«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 13 de julho de 2018


SANTA MARGARIDA MARIA: O CORAÇÃO DE JESUS É UM LIVRO ABERTO A NOS ENSINAR O CAMINHO DO SEU PURO AMOR


O Coração de Jesus: "livro da vida" e escola de amor
(Foto: O Fiel Católico)

'Aprendei de mim … ponde-vos em minha escola …' (MT 11,29) Jesus nos convida a nos deixarmos instruir, a nos tornar atentos porque ele têm palavras de vida, porque sua Mensagem não vem dos homens, mas Deus, porque não é um fardo pesado, mas um apelo a amar.

Quem diz 'escola' diz também 'livros'. Margarida Maria lia a Bíblia, pelo menos o Novo Testamento. Dispunha também de autores espirituais. E Jesus lhe fornecia outro 'manual', seu próprio Coração, que é 'livro da vida'.

Fazendo minha leitura para preparar a fala depois das Vésperas, meu Bem-Amado apresentou-se diante de mim: Quero te fazer ler no livro da vida onde está contida a ciência do amor. E, descobrindo-me seu Sagrado Coração, deixou-me ler estas palavras: Meu amor reina no sofrimento, triunfa na humildade e se alegra na união. Isto se imprimiu tão forte em meu Espírito que jamais esqueci. (S. 35)

No fim de sua vida, quando a doença a tornou incapaz de fixar a atenção na leitura espiritual, Margarida Maria se voltava livremente a este 'livro' inesgotável:

O amável Coração de Jesus se abriu a mim como um grande livro, em que me fazia ler lições admiráveis de seu puro amor, o qual não se deixa vencer por minhas resistências, porque frequentemente combato com ele, mas ele permanece sempre vitorioso e eu confusa; nunca houve tão bom diretor, pois ensinando dá o meio de fazê-lo, ou melhor, ele mesmo o faz. (C. 135)

Nos primeiros anos de sua vida religiosa, Margarida Maria recebera o Coração de Jesus como um 'Mestre' em que ela encontraria repouso, abrigo e força nas fraquezas.

Meu Senhor apresentou-se a mim e me descobriu seu Coração amoroso: Eis o mestre que eu te dou, que te ensinará tudo o que deves fazer pelo meu amor. Por isso tu serás a discípula bem-amada. Experimentei grande alegria e não sabia que ação de graças dar ao meu libertador. Eu me encontro tão abandonada a este divino mestre de amor que não mais posso recorrer a outrem em minhas necessidades ou dificuldades, por maiores que sejam. (S. 27)

Mesmo se isto nos afasta da via comum, não é possível silenciar que desde sua juventude e ao longo de toda a sua vida Margarida Maria teve um só 'diretor'. E Jesus não cedia neste ponto. Não, disse ele: 'Só tens um único mestre, o Cristo'? [Mt 23,10] Antes de entrar no mosteiro, num cuidado pela renúncia de sua vontade própria para aceitar a obediência, Margarida Maria dirigi-se ao Senhor:

Dai-me alguém que me conduza até Vós.

Precisas de alguém além de mim? O que temes? Uma criança tão amada como eu te amo poderá perecer nos braços de um Pai onipotente?

O tempo passa. Jesus confia uma missão a Margarida Maria e lhe indica Pe. La Colombière para ajudá-la nessa tarefa. Mas o padre deve deixar Paray pela Inglaterra. Margarida Maria submete-se à vontade de Deus, mas propondo algumas questões. Jesus a convida para o perfeito abandono.

Quando quis refletir nisto, o Senhor respondeu-me: Como? Eu não te basto, eu que sou teu princípio e teu fim? Não importava ter de abandonar tudo, porque eu tinha a certeza de que ele me proveria todo o necessário. (Aut. 93)

Mestre único, Jesus também seria Mestre exigente. Em sua juventude, Margarida Maria se dizia inclinada ao amor do prazer e do divertimento. Mas a dolorosa figura do Salvador flagelado apresentava-se a ela para lhe dirigir estas queixas:

Tu gostarias deste prazer? E eu que nunca pude ter prazer algum e me entreguei a toda espécie de amarguras, por amor a ti e para conquistar teu coração? Mesmo assim ainda queres tirá-lo de mim! Tudo isso impressionava muito a minha alma, mas declaro sinceramente que não entendia nada disso, tanto eu tinha um espírito grosseiro e pouco espiritual, e eu não fazia nenhum bem porque ele pressionava tão fortemente que não podia resistir, e isso era para mim objeto de confusão (Aut. 21).

Certo dia Margarida Maria se queixa que o Senhor a prende na doçura de seu amor …

Ele me respondeu que cabia a mim submeter-me indiferentemente a todas as suas disposições, e não lhe dar leis, e eu te farei compreender em seguida que sou um sábio e prudente diretor, que sei conduzir as almas sem perigo, quando elas se abandonam a mim, esquecendo-se delas mesmas (Aut. 52).

Esquecimento de si, abandono, silêncio: três atitudes essenciais da vida espiritual que Jesus ensinará a Margarida Maria:

Eu me abandonei inteiramente ao Sagrado Coração de Jesus Cristo e o escolhi para meu diretor, fazendo-me ele essa caridade. Eu vos declaro que ele nada poupou; corrigindo-me, ele me impôs e me fez sofrer o castigo por minhas faltas. Ele não quer que eu pense que me fazem algum mal quando me dão sofrimento, impondo-me rigoroso silêncio sobre isso (C. 86).

'Meu amor não será ocioso em ti': tais palavras de Jesus a Margarida Maria lhe foram dirigidas por ocasião do retiro de 1678. Desde sua juventude, contemplando o Crucifixo, tivera a intuição de sua vocação particular: Jesus a queria conformar à sua vida de sofrimento.

Passava noites … a derramar lágrimas junto ao meu Crucifixo, que me fazia ver, sem que nada compreendesse, que ele queria se tornar o Senhor absoluto de meu coração e me queria em tudo conforme à sua vida sofredora. Por isso queria ser meu senhor, fazendo-se presente à minha alma para que eu agisse como ele agiu em meio a seus cruéis sofrimentos. E ele me fazia ver que tudo sofrera por meu amor (Aut. 8).
Santa Margarida Maria Alacoque

Na oração, habitualmente, Margarida Maria recomenda a disponibilidade para que o Senhor nos ensine a conformar nossa vontade à sua:

Permanecei sempre, na vossa oração e em outras situações, diante de Nosso Senhor, como discípulo diante de seu mestre que lhe quer ensinar a cumprir sua vontade, pela renúncia à sua vontade própria (Av. 43).

No final de sua vida, Margarida Maria evoca uma palavra de Jesus que ilumina o cuidado particular que ele teve em formá-la:

Eu me fiz a mim mesmo teu mestre e teu diretor para te dispor ao cumprimento deste grande projeto e para te confiar este grande tesouro que te mostro aqui a descoberto (C. 133).

Não é de admirar quando se encontra na 'pequena consagração' esta oração confiante:

Ó Coração de amor! Coloco toda a minha confiança em vós, porque tudo temo de minha fraqueza, mas tudo espero de vossas bondades (O. 25).”





 LEGENDAS DAS FONTES (citadas):

S.: Escritos compostos a pedido da madre de Saumaise;

Aut.: Autobiografia (vida escrita pela santa)

C.: Cartas

Av.: Avisos (para as noviças)

O.: Orações




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: livro “Na Escola do Coração de Jesus com Margarida Maria [itinerário espiritual]”, Pe. Gérard Dufour, Edições Loyola, São Paulo/2000, excertos do Cap. 1 - “Um Mestre Atento a Seus Discípulos”, pp. 19 a 23 - O título da postagem é nosso, assim como alguns destaques e as citações bíblicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário