente 'Filha minha, volta arrependida ao meu Coração …', e tu ingrata não o querias ouvir … o Coração de Jesus te amava da mesma forma! … e quando, finalmente cega pelas paixões, enganada pelo falaz prazer, seduzida pelo demônio, ousando expulsar o divino amante da morada de tua alma e, com o fato se não com palavras, consentindo no pecado, tu lhe disseste: 'vai-te, importuno!' lembras-te disso? … então o Coração de Jesus deu lugar a Satanás … Mas oh! Coração de um Deus! Jesus partiu, mas não fugiu para longe, como tu o merecias que fugisse … Ele parou assentando-se à porta de tua alma, esperando com paciência que tu, impelida pelos desenganos e remorosos, o tornasses a chamar … Eis como te amou e te ama o Coração de Jesus.

Alma cristã, não será essa a história de tua vida? Diante desse excesso de amor do Coração de Jesus, não pensas em nada? Prostra-te arrependida a seus pés, repetindo ao seu Coração a palavra de São Paulo: 'Senhor, que quereis de mim, falai, Senhor, que o vosso servo vos escuta … Está já preparando meu coração, está …. Senhor, mostrai-me o que sou e fazei que me conheça a mim mesmo'.

Coração Sacratíssimo de Jesus, Vós me tendes sempre amado tanto; eu, também, da minha parte, Vos quero amar, e até já não quero amar outra coisa alguma, senão a Vós. Dai-me, pois, a graça que eu seja o que sou e que deveria ser. Coração de meu Jesus, fazei que eu veja a minha alma, que veja como ela realmente é … veja os meus pecados e os aborreça; veja as minhas fraquezas e não as desculpe. Coração de Jesus, fazei que eu veja e conheça as vossas misericórdias sempre maiores que as minhas misérias. Coração de Jesus, Vós vedes que eu agora estou resolvido firmemente a abandonar o pecado; ajudai-me, pois, com a vossa santa graça a fazer uma boa e sincera confissão, a fim de que Vos possa receber em meu pobre coração no banquete eucarístico amanhã, e isso de modo mais digno possível, para poder merecer o favor da Vossa Grande Promessa*.

(Depois de terdes examinado com cuidado a vossa consciência, recitareis o ato de contrição [abaixo transcrevemos] e vos confessareis com humildade, ouvindo com atenção os conselhos do confessor. Se não houver tempo de fazer a confissão e estas reflexões na véspera, pode fazê-las também na manhã da primeira sexta-feira.)”

ATO DE CONTRIÇÃO
(sugestão nossa)

Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: JESUS, Frei Salvador do Coração de. “A Grande Promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus”, Edições Loyola, 1987, pp. 12 a 14 (destaques do original).

___________________
*A Grande Promessa do Sagrado Coração de Jesus: “A todos os que comungarem na primeira sexta-feira, em nove meses consecutivos, eu prometo a graça da penitência final. Eles não morrerão no meu desagrado, mas receberão os santos sacramentos, e o meu coração será para eles asilo seguro naquele momento extremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário