«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 21 de setembro de 2018


CATECISMO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Afresco da Capela da Visitação em Paray-le-Monial

O QUE É O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS?
PARTE I - 2 (Continuação)



17) Como o Sagrado Coração é o verdadeiro livro da vida?

«Um dia, diz a Santa1, fazendo a minha leitura depois de vésperas, apresentou-se diante de mim o meu amável Salvador, dizendo-me:

'Eu te farei ler o livro da vida, em que contém a ciência do amor'. Descobriu-me então o seu Coração, onde me fez ler a ciência do amor. Se estivermos num abismo de ignorância, vamos ao amável Coração de Jesus, onde aprenderemos a amá-lo e a fazer a sua vontade».

Para compreendermos bem este livro divino, renunciemos a todas as leituras perigosas, e até a todas as leituras frívolas e inúteis. Santa Margarida Maria fez mais ainda, pois renunciou a toda a leitura que lhe não falasse do Coração de Jesus, e da sua cruz.

«Depois da visão, em que acabo de falar, diz ela, por maior violência que me faça, não posso, as mais das vezes, ler no livro que tiver na mão. Em vez deste, o Coração de Jesus, que não se cansa das minhas resistências, está aberto diante de mim, corpo um grande livro».
Jesus "caminho, verdade e vida" (Jo 14, 6)
Foto: OFS México

18) Como o Sagrado Coração é a escola do divino amor?

«Entrareis no Sagrado Coração, diz a Bem-aventurada2, como um discípulo na escola do puro amor, pondo de parte, e esquecendo todas as ciências mundanas, o amor próprio, e a vaidade para adquirir somente a ciência do amor. Ide, com generosidade atrás da sua voz, que diz: Vinde a mim, vós que desejais amar-me, e eu vos farei habitar na escola do puro amor, onde aprendereis a ser mansos e humildes de coração, e assim achareis a paz e o repouso neste mesmo amor, que vos fará praticar todas as ações com um verdadeiro espírito de submissão.»

19) Como o Sagrado Coração é o sol das almas?

«Uma vez, estando exposto o SS. Sacramento, conta a Santa3, apresentou-se a mim resplandecente de glória, com as suas cinco chagas brilhando como cinco sóis. Noutra ocasião o meu amantíssimo Jesus me fez penetrar no íntimo do seu Coração, e a gozar ali o que me é impossível exprimir. Vi um trono de fogo, em cima do qual estava este amável Coração, brilhando por todos os lados, com um brilho maior que o do sol; estava no meio das chamas do seu amor, e da sua chaga despendia raios ardentes e luminosos.

«Nas primeiras sextas-feiras de cada mês, acrescenta ela, este Coração Sagrado, representava-se a mim como um sol resplandecendo com uma luz vivíssima, cujos raios ardentíssimos caiam a prumo sobre o meu coração. Lançava estes raios para todos os lados, e sobre todos os corações, mas de um modo diferente, segundo as disposições de cada um, porque as almas dos condenados mais se endureciam, semelhantes à lama endurecida pelos raios do sol; pelo contrario, os corações dos justos tornavam-se mais puros e brandos como a cera.»

20) Como o Sagrado Coração é a fonte luminosa das graças divinas?

«Representai-vos este Coração adorável, no meio do vosso coração, diz a Santa4, como o manancial das águas vivas, que deve regar o canteiro da vossa alma, onde as flores das virtudes, estão de todo murchas. Ele lhes restituirá a natural beleza para que a vossa alma se transforme em um jardim de delicias.

«O meu divino coração, disse-me o meu Salvador, tornar-se-á uma fonte abundante de misericórdia, de graças, de amor, e de toda a especie de bens».

«Pedi ao Sagrado Coração de Jesus que depois de ter feito crescer as vossas virtudes, com o seu brilho e calor, e dissipado as trevas e as dúvidas das vossas almas, seja também um manancial de água viva, que se deleita em correr com afluência em favor dos seus amigos, e não procura senão comunicar-se às almas fiéis.

«Sejamos, pois, fieis ao Sagrado Coração, que será para nós a origem de todos os bens, enquanto lhe guardarmos fidelidade. Mas, se, pelo contrário, lhe formos ingratos, então, abandonar-nos-á, ou tornar-se-á insensível às nossas necessidades.

«O Redentor do mundo, que tinha resolvido atrair tudo a si, quando estivesse levantado sobre a cruz, atraiu maravilhosamente, (lemos no decreto da Beatificação) a sua venerável serva, Margarida Maria. Levantou-a à altura do 'seu coração altíssimo – Cor altum – para que sentisse na sua própria origem a doçura da caridade infinita, e a pregasse entre os homens. Por isso, as águas de suavidade que bebeu no lado aberto de Jesus Cristo derramou-as qual rio suavíssimo sobre toda a terra. O seu único e ardente desejo era purificar os corações de todas as criaturas, neste oceano de águas vivas para que neles brotasse uma fonte que jorrasse até a vida eterna.
Foto: blog Almas Devotas

«Este divino Coração é, com efeito, continua a serva de Deus, uma fonte inesgotável de onde partem três canais, que fluem continuamente: o primeiro, é um canal de misericórdia para os pecadores, sobre os quais corre o espírito da contrição e da penitencia; o segundo, é de caridade, e por ele recebem socorros todos os miseráveis, quaisquer que sejam as suas necessidades, especialmente aqueles que aspiram a perfeição e assim poderão vencer todos os obstáculos; do terceiro, correm o amor e a luz para os verdadeiros amigos, que ele quer unir a si para lhes comunicar a sua ciência e as suas máximas, e para que eles se consagrem, na medida das suas forças, a promover a sua gloria».

Corramos, pois, a esta fonte divina; se está aberta às almas fieis, é certo também que os pobres pecadores não foram excluídos dela: «Não digam eles, como a samaritana: 'Puteus altus est!'5, esta fonte é tão profunda que não lhe podemos alcançar; porque, se o Coração de Jesus é a fonte das águas vivas, ele se encarregará de as levar até nós.

21) Como o Sagrado Coração é o canal das graças divinas?

Dizia Nosso Senhor à Samaritana6: «Se conhecesses o dom de Deus, e quem é aquele que vos fala, pedir-lhes-ia de beber, e ele vos daria água viva. Todo o que beber da água que eu lhe der, não terá jamais sede; ela lhe será uma fonte que brotará para a vida eterna». Esta água santa, de que se trata, é a graça, especialmente a graça do amor divino, que será para a alma, sobre a qual cair, a fonte da vida eterna e a luz da glória. Mas, qual é o canal pelo qual virá até nós a água desta fonte?

«Podeis também considerar o Sagrado Coração de Jesus, diz a Santa, como um canal divino, pelo qual o Eterno Padre faz correr continuamente a sua misericórdia sobre os nossos corações e sobre os corações endurecidos dos pecadores, para nos atrair ao seu amor e ao seu conhecimento.»

22) Como o Sagrado Coração é a fornalha da caridade?

«Um dia em que estava exposto o SS. Sacramento, conta a Santa7, apresentou-se a mim Nosso Senhor Jesus Cristo, meu divino Mestre, resplandecente de gloria, com as suas cinco chagas brilhando como cinco sois. Desta humanidade sacrossanta saiam chamas de toda a parte, especialmente do seu adorável peito, que parecia uma fornalha.

Abrindo-o, mostrou-me o seu Coração, que era a ppria origem destas chamas. Ao mesmo tempo saiu deste divino Coração uma chama tão ardente, que julguei ia ficar consumida. Sentia-me no meio da fornalha de amor, e penetraram-me tão vivas chamas, que mal as podia suportar; o meu coração sentiu-se de tal forma abrasado neste fogo, que parecia ia ficar reduzido a cinzas».

23) Como o Sagrado Coração é a morada da paz e da confiança?

«Um dia o meu divino Salvador, diz a Bem-aventurada, abrindo-me de novo o seu Coração e me fazendo entrar nele, disse-me: 'Eis a tua morada atual, perpétua e eterna, onde poderás conservar sem mancha o vestido de inocência com que revesti a tua alma'».

Noutra ocasião em que a serva de Deus estava atormentada por dúvidas cruéis, Nosso Senhor disse-lhe: «Que podes temer nos braços de um Pai tão poderoso? Acaso pode ele deixar-te perecer? Desde a tua infância sou teu pai, teu mestre, teu diretor, dando-te continuas provas do amor e da ternura do meu Coração, no qual fixei a tua morada atual e perpétua. Para maior certeza, dize-me que outra prova queres do meu amor, e eu dar-te-ei.»

«Meu Deus, exclama a Santa, que felicidade pertencer inteiramente ao Sagrado Coração de Jesus, habitar nele para sempre e nele assentar a base da perfeição! Isto basta. É ali que a alma goza um reino de paz inalterável, olhando para todas as vicissitudes e inquietações da vida sem se alterar, nem se perturbar com estas coisas que passam como um sonho. Estabeleçamos a nossa morada atual e continua no amável Coração de Jesus; então não acharemos somente uma paz inalterável, mas também a força precisa para pôr em prática os bons desejos que excitar em nós, e para não cometermos faltas voluntárias.

24) Como o Sagrado Coração é a doce solidão das almas?

Uma vez, diz Santa Margarida Maria8, o meu Salvador fez-me compreender que desejava me retirasse para a solidão; não para a solidão do deserto, mas para a do seu Sagrado Coração, onde queria honrar-me, falando-me familiarmente, como um amigo é com o seu amigo; e que ali me daria novos ensinamentos da sua vontade, e também mais forças para a cumprir.»

«Desde então, acrescenta ela, o Coração de Jesus tem sido o meu repouso, a minha solidão, a minha força em todas as fraquezas que sentia quando me via esmagada pelo peso da dor e da aflição, causada pela santidade da sua justiça, o que me punha sempre às portas da morte. Mas Ele, vendo-me neste estado, dizia. 'Vem, descansar para sofreres com mais ânimo'. Sentia-me logo abismada neste coração, não pensando senão em amar.

Procuremos nós também a solidão no Coração de Jesus; soframos nele as nossas dores, as nossas amarguras, os nossos pesares: tudo ali se purificará e nele acharemos remédio para os nossos males, força para as nossas fraquezas, refúgio em todas as necessidades, porque tudo o que vem do Sagrado Coração é agradável, e ele transforma tudo em amor».

25) Como o Sagrado Coração é o nicho espiritual das almas?

A Bem-aventurada Margarida Maria faz uma comparação, que, na sua ingenua simplicidade, dá-nos preciosos ensinamentos, que nos ajudarão a progredir na vida de união com o Sagrado Coração de Jesus.

Ela compara o Sagrado Coração a um nicho onde as almas santas devem estar imóveis, como as estátuas na atitude de adoração, de oração e de amor, indiferentes aos louvores e aos insultos, contentando-se com estar unidas a Jesus, e com habitar no seu Coração.

«É preciso, escreve ela9, que nos tornemos dignos de habitar o Sagrado Coração de Nosso Senhor, como uma estátua no seu nicho, e não sair deste Sagrado Coração, haja o que houver. Não chegaremos a isto, sem o amor da nossa própria abjeção.»

26) Como o Sagrado Coração é um jardim odorífero?

«Uma vez, escreve a Santa10, a minha alma estava numa agonia dolorosíssima, quando Nosso Senhor me disse, dignando-se aparecer-me: 'Entra, minha filha, neste agradável jardim esmaltado de tantas flores, para reanimares a tua alma desfalecida'».

«Vi então que este jardim era o seu Sagrado Coração, onde a diversidade das flores era tão agradável quanto admirável era a sua beleza. Depois de as ter examinado, sem ousar tocar-lhe, disse-me Ele: 'Colhe à tua vontade'».

«Lançando-me a seus pés, exclamei: 'Ó meu Salvador! Não quero senão a vós, sois para mim um feixe de mirra, que eu quero trazer constantemente nos braços das minhas afeições».

«Escolheste bem, replicou o divino Salvador, a mirra conserva a sua beleza e o seu aroma. O seu tempo e estação ppria é esta vida; na eternidade não se encontra, pois ali o seu nome é outro».

«Entremos, pois, no jardim divino do Sagrado Coração; mas, se quisermos ser plantas férteis e produzir frutos de santificação, devemos ser estéreis em frutos de amor próprio».

27) Como o Sagrado Coração é o verdadeiro santuário?

«Escolhei para vosso santuário o Coração de Nosso Senhor, diz a Santa11, entrai nele para fazerdes as vossas orações e meditações, que assim serão elas agradáveis a Deus. Oferecendo ali a oração de Nosso Senhor, achareis o meio de restituir a Deus o que lhe deveis».

Serenou a vingança divina!
Um asilo já tens, pecador ...
Ao Senhor, que o pecado fulmina,
Deus se imola nas azas do amor!

28) Como o Sagrado Coração é a verdadeira solidão de Sainte Baumet?

«Conta a tradição que, depois da Ascensão de Nosso Senhor, Santa Madalena, a penitente de Betânia, veio com seus irmãos, Lázaro e Marta, para a Gália, retirando-se para a solidão de Sainte Baume, situada entre Aix e Toulon, onde passou uma vida angélica. A Bem-aventurada (Margarida) Maria compara o Coração de Jesus à gruta de Sainte Baume, e convida-nos a fixar ali a nossa morada.

Para nos entretermos nesta pacifica solidão, digamos com a serva de Deus as seguintes estrofes de um cântico que ela mesma compôs12:

Ó Coração ardente,
Sem vós gozo não há:
Em vós eternamente
Minha alma habitará.
Ser-vos-ei, casto Amante,
Hóstia de amor constante.

Aqui neste sacrário
Só se vive de amor:
Se aqui há um Calvário,
Não ha melhor Tabor.
Oh! Feliz da alma pura
Que lhe provou a agrura.

Eu toda vos pertenço,
E vós, Jesus, sois meu:
O vosso amor intenso
No meu seio prendeu.
E eu brado sem descanso:
«Oh! Celestial remanso!»

29) Como o Sagrado Coração é um céu de descanso?

«No dia da festa de S. João, escreve Santa Margarida13, o meu divino Mestre fez-me a graça incompreensível de me deixar descansar sobre o seu peito, como a seu discípulo amado, e deu-me o seu Coração, a sua cruz e o seu amor: 'o seu Coração, para ser o meu asilo, o meu socorro, o meu paraíso nas tempestades deste mar agitado; e o seu amor para me purificar, consumir e transformar toda nele'».

«Fez-me experimentar tudo isto de um modo tão eficaz durante o meu retiro em 1684, que às vezes não sabia se estava no céu, se na terra: tão abismada e cheia de Deus me sentia!»

Noutra ocasião disse Nosso Senhor à sua serva, que, para ser admitido nesse Paraíso divino, é preciso fugir do pecado com o maior cuidado e fazer a diligência por viver da vida do próprio Deus.

30) Como o Sagrado Coração é a nossa herança eterna?

A Santa compara o Sagrado Coração a uma rica herança14, na qual todos devemos ter parte. «Tereis por herança, diz ela, o Sagrado Coração de Jesus, que vos dará o amor; um amor de filho para com Deus, de pai para com o próximo, e de juiz para convosco mesmo. Ouçamos Jesus que nos diz amorosamente: 'Tudo o que é meu é teu; as minhas chagas, o meu sangue, as minhas dores são tuas; o meu amor faz que os nossos bens sejam comuns. Deixa-me, pois, possuir o teu coração; eu aquecerei a tua frieza, e amar-te-ei nos teus desfalecimentos, que te fazem tão covarde no meu serviço e tão frouxa em me amar'».

31) Como o Sagrado Coração é a verdadeira árvore da vida?

«O meu divino Salvador, diz Santa Margarida Maria15, mostrou-me que a devoção ao seu divino Coração é como uma árvore sagrada, carregada de frutos salutares, que este divino Coração quer ver distribuídos com abundância a todos aqueles que os desejarem comer. Por este meio quer dar a vida a muitos, retirando-os do caminho da perdição e destruindo o império de Satanás nas almas para estabelecer o do seu amor».

32) Como o Sagrado Coração é a sala do banquete para seus amigos?

O reino dos céus é comparado na Sagrada Escritura a um banquete, ao qual Deus convida os seus amigos para lhes servir eternamente o pão da visão beatífica e o vinho do seu amor. Qual será, pois, a sala do banquete celeste, e a do festim espiritual terrestre, que é, por assim dizer, o antegozo do céu?

«Entrareis no Sagrado Coração de Jesus, diz-nos Santa Margarida16, como um amigo convidado para um banquete de amor. O vosso único e verdadeiro amigo quer vos dar um banquete e inebriar-vos com o delicioso vinho do seu amor. Só ele pode suavizar as vossas amarguras, fazendo-vos aborrecer às falsas delícias da terra e não vos deixando sentir verdadeiro prazer senão no Coração deste amigo caríssimo.»

33) Como o Sagrado Coração o seio paterno do repouso das almas santas?

Lemos no Evangelho17 que, «tendo morrido um pobre, chamado Lázaro, foi levado pelos anjos ao seio de Abraão».

Qual é o verdadeiro seio de Abraão senão o Coração de Jesus, onde os amigos privilegiados do Salvador acharão o repouso eterno, e onde podem gozar, já nesta vida, a paz do paraíso?

«Entrareis neste Sagrado Coração, como um filho do amor, escreve a Santa18, para curar as feridas que tiverdes feito à vossa alma, com as vossas desobediências, vaidades e ingratidões para com este bom Pai, que vos gerou na cruz no meio de chagas e de sangue. Nada deseja ele tanto, como fazer-vos tomar posse do seu reino, e descansar sobre o seu peito, como a um filho querido, que se entrega inteiramente aos cuidados da sua adorável Providência. Dele terá todo o cuidado, nada lhe faltará, nem o deixará perecer, porque é poderosíssimo. Entregai-vos, pois, sem reserva ao seu cuidado e ao seu amor; dai-lhe o vosso coração. É o que vos pede, para conformardes a vossa vida á sua vida crucificada».





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: livro, em formato PDF: “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque”, por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmartre, Editor Manoel Pedro dos Santos, Lisboa/1907, Preliminares – Considerações Gerais sobre a devoção ao sagrado Coração, pp. 27 a 40 – Texto revisto e atualizado, sendo alguns destaques por nós acrescentados.



_________________

1 Vida por ela própria, pág. 327 - Cartas 85, 126.

2 Escritos diversos, pág. 469.

3 Vida por ela própria, pág. 327 - Cartas 85, 126.

4 Vida por ela mesma, pág. 327 - Observ. 63.

5 S. João 4, 11.

6 S. João IV - Carta 97 da Beata Margarida Maria.

7 Vida pela mesma, pág. 327.

8 Vida pela mesma, pág. 351 - Carta 86.

9 A vis. - Cartas 73 e 1 oc.

10 Vida pelas contemp., pag. 66 - Avis. 25.

11 Carta 65. Cântico da Bem-aventurada, vol 21 pág. 519.

12 Cântico da Bem-aventurada Margarida Maria, pág. 59.

13 Carta 93. - Vida pelas contemp., pág. 59.

14 Observ. 61. - Carta 98.

15 Carta 98.

16 Escritos diversos, pág. 470.

17 S. Lucas 16, 22

18 Escritos diversos, pág. 470.

Nenhum comentário:

Postar um comentário