«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018


A GRANDE PROMESSA DO CORAÇÃO DE JESUS: “TODOS NO CÉU”


Todos no céu” – exclamava São Francisco de Assis convidando os fiéis a entrarem na igreja de Santa Maria dos Anjos, quando obteve do Sumo Pontífice a indulgência chamada da Porciúncula.

Todos no céu” – podem também exclamar alegres, e com muita razão, os devotos do Santíssimo Coração de Jesus, porque o mesmo Coração de Jesus lho prometeu.

Que alegria, que felicidade ter certeza moral da própria salvação! Que podemos desejar mais? Nada, absolutamente nada, porque este pensamento: estou salvo, enche a alma e o coração de tamanha satisfação, que não se pode desejar e nem mesmo imaginar coisa melhor.

Vamos às perguntas:

1ª PERGUNTA  Quando e a quem fez o Sagrado Coração esta Grande Promessa?

RESPOSTA – Na realidade o Sagrado Coração de Jesus fez doze consoladoras promessas a favor dos seus devotos; nós, porém, somente queremos falar na Grande Promessa, porque esta é como um resumo e coroa de todas as outras. Para manifestar o seu amor, o Coração abençoado de Jesus escolheu uma jovem, uma virgem, Margarida Maria de Alacoque, desconhecida do mundo, mas muito querida por Deus.

Esta donzela feliz contava vinte e seis anos, professando, há um ano, no mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, na França. Três vezes quis Jesus consolar a sua amada com sua presença. A primeira vez foi no dia 27 de dezembro de 1673; a segunda, na oitava de “Corpo de Deus”. Numa dessas aparições, na segunda, aparece, enquanto a jovem estava em dulcíssimo êxtase, recolhida e imóvel, com os braços cruzados no peito, com a face irradiada pela chama interior, uma luz celeste, vista somente por ela, iluminava o altar, e através das grades ela viu o Coração... Estava este coração completamente cercado de chamas e rodeado por uma coroa de espinhos, transpassado por uma profunda ferida, todo ensanguentado e encimado por uma cruz. Margarida – disse Jesus, dirigindo-se à jovem – eu te prometo na excessiva misericórdia do meu coração dar penitência final a todos os que comungarem na primeira sexta-feira em nove meses consecutivos... eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, tornando-se meu Coração refúgio para eles naqueles transes extremos.
Aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria,
Mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, França.

Se essa grande e solene promessa não tivesse saído dos próprios lábios do Homem Deus, poder-se-ia, talvez, duvidar de sua autenticidade, por ser demasiado extraordinária, por parecer impossível que com tão pouca coisa, com nove comunhões somente, o cristão possa adquirir o direito de entrar na glória do céu. Daí, mais a seguinte pergunta:

2ª PERGUNTA – Será mesmo certo que o Coração de Jesus tenha feito esta Grande Promessa?

RESPOSTA – Não há dúvida alguma, é certo que a promessa foi feita com mais 11, foi examinada pela Igreja, com a severidade com que ela costuma proceder em coisas tão delicadas e importantes. O próprio Sumo Pontífice Bento XV lembra-se textualmente na Bula da canonização de Santa Margarida, dizendo que tais foram exatamente as palavras que o bom Jesus dirigiu à sua fiel serva. Depois de a Igreja ter se pronunciado sobre este assunto, não pode haver mais dúvida alguma para o bom cristão.

3ª PERGUNTA – Que é que se deve fazer para alcançar esta graça extraordinária?

RESPOSTA – Nada mais que o que disse Jesus, isto é, aproximar-se, com as devidas disposições da Santa Mesa Eucarística, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, por nove meses consecutivos.

4ª PERGUNTA – E teremos também a certeza de receber os Sacramentos antes de morrer?

RESPOSTA – Sem dúvida, se os Sacramentos forem necessários para se conseguir a salvação. Nesse sentido é que se deve entender a promessa do Sagrado Coração de Jesus. Como, porém, podemos nos salvar sem Sacramentos, assim Jesus não quis dizer que quem tiver feito a devoção das nove sextas-feiras receberá os Sacramentos absolutamente, mas recebê-los-á se forem necessários. O certo é: o devoto do Sagrado Coração, não morrerá no desagrado de Deus.

5ª PERGUNTA – Mas se depois de ter feito as nove sextas-feiras com as devidas disposições o cristão perdesse a sua devoção, que pensar dessa pobre alma?

RESPOSTA – Deve-se pensar que o Coração de Jesus terá tido compaixão dessa pobre alma, a qual, em seus últimos momentos de vida, terá achado o seu refúgio seguro neste Coração. De fato, Jesus prometeu, sem exceção alguma, a graça da penitência final a todos os que tenham comungado na primeira sexta-feira em nove meses seguidos; daí se crer que, no excesso de misericórdia do seu Coração, terá iluminado e tocado essa alma nos seus últimos transes com a sua graça de modo a poder fazer um ato de contrição perfeita. Assim e não de outro modo é que se deve pensar, porque Jesus é fiel em suas promessas. Direi ainda mais, que se para se salvar aquela alma fosse necessário um milagre, não há dúvida alguma que Jesus o faria, faria este excesso de misericórdia com a onipotência de seu Coração.

Ademais, a experiência o tem provado que quem teve a perseverança de fazer, em honra do Sagrado Coração de Jesus, nove comunhões em nove meses consecutivos, sem nunca interrompê-las, dificilmente abandonará esta pia devoção. As mais das vezes, até sucede que estes devotos acabam por não só comungar nas primeiras sextas-feiras de cada mês como também em todas as sextas-feiras do ano, não sendo raro o caso em que acabam por comungar todos os dias. E não é de admirar, porque Jesus veio à terra para trazer o fogo do divino amor, e nada mais deseja que este fogo se acenda e arda em todos os corações.

6ª PERGUNTA – Se alguém interromper as nove sextas-feiras por motivo justo, deverá começar de novo?

RESPOSTA – Sim, porque a condição posta pelo Sagrado Coração é expressa de um modo claro e preciso; é indispensável, portanto, comungar nas nove primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos.

7ª PERGUNTAQuem fizesse as nove comunhões com a intenção de garantir o céu, pensando, entretanto, consigo mesmo, de continuar a pecar, poderia ele ter confiança nesta grande promessa do Sagrado Coração de Jesus?

RESPOSTA – Certamente que não, e até cometeria muitos sacrilégios, porque quem se aproxima dos Santos Sacramentos, deve ter firme intenção e vontade decidida de abandonar o pecado. Não é a mesma coisa ter medo de tornar a ofender a Deus por causa da nossa fraqueza e a calamidade da intenção de continuar a cometer pecados. No primeiro caso a misericórdia de Deus nos abre seus braços e nos concede o perdão; no segundo, porém, ela se irrita e fica por assim dizer impelida a castigar.

8ª PERGUNTA – Mas, se depois de ter feito bem e com as devidas disposições as nove primeiras sextas-feiras, com o andar do tempo alguém se tornasse mau e perverso, poderia esse salvar-se ainda?

RESPOSTA – A isso já foi respondido na 5ª pergunta, mas repeti-lo-emos de novo: Jesus é fiel em suas promessas, e não poderá permitir que, quem tiver feito as nove sextas-feiras, com a preparação devida, venha a perder a alma.

9ª PERGUNTA – Poderia indicar-nos quais são as devidas disposições para fazer bem as nove primeiras sextas-feiras a fim de merecer a graça da Grande Promessa?

RESPOSTA – Para merecer a graça da Grande Promessa é necessário: receber nove vezes a Santa Comunhão; na primeira sexta-feira de cada mês; e isto por nove meses consecutivos; aproximar-se da Sagrada Mesa, não só em estado de graça e sem más intenções, mas, ainda, com a intenção de honrar de modo especial o Sagrado Coração de Jesus, que pediu estas comunhões em reparação da ingratidão e de abandono de que é vítima por parte de tantas almas; renovar em cada comunhão a intenção de cumprir a devoção das nove sextas-feiras, a fim de obter o fruto da Grande Promessa, isto é, da penitência final.

