«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 11 de maio de 2018


POR QUE “LYCEU DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”? UMA BREVE APRESENTAÇÃO



Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões … (Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, 16 de Junho de 1675

Era para ser a primeira postagem deste blog. O tema pululava no coração. A estrutura da página (do blog) já estava pronta, e o lema escolhido (“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” - Mt 11,29). Entretanto, aproximava-se a Primeira Sexta-Feira do mês de maio, o tempo era curtíssimo. As atividades e compromissos diários nos absorvendo cada vez mais, parecia que uma montanha intransponível se erguia à nossa frente para que o “novo blog” pudesse virar realidade. Aí, a nosso ver, pareceu muito mais honroso ao Sagrado Coração de Jesus, e útil para aqueles que nos seguem e nos visitam, priorizar as meditações próprias da Primeira Sexta-feira do mês e a Hora Santa da Quinta-feira que a precedia, e o mais importante, foi criado com estes objetivos: honrar e divulgar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Assim, como relatado acima, de forma brevíssima, se concretizou o novo blog “LYCEU DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”.

Criado com os objetivos mencionados anteriormente, escolheu-se, então, a palavra “Lyceu(latim: lyceum), que nos remete à Grécia Antiga, ginásio próximo de Atenas, e que também designa a antiga escola filosófica fundada por Aristóteles, no século 335 a.C.1, isto é, escola na qual o filósofo ensinava.
Interior do Santuário Sagrado Coração - São Paulo, Brasil

Na língua portuguesa, “liceu” é uma designação antiga aos estabelecimentos oficiais de ensino secundário (hoje, ensino médio)2, inclusive existe até hoje a tradicional e histórica escola paulista “Liceu do Coração de Jesus”, colégio administrado pela Rede Salesiana de Ensino, fundado em 5 de junho de 1885, ao lado do majestoso Santuário Coração de Jesus3. Sem dúvida, uma das igrejas mais bonitas dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, faz-se necessário observar que este blog não tem nenhuma vinculação com a referida instituição de ensino.

A palavra escolhida, “Lyceu”, vinha bem ao encontro dos objetivos do blog, pois, para se amar e honrar dignamente um Coração tão inflamado de amor pela humanidade, e divulgar essa devoção, é preciso conhecê-lo. Como nos ensina Santo Agostinho: "se ama aquilo que se conhece", e nada mais recomendado para tal fim que se ingressar na Escola desse Sagrado Coração, afinal, é Ele próprio – JESUS CRISTO – quem nos convida para isso: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29).

É de se lembrar, também, que no Coração de Jesus “estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência”, como se invoca em sua Ladainha.

A propósito, o então Papa João Paulo II, no Angelus de 1º de setembro de 1985, assim comentou essa invocação da Ladainha do Coração de Jesus:

Essa invocação da ladainha do Sagrado Coração, tirada da Carta aos Colossenses (2,3), faz-nos compreender a necessidade de ir ao Coração de Cristo para entrar na plenitude de Deus.


A ciência em questão não é a ciência que incha (1Cor 8,2), fundada no poder humano; é a ciência divina, mistério oculto há séculos no pensamento de Deus, criador do universo (Ef 3,9). É uma ciência nova escondida aos sábios e aos inteligentes deste mundo, mas revelada aos pequenos (Mt 11,25), ricos em humildade, simplicidade, pureza de coração.

Esta ciência e esta sabedoria consistem no conhecimento do Deus invisível, que convida os homens a participar de sua natureza divina e os admite à comunhão com ele.

Sabemos essas coisas porque Deus se dignou revelá-las a nós por seu Filho, sabedoria de Deus (1Cor 1,24).

Foi nele e por ele que foram criadas todas as coisas no céu e na terra (Cl 1,16). A sabedoria de Cristo é mais elevada que a de Salomão (Lc 11,31). Suas riquezas são insondáveis (Ef 3,8). Seu amor ultrapassa todo conhecimento. Mas pela fé temos o poder de compreender, com todos os santos, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse amor (Ef 3,18).

Ao conhecer Jesus, conhecemos também a Deus. Quem me vê vê o Pai (Jo 14,9). Por ele, o amor de Deus foi derramado em nossos corações (Rm 5,5).

A ciência humana é como água de nossas fontes. Quem dela bebe ainda terá sede. Já a sabedoria e a ciência de Jesus abrem os olhos do espírito, tocam o coração na profundeza do ser e conduzem o homem para o amor transcendente. Libertam das trevas do erro, das manchas do pecado, do perigo da morte e levam à plenitude da comunhão dos bens divinos, que superam a compreensão do espírito humano (Dei Verbum).

Pela sabedoria e ciência de Jesus, estamos enraizados e fundados na caridade (Ef 3,17). Assim se forma o homem novo, interior, que põe a Deus no centro de sua vida e a si mesmo ao serviço dos irmãos.

Esse foi o grau de perfeição que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, atingiu. Ela é o exemplo único de criatura nova, enriquecida com a plenitude da graça e pronta para cumprir a vontade de Deus: 'Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra'. Nós a invocamos como 'Trono da sabedoria'.”4

Escolhemos como imagem para o painel ou cabeçalho do blog o grandioso mosaico da abside da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, de Montmartre (Paris, França), na qual há mais de 125 anos se faz a Adoração Eucarística ininterrupta.
Mosaico da abside da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, de Montmartre
O mosaico, além de grandioso e belo, é verdadeira expressão do amor, devoção e gratidão ao Coração de Jesus. Representa o Sagrado Coração de Jesus glorificado pela Igreja e pela França, e nos apresenta Cristo em Majestade, tendo em sua base uma divisa escrita em latim: Christo ejusque Sacratissimo Cordi Gallia poenitens et devota (A Cristo e a seu Sacratíssimo Coração, a França penitente e devotada)5.
Cristo Redentor, morro do Corcovado, RJ-Brasil
(Foto: wikipedia)

O “Cristo em Majestade” nos lembra muito o “Cristo Redentor” no alto do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar6, abençoando a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil inteiro.

No plano de fundo, a representação de uma das aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque (século XVII), e nas colunas laterais, há orações, (algumas) jaculatórias e pensamentos de alguns santos muito devotos do Sacratíssimo Coração, além do “Detém-te” do Sagrado Coração de Jesus, que se leva sobre o peito, em volta do pescoço ou preso à roupa. Devoção aprovada pelo Papa Pio IX e ressaltada pelo Papa Pio XII, em sua encíclica “Haurietis Aquas”, de 15 de maio de 1956.

Portanto, caríssimos(as) irmão(ãs) em Cristo, era essa a apresentação que desejávamos fazer deste novo blog. Sejam todos bem-vindos e o Coração de Jesus a todos abençoe, guarde e guie sempre.


Agora, parafraseando São João, o Batista, importa que Ele cresça e eu desapareça (Jo 3,30).

Grato pela atenção.

Por Maria a Jesus!

Sou todo teu, Maria.




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.


______________________
4 DUFOUR, Pe. Gérard. “Na Escola do Coração de Jesus com João Paulo II [Itinerário espiritual]”, Edições Loyola, 1990, Angelus do Papa João Paulo II sobre a Ladainha do Sagrado Coração, 2 de junho de 1985-12 de novembro de 1989, pp. 90/91 (destaques do original).


Nenhum comentário:

Postar um comentário