«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

quarta-feira, 26 de setembro de 2018


SANTA MARGARIDA MARIA: HUMILDADE, CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA ENTRAR E SE CONSERVAR NO CORAÇÃO DE JESUS



«Aprendei de mim, que sou doce e humilde de coração.» […] A humildade é a atitude da criatura em relação a seu Criador; do discípulo diante de seu mestre. Opõe-se à autossuficiência e torna o coração disponível para Deus. Falando da pobreza interior diante da doença, Margarida Maria declara:

'Onde existe menos de nós mesmos, aí há mais de Deus' (C. 12)

Reconhecer e amar a sua pequenez: na linguagem de seu tempo, Margarida Maria fala de 'amor à sua abjeção' ou de 'aniquilamento', o que deve ser entendido como humildade.

Não existe meio mais seguro para entrar e conservar-se na amizade do Sagrado Coração … É a virtude do Coração de Jesus, que só abaixa até nós sua grandeza enquanto nos encontra aniquilados no amor à nossa pequenez. Ele cuidará de vos elevar à união com ele na medida em que esta santa virtude vos desapegará da afeição a tudo o que há de brilho diante da criatura e de vós (C. 77).

Deus não resiste à humildade. Durante as Matinas da Visitação, Margarida Maria, que sofria de uma afonia, recebe o menino Jesus em seus braços. Instaura-se um diálogo:

Meu Senhor e meu Deus, em virtude de que excesso de amor abaixai-vos assim vossa grandeza infinita?

Eu venho, minha filha, perguntar-te por que tu me dizes tantas vezes que não me aproximes de ti.

Senhor, vós o sabeis, não sou digna nem de me aproximar de vós, nem de vos tocar!

Aprenda que, quanto mais tu te retiras no teu nada, mais minha grandeza se abaixa para te encontrar (S. 19).

A humildade se traduz por palavras, como mostra esta resolução de retiro, que é em si mesma um programa de vida perfeita:
Santa Margarida Maria recebe o menino Jesus das
mãos de Nossa Senhora

Eu falarei sempre de Deus com respeito e humildade, e de tudo o que se relaciona a meu próximo com estima e caridade. De mim mesma, nunca (Aut. - Ret.).

O silêncio sobre si mesmo é renúncia a procurar aplauso das pessoas. Margarida Maria aconselhava a suas noviças:

Guardai o silêncio nas acusações e em tudo o que poderia atrair para vós a vã estima e a aprovação das criaturas. Porque o Senhor rejeita o que elas mais estimam, e seu espírito só repousa num coração humilde (Av. 46).

Para encorajar a prática da humildade, nada melhor que imagens. A árvore plantada à margem da água não é somente sinal de fecundidade.

Considerai-vos como árvore plantada ao longo das águas, que dá seu fruto na estação. Quanto mais batida pelos ventos, mais reforça suas raízes na terra. Assim também vós, quanto mais fordes batidas pelos ventos das tormentas, mais será preciso aprofundar vossas raízes por meio de profunda humildade no Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo (Av. 24).

Outra imagem, a de escada cujos degraus sucessivos evocam o conhecimento crescente de nossa pobreza interior, condição indispensável para o encontro com Deus:

As humilhações que vos fará encontrar no interior de vós mesmas são como escadas para vos fazer descer ao abismo de vosso nada, a fim de encontrar aí vosso prazer. Porque o Soberano de nossas almas só se satisfaz com almas aniquiladas, e para se estar toda nele é preciso nada ser em si mesmo (C. 80).

Como o coração humano poderia unir-se ao Coração de Jesus? O Senhor responde:

Abismai-vos em minha grandeza e cuidai de nunca sair daí, porque, se sairdes, não mais aí entrareis (S. 9).

É preciso abandonar-se com total confiança. Jesus disse: «Aquele que perde sua vida por causa de mim, há de salvá-la» – perder tudo para ganhar tudo!
Santa Margarida Maria Alacoque

Este Sagrado Coração é um abismo de todos os bens no qual temos de nos perder para não mais saborear as coisas da terra (C. 70).

Seria preciso retranscrever as três páginas das 'Admoestações e instruções 71' sobre os abismos do Coração de Jesus para todas as espécies de disposições. Contentemo-nos com este breve resumo feito por Margarida Maria para o Pe. Croiset:

Este divino Coração é um abismo de bem no qual os pobres devem mergulhar suas necessidades; um abismo de alegria onde é preciso mergulhar todas as nossas tristezas; um abismo de humilhação para nosso orgulho de misericórdia pelos miseráveis, e um abismo de amor onde mergulhar todas as nossas misérias (C. 132).

Em todo bem reconhecer a obra de Deus, esquecer-se de si mesmo, tal é o sentido da advertência que Jesus deu a Margarida Maria por ocasião do retiro para profissão:

Cuidai para nunca abrir os olhos para olhar fora de mim (Ret. 72).

A oração que segue é atribuída por alguns autores a Margarida Maria. Com algumas variantes encontra-se também nas obras de São Cláudio la Columbière. Pouco importa a autoria. O essencial é desejar e pedir a humildade!

Ensinai-me, meu amável Salvador, o perfeito esquecimento de mim mesmo, a única via capaz de dar acesso a vosso Coração sagrado. E já que doravante nada farei a não ser por vós, fazei que tudo o que eu fizer seja digno de vós. Ensinai-me o que devo fazer para atingir a pureza do vosso amor. Dai-me esse amor, muito ardente e muito generoso. Dai-me a profunda humildade sem a qual ninguém vos pode agradar. Realizai em mim perfeitamente todas as vossas santas vontades, no tempo e durante toda eternidade. Amém! (O. 31).



LEGENDAS DAS FONTES (citadas):

S.: Escritos compostos a pedido da madre de Saumaise;

Aut.: Autobiografia (vida escrita pela santa)

C.: Cartas

Av.: Avisos (para as noviças)

O.: Orações

Ret.: Sentimentos de seus retiros





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: livro “Na Escola do Coração de Jesus com Margarida Maria [itinerário espiritual]”, Pe. Gérard Dufour, Editora Loyola, São Paulo/2000, excertos do Cap. 2 - “Um Doce Mestre que Ensina a Humildade”, pp. 25 a 29 - O título da postagem é nosso, assim como alguns destaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário