«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

quarta-feira, 11 de julho de 2018


O QUE OS ANJOS TÊM A VER COM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS?


Coração de Jesus - Altar em Velburg, Bavaria, Alemanha
(Foto: Wikimedia.Commons)

Eles ajudam a entender, entre outras coisas, o verdadeiro significado da mansidão


Como cristãos, temos grandes riquezas e tesouros que às vezes não sabemos e pensamos que são algo "normal" ou "supérfluo", e ainda assim são grandes graças que Deus nos oferece para que nosso coração possa amá-lo e encontrar paz, verdade e a beleza que vem somente dele.
Entre esses tesouros, a devoção excepcional ao Sagrado Coração de Jesus. Já o Papa Pio XII, em Haurietis Aquas de 15 de Maio de 1956, disse que “este culto, considerado em sua própria essência, é um excelente ato da virtude da religião, que é um ato de submissão e consagração absoluta e incondicional pelo nosso amor do Divino Salvador, que é um sinal e símbolo da extremamente expressivo seu coração trespassado”.
Como disse São João Paulo II, o coração ardente de Jesus é a fonte da vida amorosa de santos, anjos e homens. O Divino Coração, continuou, é o espaço vital dos bem-aventurados, o lugar onde eles permanecem no amor (Jo 15, 9), tomando-lhe a alegria eterna e ilimitada (cfr. Angelus de 1989/11/12).
Uma vez que é precisamente o amor que se doa, os anjos saem deste "espaço vivo", ou, de acordo com a descrição de Jacó, eles se elevam e caem deste Sagrado Coração e vêm a nós homens para nos iluminar neste Amor Divino. Essas criaturas espirituais, portanto, nos ajudam a crescer no conhecimento desse amor que floresce do Divino Coração e permanece n'Ele.
Esta ajuda que prestam os anjos vem do fogo do amor do Coração de Jesus. Tendo como um "espaço vital" este Divino Coração, anjos contemplam o amor misericordioso da plenitude Redentor do amor para com os homens.
Os anjos veem o seu Senhor em primeiro lugar, eles contemplam o seu Coração trespassado por todos e ficam admirados ao ver o coração humano-divino do Senhor.
É deste coração manso e humilde (cf. Mt 11,29) que os anjos nos contemplam e, diante disso, permanecem admirados ao ver o coração humano do Filho de Deus e o amor extremo com que amou cada um de nós.
No entanto, os anjos entendem que este Coração de Jesus, Redentor e Senhor da Criação, é um coração manso e humilde, e por isso eles tentam assegurar que o nosso também tenha essas características.
Mansidão, disse João Paulo II, é viver em Deus. “Isto não é covardia, mas de autêntico valor espiritual de quem se põe em frente ao mundo hostil, não com raiva, não com violência, mas com bondade e bondade; vencer o mal com o bem, buscando o que une e não o que divide, o positivo e não o negativo 'então possuir terras' e construir nela a 'civilização do amor'”(cfr. Homilia 2/2/1985).
Coração de Jesus adorado por anjos e pelos santos
Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga
Os anjos nos trazem a este amor, para viver com Ele, dentro dele, e para testemunhar este amor através de um amor sem egoísmo, sem orgulho ou desejo de vingança, mas um amor puro e benevolente. Um amor capaz de ter compaixão e ser misericordioso com os irmãos.
Os santos anjos contemplam este Amor Divino, eles o adoram e ficam maravilhados com este grande mistério, mas vão além: contemplam-nos dentro deste Amor Divino e nos ajudam a lembrar o amor com o qual cada um de nós foi comprado.
Tudo isso para nos certificarmos de que temos um coração como o de Jesus: manso e humilde.





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: Aleteia Itália – artigo do Padre Antonio María Cárdenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário