«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 9 de agosto de 2019


ESPIRITUALIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



As palavras “espiritualidade” e “coração” nos fazem mergulhar em nosso íntimo. Mergulhar no íntimo da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus significa imergir no mistério do Amor de Deus para conhecer “a altura e a profundidade, o comprimento e a largura” do amor de Jesus Cristo.

Conhecer a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus ultrapassa toda a inteligência humana. Na palavra de Santo Inácio, esse conhecimento não consiste no “muito”, mas no “saborear internamente”. Saborear internamente é degustar pelo dom da sabedoria que vem do Espírito Santo. “A contemplação do Coração de Jesus Transpassado é imprescindível a todo Cristão”, escreve o Papa Bento XVI. A oração contemplativa nos leva a conhecer os infinitos tesouros contidos em palavras, atos, gestos, formas de ser de Jesus Cristo. Os apóstolos conheceram o Coração de Jesus pela convivência com Ele, escutando e vendo como discípulos, e seguiram seu modo de viver. Maria Santíssima escutava todas essas coisas e as contemplava em seu coração.

O padre. Arrupe, SJ, por muitos anos Diretor Mundial do Apostolado da Oração, disse numa homilia, em 1979: “O Coração é como a consciência do nascer das decisões. É o EU do homem, seu interior, sua personalidade oculta...”. A espiritualidade deste Coração Sagrado se revela nas palavras de Jesus: “Eu vim para fazer a vontade do Pai”. “Eu vim para que todos tenham vida.” “Tenho compaixão de vós.” “Ai de vós...” “Deixai vir a mim os pequeninos.” “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.” “Eu também não te condeno. Vai em paz e não tornes a pecar.” “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.” Os gestos de Jesus também são reveladores de seu coração: Ele abençoou e abraçou crianças, viveu pobre e no meio dos pobres, estendeu a mão e acalmou o mar, tocou em leprosos e os curou, estendeu a mão a Pedro...

Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração.” Nesta escola de espiritualidade, podem se matricular santos e pecadores. Assim conhecemos o amor apaixonado de Deus por nós, e nos apaixonamos por Ele. “De seu Coração aberto jorrou para nós a água da vida e o sangue da Eucaristia, não para nossa tristeza, mas para alegria nossa.

A espiritualidade do Sagrado Coração consiste, pois, na revelação encarnada do AMOR de Deus na pessoa de Jesus Cristo, da qual o Coração é o símbolo.



___Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ







Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: site Mensageiro do Coração de Jesus (destaques acrescentados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário