«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

APOSTOLADO DA ORAÇÃO: A ORAÇÃO DO “OFERECIMENTO DIÁRIO”

"A primeira e principal obrigação dos associados é o oferecimento cotidiano, em que cada um oferece diariamente a Deus todas as suas orações, obras, alegrias e sofrimentos em união com Cristo e com as intenções de Seu Coração..."
(Santo Inácio de Loyola e São Luís Gonzaga adorando o Sagrado Coração)
PAI «Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.» (João 17, 20-22)1

A oração do “Oferecimento Diário” deve ser feita diariamente, e preferencialmente pela manhã, por meio dela os membros do AO-Apostolado da Oração oferecem a Deus suas orações, trabalhos, sofrimentos e alegrias, bem como pedem as bênçãos para cada momento vivenciado durante o dia.

A importância e o valor dessa oração para os membros do AO está assim expressa num antigo “Manual do Coração de Jesus” para os membros do AO2:

A primeira e principal obrigação dos associados é o oferecimento cotidiano, em que cada um oferece diariamente a Deus todas as suas orações, obras, alegrias e sofrimentos em união com Cristo e com as intenções de Seu Coração, segundo as quais Ele, como Cabeça de seu Corpo Místico, está continuadamente intercedendo e oferecendo-Se em sacrifício por nós. Em virtude de nossa união com Cristo esta oblação não só confere às nossas ações uma força impetratória e satisfatória, mas transforma a nossa vida inteira num sacrifício de louvor e de expiação.

E porque esta nossa união com Cristo nossa Cabeça supõe necessariamente uma união íntima com o Sumo Pontífice, seu Vigário na terra, o Apostolado da Oração propõe, cada mês, a todos os associados, dois motivos de orar ou intenções, uma geral e outra missionária 'que o próprio Romano Pontífice examina, aprova e abençoa com uma bênção celestial' (Cf. Epist. Pio XII «Cum proxime exeat», de 16 de junho de 1944).”

O Concílio Vaticano II também louva e recomenda a prática da oração do Oferecimento Diário3:

Todas as obras, orações e iniciativas apostólicas… o trabalho cotidiano e o descanso do corpo e da alma, se forem feitos no Espírito, e as próprias incomodidades da vida suportadas com paciência, se tornam outros tantos sacrifícios espirituais… piedosamente oferecidos ao Pai, juntamente com a oblação do corpo do Senhor, na celebração eucarística. Desta maneira os Leigos… consagram a Deus o próprio mundo” (Lumen Gentium, n. 34)

Embora seja uma oração própria dos membros do AO, não há nenhum impedimento ou vedação para que seja feita por todos os cristãos, especialmente os devotos do Coração de Jesus. Traduz uma espécie de unidade de oração e espírito entre os membros da Igreja, como é o desejo do Senhor (Jo 17, 20-22). Ademais, na postagem anterior, vimos que esse movimento começou dentro de um convento Jesuíta no ano de 1844, mas logo se espalhou por paróquias circunvizinhas, e após, pelo mundo inteiro.

É válido citar-se aqui, por mais uma vez, uma outra passagem do antigo “Manual do Coração de Jesus”4, acerca da questão da união dos cristãos na única Igreja de Cristo:

Entre os desejos que mais inflamavam o Coração de nosso Salvador durante a sua vida terrena e que, no céu, constituem sem dúvida objeto particular de sua intercessão junto ao Eterno Pai, a unidade da Igreja por Ele fundada ocupa certamente um lugar principal. Pois aquele grande desejo do Senhor «de que todos sejam uma coisa só» (Jo 17,21), não se pode realizar senão na sua mesma Igreja, a qual, assim como é, por sua natureza, santa e apostólica, assim é também una e católica.”

Atualmente existe uma rede de oração denominada “Rede Mundial de Oração do Papa”5, pela qual os membros do AO unem-se ao Sumo Pontífice, através da oração do “Oferecimento Diário”, nas intenções mensais propostas e destinadas de um modo geral a toda Igreja.


Existem duas fórmulas oficiais para esta oração. A mais usada, atualmente, consta da carta do diretor mundial do AO, Padre Peter-Hans Kolvenbach, SJ, datada de 8 de junho de 2003 e direcionada aos Secretários Nacionais do AO:

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:… (aqui se acrescenta a intenção mensal)

A tradicional é:

Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e pelo Coração Imaculado de Maria, as orações, obras e sofrimentos deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo divino Coração está de contínuo a interceder e sacrificar-se em nossos altares. Eu vo-los ofereço de modo particular pelas intenções recomendadas aos associados do Apostolado neste mês e neste dia.

Como devotos do Coração de Jesus, juntemos às nossa orações diárias de toda manhã o “Oferecimento Diário”, colocando-nos em união com toda a Igreja de Cristo.

Por Maria a Jesus!

Sou todo teu, Maria.




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.
2 cf. “Manual do Coração de Jesus para os Associados do Apostolado da Oração”, Apostolado da Oração, 31ª edição brasileira, 1965, pp. 17/18 (texto atualizado).

3 cf. “Manual do Coração de Jesus”, Edições Loyola, 92ª edição/2017, Nova Edição, Revista e Ampliada, p. 16.

4 Idem, “Manual do Coração de Jesus para os Associados … ”, p. 30 (texto atualizado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário