«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

segunda-feira, 19 de agosto de 2019


19 DE AGOSTO – FESTA DE SÃO JOÃO EUDES, PRECURSOR DA DEVOÇÃO AOS SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA


SÃO JOÃO EUDES

São João Eudes foi o primeiro na história da Igreja que fez celebrar a festa do Coração de Jesus, no dia 20 de outubro de 1672. (OC 8, 311-312)

Temos três corações para adora em nosso Salvador. Eles não formam senão um só coração. O primeiro é seu coração divino que ele tem desde toda eternidade no seio adorável de seu Pai, e com ele é o princípio do Espírito Santo. Assim, quando nos fez o dom de seu coração, também nos deu o coração de seu Pai e de seu adorável Espírito Santo.

O segundo é seu coração espiritual, a parte superior de sua alma, onde o Espírito Santo vive e reina e onde encerra os tesouros de sua sabedoria divina.

O terceiro é seu coração corporal, unido hipostaticamente à pessoa do Verbo, formado do sangue virginal de sua Mãe, que na cruz foi transpassado pelo golpe da lança. Adorável Jesus, tu nos deste teu Coração, princípio e fonte de todas as graças, para que seja nosso coração. Movido por esse Coração, saíste do seio do Pai e viste à terra para cumular-nos de tuas graças. É teu Coração, humanamente divino e divinamente humano, que nos redimiu suportando dores e angústias durante tua vida terrena. Obrigado, amado Redentor. Que saibamos corresponder com amor ao teu divino amor. Amém.


ORAÇÃO AO DIVINO CORAÇÃO DE JESUS DE S. JOÃO EUDES

(OC 11, 468, itens 159, 162 e 163)


Deus Pai das misericórdias,
E fonte de todo consolo,
Que pelo imenso amor com que nos amaste
Nos deste o Coração amantíssimo
De Teu Filho unigênito
Para que fazendo com ele um só coração
Amemos-te com amor perfeito,
Concede-nos viver em intensa caridade entre nós
E em união perfeita com este divino Coração,
Para que vivendo em seu amor e sua humildade
Se realizem os justos desejos de nosso coração.
Amém.


Coração de Jesus,
O Pai das misericórdias
E Deus de todo consolo
Ao dar-me a Jesus me deu teu Coração
Para que seja meu coração:
Ama por mim tudo o que eu devo amar
E da maneira como Deus quer que eu ame.
Escuta-me, Coração, fogueira de amor.
É uma humilde folha de grama quem o pede,
Com humildade e encarecimento,
Ver-se abismada, absolvida, perdida,
Devorada e consumida em tuas sagradas chamas para sempre.


Jesus, tu me deste teu próprio Coração
Para que seja o princípio da minha vida.
Rogo-te que seja também a única fonte
De meus sentimentos e afeto,
De tudo que faz meu espírito,
De meus sentimentos interiores e exteriores.
Faz com ele seja a alma de minha alma,
O Espírito de meu espírito
O Coração de meu coração.








Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.






FONTE: opúsculo Oremos com São João Eudes, Edições Shalom, 2017, pp. 125-126 e 151 a 153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário