«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

domingo, 1 de julho de 2018


O MÊS DE JUNHO ACABOU, MAS É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO QUE SE INSTALE O “REINADO DO AMOR” DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Postal "Lembrança da Consagração Nacional ao Sagrado Coração de Jesus", ocorrida em
24 de Julho de 1955 
(Foto extraída da obra ao final citada)

É preciso que Ele reine”. “Sim, este Coração reinará.” (O Coração de Jesus a Santa Margarida Maria)


Deus Nosso Senhor e Criador é o Ser dos seres, o Senhor dos Senhores, o Rei dos reis. É o Supremo Legislador e Dominador; Rei por Essência, isto é, por se Ele quem é: necessariamente Rei, tão bom como justo, sendo Perfeição Infinita sem começo e sem fim, consequentemente. É, portanto, preciso, é absolutamente necessário que o Coração de Jesus, que é Deus Homem, ou Filho de Deus feito Homem, reine em toda parte. É mister que Ele veja a sua Realeza na Ordem Nacional, no Poder Civil, nas Famílias, nas Escolas, nas Fábricas, em toda parte. É preciso que o Coração de Jesus Cristo Rei reine em todas as Bandeiras Nacionais, e não com menos razão na nossa, Símbolo da Terra de Santa Cruz já consagrada Nacionalmente ao Seu Adorável Coração. É, certamente, desejo do Sagrado Coração ver nos Pavilhões Nacionais o Emblema do Seu Coração encimado pela Cruz entre Chamas de Caridade, circundado por uma Coroa de Espinhos e aberto por uma Chaga de Amor. E como então estaria bem na Bandeira do Brasil, em vez das palavras Ordem e Progresso, estas outras: Amor e Reparação, como que fazendo título ao Coração de Jesus, deixando cair Seu Sangue sobre o Cruzeiro do Sul. E então, poderíamos cantar com um nosso poeta e com muito mais razão e alegria!
Auriverde pendão da minha terra
Que a brisa do Brasil beija a balança,
Estandarte que à luz do sol encerra
As promessas divinas da esperança! …

Sim, é preciso que Ele reine” nos Governos, nas Nações por uma Política Divina que se contrapõe à criminosa demagogia. Todavia, pondera tu, ó alma resgatada pelo Sangue de um Deus de Justiça, mas cujo nome é Amor; medita profundamente que o maior Reinado do Divino Coração só será uma realidade, quanto mais por Amor do que pelo temor reinar Ele nas almas, nos corações. É preciso, pois, que Jesus Coração reine em todos e em cada coração, e também em ti, no teu mesmo coração e, quem sabe, mais ou menos longe ou mais perto dEle: afastado de Jesus pela frieza ou quase indiferença com que porventura O sirvas. Mais perto de Jesus quiçá pela tua sincera devoção, mas com tão poucos conhecimentos do Poder, da Misericórdia, Bondade e Riquezas insondáveis do Divino Coração, o Verbo Encarnado! Seja qual for o estado atual de tua alma, necessário é que daqui para o futuro viva, sempre mais, o Coração de Jesus em Maria no teu pobre coração. Por que duvidar? Jesus quer reinar em todas, em cada uma das criaturas de modo particular, e nas irracionais pelas conscientes e, portanto, também por ti.

Foto: Comunidade Totus Mariae 

É preciso que Ele reine!

Escuta agora com, os ouvidos da tua alma, as palavras do Sagrado Coração à Sua fiel serva Santa Margarida Maria Alacoque, confidente de suas Preciosíssimas Revelações em Paray-le-Monial: “Sim, este Coração reinará, apesar do que este espírito infernal suscita contra mim” … “Se acreditares verás o poder do meu Coração na magnificência do meu Amor”. Com certeza reinará, e toda vacilação do teu espírito, precisa ser mudada em ato de confiança, acreditando que estes desejos de Jesus, em verdade, encerram uma como que profecia, que se relaciona com as almas de boa vontade; e porque não com tua alma que medita estas páginas! Se acreditares, verás …Sim, este Coração reinará”. “É preciso que Ele reine”. Jesus, porém, é o Rei do Amor, Ele quer reinar pelo Amor de seu Amantíssimo Coração, o que não se realizará senão por uma grande, constante confiança humilde nossa, confiança humilde tua, ó alma, na Bondade e Misericórdia Divina. E, aqui, compenetra-te da verdade destas palavras de Santa Teresinha e com profundas raízes na Humildade: “É a confiança e tão somente a confiança que nos conduz ao Amor”.

E então, raciocinando, dirás: é pois a confiança e tão somente a confiança humilde que possibilita o reinado do Coração de Jesus nos corações dos homens, no meu coração, e, através deles, nos Lares, nas Sociedades Civis, nas Bandeiras Nacionais, nas Nações!

E por fim, ó alma, juntamente com as almas mais unidas ao Sagrado Coração e abrasadas de zelo por verem crescer sempre mais o Reinado Cívico Religioso do Adorável Coração, dize tu também a este mesmo Coração de Amor em Maria Santíssima: Sim, Vós reinareis em todo mundo e sempre mais no Brasil a Vós Consagrado, gravando o vosso Emblema na Bandeira nacional da Terra de Santa Cruz!

E, por último, dirás a Maria Rainha do Mundo, visando todas as Pátrias, e em particular a tua: Coloca, Maria, com teu Coração Materno Virginal o Coração de Jesus no Pavilhão Nacional!





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: livro “Meditações Sobre o Coração de Jesus”, Pe. Roberto Maria Drummond Gonçalves, Editora Ave Maria Ltda, São Paulo/1968, Primeira Meditação: Reinado do Amor, pp. 13 a 15 (destaques do original). O título da postagem é nosso e o texto foi revisto e atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário