«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Lyceu do Sagrado Coração de Jesus


HORA SANTA DO MÊS DE MAIO


CORAÇÃO AFLIGIDO DE JESUS, ABISMO INSONDÁVEL DE DOR

Alma fiel, eis aqui a Hora Santa! ... Voltemos a Getsêmani, e procuremos sondar o abismo de dores em que se afunda neste momento o Coração de Jesus. Mas que digo? Quem poderá jamais exprimir ou somente conceber a extensão das angústias que Jesus padece, mil vezes mais cruciantes que todos os suplícios que o esperam em Jerusalém e sobre o Gólgota, tão violentas, numa palavra, que bastariam para lhe tirar a vida? Minha alma, diz Ele, está triste até a morte (Mt 26:38). Mas porquê não morre? Ah! é que Ele prolonga sua vida para sacrificá-la na cruz.

É verdade que um anjo veio do céu para fortalecê-lo (Lc 22:43), mas este socorro, longe de aliviar sua pena, não faz senão aumentá-la; o anjo reanima suas forças, para o ajudar a padecer mais tempo pela salvação dos homens: ele o alenta representando-lhe a grandeza dos frutos de sua Paixão, mas sem diminuir a dor dela. Também logo depois da aparição do celeste espírito, Jesus cai em agonia e seu sangue corre em tal abundância, que a terra fica banhada.

Eis aqui então, ó alma fiel, eis aqui a mais cruel de todas as horas que o Coração de Jesus passou na terra; eis aqui sua dor chegada ao extremo grau. À vista dos tormentos que vão terminar sua vida, Ele fica tão espantado, que suplica a seu Pai o livre deles: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice! (Mt 26:39). Entretanto, Jesus não faz esta oração precisamente para escapar ao suplício que o espera, pois a Ele voluntariamente se submeteu; mas quer nos fazer entender as agonias que o torturam ao pensar em morte tão amarga quanto aos sentidos; mas falando logo segundo o espírito, tanto para se conformar à vontade de seu Pai, como para nos obter a salvação, objeto dos mais ardentes desejos do seu Coração, ajunta: Todavia, seja feita vossa vontade, não a minha!, e continua a orar e resignar-se desta maneira durante três horas: Ele se pôs pela terceira vez em oração, repetindo sempre as mesmas palavras (Mt 26:44).

Que abismo de aflições deve ser o inferno, pois Deus quis ser submergido em tão insondável oceano de amarguras para nos preservar dele! Desgraçados daqueles que forem separados para sempre d'Aquele que tanto padeceu para lhes obter a salvação! Ah! não serão tanto as trevas, a infecção, os gritos, o fogo, que constituirão seu inferno; será antes a dor de ter perdido a Deus. Todos os tormentos juntos, diz S. Bruno, não podem igualar esta pena. S. João Crisóstomo afirma que mil infernos nada são sem comparação a este tormento. Para nos dar alguma ideia dele, considerai que, se alguém perde, por exemplo, uma pedra preciosa do valor de cem escudos, experimenta grande pena; mas se ela vale duzentos, a pena será dobrada; se quatrocentos, o pesar crescerá em proporção; assim a pena que sentimos com a perda de um objeto, cresce na razão do seu valor. Ora que bem o condenado perdeu? Um bem infinito, que é Deus; o pesar que esta perda lhe causa, é então de algum modo infinito, diz S. Tomás.

Sobre a terra só os servos de Deus é que avaliam esta desgraça; os pecadores nem sequer se dão conta; vivem meses e anos longe de Deus, e com isto não se inquietam. Por quê? Porque vivem nas trevas. Contudo à hora da morte, reconhecerão a grandeza do bem que por culpa sua perderam. Aí! Aí! será então muito tarde, muito tarde para sempre!...

PRÁTICA

Quão própria é esta consideração para me fazer estimar a Hora Santa, eis que por este pio e salutar exercício poderei arrancar muitas almas ao inferno! Sim e custa fazê-la, a mim mesmo direi que é uma hora de agonia muito branda comparada com a agonia de Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras; e com a agonia eterna dos réprobos no inferno.

AFETOS E SÚPLICAS

Ó terno, ó amável, ó amante Coração de Jesus, vós fostes saciado de amargura e agonizastes no Jardim das Oliveiras sem alívio algum, e sem que ninguém visse vosso penar, ou ao menos vos consolasse compadecendo-se de vós. Tudo isto padecestes, ó meu Jesus, a fim de satisfazerdes, pela agonia eterna, que eu devia padecer no inferno por causa dos meus pecados.

Fostes duramente abandonado e privado de todo socorro, a fim de me salvar, a mim que tive a audácia de abandonar a Deus e lhe voltar as costas, para contentar minhas más inclinações. Eu vos agradeço, ó Coração amorosíssimo do meu Senhor, eu vos agradeço e me compadeço de vossas dores, principalmente vendo que padeceis tanto por amor dos homens, e que eles ficam insensíveis. Ó amor de Jesus!... Ó ingratidão humana! … Ó homens, olhai então este inocente Cordeiro, agonizando por vós, a fim de satisfazer a justiça de Deus pelas injúrias que lhe haveis feito; vede-o orando e intercedendo por vós junto de seu eterno Pai; vede-o e amai-o… Ah! Meu terno Redentor quão poucos são os que pensam em vossas dores e no vosso amor! Quão poucos os que vos amam! Ah! Eu mesmo tive a desgraça de viver muito tempo sem pensar em vós! Vós tanto padecestes para conquistar meu amor, e eu não vos tenho amado! Meu Jesus, perdoai-me; quero corrigir-me, quero amar-vos doravante em diante.

Quão desgraçado seria eu, se resistisse ainda à vossa graça, e por esta razão me condenasse! Todas as misericórdias que me tendes feito, e particularmente este doce convite, pelo qual estais comigo para que vos ame! Seria meu mais cruel suplício no inferno. Amadíssimo Jesus meu, tende compaixão de mim, não permitais que eu ainda responda ao vosso amor com ingratidão; esclarecei-me, e dai-me a força de vencer tudo para cumprir vossa santa vontade. Atendei-me, eu vos suplico, pelos merecimentos de vossa Paixão.

Ó minha cara Mãe Maria, socorrei-me: vós já me tendes alcançado tantas graças do Coração de Jesus! Eu vô-las agradeço, mas, se não continuais a proteger-me, serei sempre infiel como no passado.

ORAÇÃO JACULATÓRIA

Ó Coração infinitamente misericordioso de Jesus, não permitais que eu seja tratado como por meus pecados mereço.

EXEMPLO

Um menino de oito a nove anos, apascentando suas cabras numa colina de Saint-Loup, na diocese de Poitiers, divertia-se em percorrer os Anais da Propagação da Fé. Um dia em que ele lia a narração dos padecimentos e da morte do venerável Carlos Cornay, exclamou: Eu também quero ir ao Tong-King, e ser mártir! Algum tempo depois, conversando com seu pai, fez de repente esta reflexão: «Meu pai, quanto pode valer este prado? - Não sei ao justo, diz o pai; mas por quê? - Ah! se pudésseis me dar, eu o venderia para gastar o valor com meus estudos.» O menino que falava assim, é um ilustre mártir de Tong-King, onde foi decapitado em 1861. Seu nome é Theophanes Vénard. Lendo-se sua correspondência, é impossível não ver no piedoso missionário a devoção mais terna para com os Corações de Jesus e Maria. Ele escrevia do Seminário das missões estrangeiras a seus pais: «Que importa a distância que nos separa, uma vez que somos reunidos nos Corações de Jesus e Maria? No céu nos encontraremos! Lá não falte ninguém! Deus nos deu um mesmo coração, dizia ele à sua irmã. Nós nascemos para sermos unidos, para sermos uma só alma, no céu, nos Corações de Jesus e Maria. Não vês que se a Providencia nos separa, é porque quer nos reunir?» A seu irmão Eusébio dizia: «Depõe muitas vezes o pensamento do teu futuro no Coração de Jesus, Deus feito Homem, e por algum tempo moço: porque Jesus Cristo é o Deus Menino, o Deus Jovem, o Deus Homem, o Deus de todas as idades; no Coração de Jesus, digo, e no Coração de Maria.» Tendo sua irmã lhe comunicado que desejava alistar-se no serviço de Nosso Senhor sob a flâmula da virgindade, contudo, morando no mundo, ele regozijou-se com esta notícia: «Oxalá sejam cumpridos teus desejos, escrevia-lhe; celebra tuas núpcias, dá-lhe teu coração e tua vida, toma o vestido nupcial, põe um anel em teu dedo, troca teu nome por outro. Eu te saúdo, esposa virgem de Cristo Jesus! Oxalá chegue o dia de eu saber que minha amada irmã faz parte do coro das virgens, do qual Maria Imaculada é Rainha!».

Tendo sua irmã se consagrado ao Senhor, o missionário lhe fez chegar este bilhete: «Eu te felicito, mas lembra-te de que teu primeiro dever é na família, para a família. Doçura e humildade nos Sagrados Corações de Jesus e Maria.» Como são ternas as palavras que escrevia de Hong-Kong a seu irmão: «Meu caro irmão, põe meu coração no teu, põe o teu no meu, metamos ambos nos Corações de Jesus e Maria, e assim seremos irmãos inseparáveis na vida e na morte, na terra e na eternidade.» Vénard foi atacado na China por uma gravíssima enfermidade dos pulmões, não produzindo efeito os remédios, ele fez uma novena ao Coração de Jesus e conseguiu a cura.

Vénard não cessava de repetir a pequena oração: Jesus, manso e humilde de Coração, compadecei-vos de nós. Nele, isto era hábito. Também quanta doçura mostrou nos ferros! «Eu beijo, dizia ele, esta bela cadeia de ferro, verdadeiro laço da escravidão de Jesus e Maria, que eu não trocaria por seu peso de ouro.» Tendo-lhe o mandarim perguntado, se conservava rancor contra àquele que o prendera, respondeu: «De modo nenhum; a religião cristã nos ensina a amar aqueles que nos odeiam. - Pisai na cruz, disse-lhe o mandarim, e não sereis morto. - O quê! replicou o mártir, eu preguei a religião da cruz, e vós quereis que a abjure! Longe de mim tal apostasia! - Meu desterro vai acabar, escrevia ele a seus pais; vou chegando à minha verdadeira pátria; a terra foge, o céu se abre. Não lastimo perder a vida deste mundo, meu coração tem sede das águas da vida eterna.»


NOTA: O devoto ou devota pode – é até recomendável  acrescentar outras orações além de cânticos, intercalando-os, a fim de completar a Hora Santa. Oportunamente, postaremos algumas sugestões de orações para Hora Santa.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTES: livro “O Sagrado Coração de Jesus Segundo Santo Afonso Maria de Ligório ou Meditações Para o Mês do Sagrado Coração, a Hora Santa e a Primeira Sexta-Feira do Mês”, tradução portuguesa da 83ª edição, por D. Joaquim Silvério de Souza, Quinta Edição/1926, Ratisbona Typographia de Frederico Pustet, Impressor da Santa Sé, pp. 231-237 – Texto revisto, atualizado e adaptado para o português do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário