«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

quinta-feira, 20 de setembro de 2018


CATECISMO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Abside da Capela de São Cláudio de la Columbière
Paray-le-Monial

Poder-se-á responder com exatidão a esta pergunta: O que é o Sagrado Coração de Jesus?

Não sendo possível dar a esta pergunta uma resposta verdadeiramente satisfatória, não temos mais que exclamar com Santa Margarida Maria1:

Ó Abismo de eterna grandeza,
De virtude, e de gracas em abundância!
Ó Tesouro de infinita riqueza,
Coração do meu doce Jesus!

Que infinitas belezas, que enleio
A brilhar nesse fogo de amor!
Ó Jesus, quem contempla o teu seio,
Da Trindade contempla o fulgor!

Da ciência o tesouro insondável
Até do Pai extasia o olhar.
Deus revesse com gozo inefável
Nos encantos do Filho sem par.

No entanto, procura a virgem de Paray dar, do Sagrado Coração de Jesus, uma dupla definição: uma simbólica e outra mística.


O QUE É O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS?

PARTE I - 1


DEFINIÇÃO SIMBÓLICA DO SAGRADO CORAÇÃO


Santa Margarida Maria não podendo fazer compreender tudo o que conhece do Sagrado Coração, recorre a todas as espécies de comparações ou símbolos graciosíssimos, que aplica ao Sagrado Coração. Contam-se nada menos de trinta e três2.

1) Como o Sagrado Coração de Jesus é um tesouro?

«Uma noite, responde a Bem-aventurada3, Nosso Senhor permitiu que eu, durante duas ou três horas, tivesse a boca unida à chaga do seu Sagrado Coração; dificilmente poderia explicar o que então senti, os efeitos que esta graça produziu na minha alma e no meu coração. Nesse momento descobriu-me no seu Divino Coração tesouros de amor, de graça, de misericórdia, de santificação e de salvação.

«Deu-me a conhecer que este Coração Sagrado é, em si mesmo, um tesouro escondido, que não deseja senão ver-se espalhado e distribuído para assim enriquecer a nossa pobreza, de tal modo que formou o desígnio de manifestar este Coração aos homens, e de pôr à sua disposição todas as riquezas que ele contém, para que todos aqueles que quiserem amá-lo, e trabalhar para o fazer amar e honrar, sejam profusamente enriquecidos com as divinas riquezas, de que este Divino Coração é origem.

«Noutra ocasião, em que eu me aproximava para receber Nosso Senhor na Sagrada Comunhão, mostrou-me o seu Divino Coração como um tesouro do céu, dizendo-me que o ouro precioso deste tesouro já nos tinha sido dado de muitas formas, para pagar a nossa dívida e comprar o céu; e que desejava que eu revelasse estas riquezas e fizesse conhecer todo o seu valor e utilidade.

«Se me fosse possível mostrar em toda a sua extensão as riquezas infinitas que estão ocultas neste precioso tesouro, e com que enriquece e alegra as almas fieis; se pudéssemos compreender o valor dessas riquezas, nada pouparíamos para as obter.

«Procuremos, pois, neste divino Coração tudo aquilo de que carecemos; recorramos a Ele, em toda a parte e sempre. Sente Ele um prazer tão vivo em nos fazer bem, que os seus inesgotáveis tesouros se multiplicam, por assim dizer, para mais nos enriquecer. São tesouros eternos na sua duração, tesouros infinitos, tesouros tão grandes que nem eu posso explicar.

«Este Coração adorável é o meu único tesouro! Confesso que nada tenho a desejar neste mundo a não ser o Coração de meu Senhor Jesus Cristo. Seja esta a nossa divisa.»

2) Como o Sagrado Coração é um oceano divino, no qual as almas devem se abismar?

Nosso Senhor disse um dia a Santa Margarida Maria: «Os pecadores acharão no meu Coração o oceano infinito da misericórdia». Por vezes, acrescenta ela4, sentia-me no Coração do Nosso adorável Jesus como um pequenino peixe no meio do vasto oceano, ou então, parecia-me ser uma gota d'água no mar do Sagrado Coração!

Estava como perdida n'Ele!

3) Como o Sagrado Coração é um abismo infinito?

Ordinariamente, diz a Santa5, sentia-me naquele Coração adorável como em um abismo. Na verdade, o Sagrado Coração do meu Deus é um abismo! Abismo incompreensível! Abismo sem fim, em que nos devemos perder, para deixar de apreciar as coisas da terra. É um abismo em que se encontra toda a espécie de bens, no qual os pobres devem abismar as suas necessidades; um abismo de alegria no qual é preciso submergir as nossas tristezas; um abismo de humilhação para nosso orgulho; um abismo de misericórdia para os miseráveis, um abismo de amor no qual se deve sepultar as nossas misérias.

«Quando nos virmos num abismo de indigência, devemos abismá-Ia no Sagrado Coração de Jesus, abismo de toda a abundância e de todos os bens.

Quando nos sentirmos num mar de sofrimentos, amarguras, abismemo-nos nesse divino Coração, onde acharemos tesouros de alegria que nos farão aceitar, com submissão, tudo o que Ele quiser e permitir. Conservemo-nos naquele Coração silenciosos, sem soltar um queixume.»

4) Como o Sagrado Coração é um navio seguro para nos levar ao céu?

Entrareis neste amável Coração, diz Santa Margarida Maria6, como um viajante entra num navio seguríssimo, em que o amor, ou antes, o mesmo divino Coração é o piloto que vos guiará no mar tempestuoso deste mundo. Ele vos preservará dos perigos e das tempestades, que são as sugestões dos nossos inimigos, as nossas paixões, nosso amor próprio, a nossa vaidade e o apego que temos à nossa própria vontade e ao nosso juízo.

«Este divino Piloto livrar-nos-á de todos estes perigos, aniquilará os nossos inimigos, para nos levar serenamente, sem inquietações nem perturbações, até chegarmos felizmente ao porto de salvação.

«Se se compreendesse quanto as almas adiantam na perfeição, quando fielmente se deixam guiar por este divino Piloto na barquinha do seu Coração, cheio de amor! É necessário, pois, que nos entreguemos inteiramente ao cuidado do nosso sapientíssimo Piloto, e que façamos todas as nossas ações com espírito de completo abandono à Providência do Sagrado Coração de Jesus, dizendo muitas vezes a Nosso Senhor: salvai-me e não me deixeis perecer no abismo das minhas iniquidades».

5) Como o Sagrado Coração é nosso porto seguro na tempestade?

Diz a Bem-aventurada7: «devemos entrar na chaga do Sagrado Coração como um pobre viajante que procura um porto seguro, onde possa abrigar-se dos escolhos e tempestades do mar proceloso deste mundo em que estamos constantemente em risco de naufragar. Esperemos, porém, com paciência o momento propício, em que, ao sopro da graça, o Senhor nos dê entrada no seu Coração; Ele o fará quando for conveniente.»

6) Como o Sagrado Coração é um lugar de retiro?

«O Coração adorável de Jesus é um abrigo delicioso8, em que devemos viver livres de todas as tempestades. Um dia o meu divino Salvador, mostrando-me o seu Coração e fazendo-me entrar nele, disse-me: Eis a tua morada presente e eterna».

«Quando nos sentirmos num abismo de resistência e de oposição à vontade de Deus, devemos entrar no Sagrado Coração de Nosso Senhor, fazer morrer ali as nossas resistências, e revestirmo-nos de uma santa conformidade com a vontade Divina, em todas as suas disposições».

7) Como o Sagração Coração é o albergue espiritual das almas?

«Viva Jesus! Exclama a Santa. Eis o que o meu divino Mestre me fez compreender durante o retiro do ano de 1688: não me sentindo capaz de corresponder às suas divinas consolações, queixando-me de as receber com tanta abundância, Ele me disse que assim o fazia para me dar força para sofrer9: Bebe e come à mesa das minhas delícias; refrigera-te para que possas caminhar animosamente, pois tens que percorrer um longo e áspero caminho».

«Se nos virmos num abismo de tibieza e de incapacidade, vamos ao Sagrado Coração e Ele nos salvará. Se estivermos num abismo de pobreza espiritual, Ele nos enriquecerá, se nos acharmos num abismo de fraqueza caindo a todo o instante, vamos ao Sagrado Coração que Ele nos fortalecerá.»

8) Como o Sagrado Coração é um lugar de descanso para as almas inquietas?

«Para descansardes com segurança10, diz a Santa, entrareis no Santo dos Santos do Coração amantíssimo de Jesus, onde vos fechareis com a chave do mais completo e absoluto abandono.

Muitas vezes,disse-me Ele um dia –, precisarás tomar alento e repouso no meu Coração, por isso o terás sempre aberto, enquanto andares pelo árduo caminho das provas.

Se nos virmos num abismo de receios, entremos confiadamente no Sagrado Coração; ali o temor será vencido pelo amor. Se nos sentirmos num abismo de tédio e de mal estar, entremos no Sagrado Coração, que ele nos libertará, e só nele acharemos prazer.»

9) Como o Sagrado Coração é uma cidadela de segurança e um forte inexpugnável?

«Este divino Coração é como um forte inexpugnável aos assaltos dos inimigos, diz-nos a Santa11. É uma fortaleza e um asilo seguro, contra a cólera divina, irritada pelos pecados dos homens; o Sagrado Coração não nos abandonará; assim o espero e lhe peço de todo o meu coração. Confiemos nele e descansemos em paz. Ele quer livrar muitas almas da condenação eterna. Escondamo-nos neste divino Coração, como homens fracos num forte seguríssimo. Devemos refugiar-nos nele, sobretudo quando nos sentirmos atacados pelos inimigos que vivem dentro de nós mesmos. Hão eles de se esforçar por nos lançar na inquietação e na tristeza, à menor dificuldade que se nos apresenta, mas no Sagrado Coração acharemos a força necessária para não nos desalentarmos nem nos perturbarmos. Este procedimento constante conservará a nossa alma em paz.»

10) Como o Sagrado Coração é uma preciosa moeda?

«Um dia, diz a Santa12, vi o Sagrado Coração de Jesus com a Santíssima Virgem ao lado. Esta Rainha de bondade disse-me, mostrando-me o divino Coração:
Nossa Senhora do Sagrado Coração
Foto: Radio Cristandad

Eis aqui o divino e precioso tesouro, manifestado de um modo particular às filhas da Visitação. Elas devem enriquecer-se não somente a si mesmas com a preciosa moeda deste inesgotável tesouro, mas também, distribuí-la quanto lhes for possível, enriquecer a todos sem receio de que venha a acabar: quanto mais tirarem, mais terão que tirar. O Padre eterno fez do Sagrado Coração, uma moeda inapreciável, imprimindo-lhe o cunho da sua divindade, para que pudéssemos pagar as nossas dividas, e tratar do grande negócio da nossa eterna salvação.»



11) Como é o Sagrado Coração o verdadeiro altar do Sacrifício?

«Colocar-vos-ei sobre este Coração13 divino, semelhante a uma vítima que se apresenta ao seu sacrificador, para ser destruída e imolada sobre o altar.

As chamas divinas do amor puríssimo deste divino Coração devem consumi-la como um holocausto, para que dela nada reste, e assim possa exclamar com S. Paulo: Já não sou eu quem vive, é Jesus que vive em mim. É nele e por ele que vivo, e é o seu Sagrado Coração que vive e opera em mim, que ama por mim, e repara todas as minhas faltas».

12) Como o Sagrado Coração é o divino crisol da perfeição?

«Assim como o ouro se purifica no cadinho, assim devemos entrar nesta fornalha, para purificarmo-nos de todas as manchas e impurezas que tivermos contraído – diz a Bem-aventurada14. E depois de termos destruído o nosso coração corrompido nas chamas divinas do puro amor, tomemos nele um coração inteiramente novo.

13) Como o Sagrado Coração é uma prisão de amor?

«Habitareis no Sagrado Coração de Jesus, diz a Santa15. como um criminoso que, por meio do arrependimento e de uma sincera dor das faltas cometidas, deseja apaziguar o seu juiz irritado, encerrando-se nesta prisão de amor, e de tal modo unido e encarcerado, que não teria liberdade senão para o amar, nem luz senão a do seu amor; é este amor que o retém prisioneiro no SS. Sacramento.

Conservemo-nos nesta amorosa prisão para nos abrasarmos sem procurar refrigério.»

14) Como o Sagrado Coração é tribunal e trono da divina misericórdia?

«Quanto a entrar no Sagrado Coração de Jesus, diz Santa Margarida Maria16: que podeis temer,se é ele próprio que vos convida a entrar? Não é ele o Trono da misericórdia em que os pecadores são recebidos de um modo particular, contanto que se apresentem no abismo das suas misérias? Mas, quem fará tudo isto? O amor que achareis neste divino Coração. Quando nos sentirmos submergidos num abismo de tristeza, vamos a este Coração Sagrado, que a sua alegria dissipará as nossas tristezas e as aflições do nosso espírito. Quando nos sentirmos inquietos e perturbados, abismemo-nos na paz deste Coração adorável, paz que ninguém nos poderá roubar».

15) Como o Sagrado Coração é o purificatório do amor?

«Durante o meu retiro, do ano de 1684, – escreve a Santa, o meu Salvador, apresentou-me o seu Sagrado Coração como uma fornalha de amor; e, descobrindo-me o seu Coração adorável, disse-me estas palavras: Eis o divino purificatório do meu amor, em que te deves purificar durante esta vida purgativa; depois acharás nele uma estância de luz, e finalmente a união e a transformação. Vamos, pois, a este purgatório santificante, em que as chamas da caridade divina nos purificam e nos alcançam ao mesmo tempo uma sentença misericordiosa de perdão».

16) Como o Sagrado Coração é o túmulo espiritual do verdadeiro cristão?

«Para honrar a vida oculta de Nosso Senhor no SS. Sacramento, diz a Santa17, devemos sepultar-nos bem no fundo do Sagrado Coração de Jesus de forma que só d'Ele desejemos ser vistos. O nosso maior cuidado deve ser esconder neste Coração divino o bem que fizermos, com medo de que no-Io roubem. Procuremos viver ignorados, e se nos virmos num abismo de orgulho e vanglória aniquilemo-nos no abismo de humildade do Sagrado Coração».


Continua amanhã (sexta-feira) …





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: livro, em formato PDF: “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque”, por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmartre, Editor Manoel Pedro dos Santos, Lisboa/1907, Preliminares – Considerações Gerais sobre a devoção ao sagrado Coração, pp. 17 a 27 – Texto revisto e atualizado, sendo alguns destaques por nós acrescentados.


_________________
1 Cântico da B. Margarida M., vol. 2, pág. 518.

2 Veja-se a obra de Reinado, vol. I, pág. 74 a 124. Explicações dos diversos símbolos.

3 Vida escrita pela própria B. Margarida M., pág. 337- Cartas, 12, 85, 106.

4 Carta ao P. Croiset - Cartas 82, 85.

5 Carta ao P. Croiset - Carta 66 à Madre de Saumaise. Diversos escritos, pág. 463.

6 Escritos diversos, vol. 2, pág. 470. - Carta 89.

7 Escritos diversos, pág. 461.

8 Carta 4, madre Soudeilles.- P. Croiset, 3 Nov. 1689.

9 Vida pelas contemporâneas, p. 124. - Escritos diversos, p. 364.

10 Contemp. p. 124,-Avis, 63 - Escritos diversos, p. 463.

11 Cartas, 43, 66, 95, 100. - Avis, 36 e 51.

12 Carta 85.

13 Escritos diversos, p. 470.

14 Carta 88 e Escritos diversos.

15 Escritos diversos, p. 469.

16 Vida por ela própria, p. 327.

17 Escritos diversos, p. 466.

Nenhum comentário:

Postar um comentário