A CHAVE DO CÉU


Alma cristã, queres de hoje em diante viver segura, garantindo o importante negócio da tua salvação eterna? Queres adquirir o direito à glória eterna do céu? Pois bem, tu já viste que o Sagrado Coração de Jesus, no excesso da misericórdia do seu amor, pôs em tuas mãos a chave de ouro que te abrirá as portas do céu, no último instante de tua vida. Esta chave de ouro está à tua disposição, basta que o queiras, basta que faças as nove sextas-feiras em honra do Sacratíssimo Coração de Jesus. Podia bem o bom Jesus liberalizar-se, melhor do que assim, a salvação de tua alma? Grata e reconhecida, prostra-te a seus pés, agradece-Lhe de todo o coração por ter posto a teu dispor um meio tão fácil de salvação e promete-Lhe que hás de começar já esta devoção. Feliz de ti se perseverares: o Paraíso será teu galardão porque bem o sabes, Jesus é fiel em suas promessas.



NOTA DO BLOG: Na próxima sexta-feira, dia 04, será a primeira do mês de Janeiro e a primeira do Ano Novo, é a grande oportunidade de se fazer a Consagração Reparadora ao Sagrado Coração de Jesus ou a renovação da consagração já realizada. Para auxiliar os que ainda não a fizeram, abaixo sugerimos um modelo de Ficha de Controle das Comunhões Reparadoras das Nove Primeiras Sextas-Feiras, obtida do blog Precantur (Thesaurus Precum), no seguinte endereço: http://precantur.blogspot.com/2013/07/minhas-comunhoes-reparadoras.html.


MINHAS COMUNHÕES REPARADORAS:




EU,__________________________________________________, eu fiz a Comunhão Reparadora nas primeiras sextas-feiras dos seguintes meses:


1. No mês de ____________________ de 20___

2. No mês de ____________________ de 20___

3. No mês de ____________________ de 20___

4. No mês de ____________________ de 20___

5. No mês de ____________________ de 20___

6. No mês de ____________________ de 20___

7. No mês de ____________________ de 20___

8. No mês de ____________________ de 20___

9. No mês de ____________________ de 20___


E PROMETO ao Sagrado Coração de Jesus em levar uma vida digna de católico(a) praticante e fervoroso(a).




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: livreto “A Grande Promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus”, Frei Salvador do Coração de Jesus, Edições Loyola, 88ª edição/2008, pp. 7 a 12 (Texto revisto e atualizado, assim como alguns destaques são nossos).


terça-feira, 25 de dezembro de 2018


NATAL DO SENHOR: ORAÇÃO DE SANTA TERESINHA AO MENINO JESUS



Santa Teresinha de Lisieux, a “Pequena Flor”, tinha um profundo e permanente amor pelo Menino Jesus. Muitas vezes ela se considerava um pequeno brinquedo nas mãos dele, como escreveu em sua autobiografia:

Faz algum tempo, eu havia me oferecido ao Menino Jesus para ser seu brinquedo. Disse a Ele que não me utilizasse como um daqueles brinquedos caros, que as crianças se contentam em olhar sem se atreverem a tocar neles, mas que me visse como uma bola sem valor, que pode ser jogada ao chão, ou chutada… ou, se desse vontade, ser apertada contra o coração. Em poucas palavras: eu queria divertir o Menino Jesus, agradá-lo, entregar-me aos Seus caprichos de criança”.

Este sentimento permaneceu com ela durante toda a vida. Ela, inclusive, adotou o nome de “Teresinha do Menino Jesus” quando recebeu o hábito religioso de uma freira carmelita.

Abaixo, uma breve oração que ela fez ao menino Jesus, uma prece perfeita para o Natal:

Oh, Pequeno Menino Jesus, meu único tesouro, eu me entrego a todas as suas vontades. Não busco outra alegria que não seja o seu doce sorriso. Concedei-me as graças e as virtudes da sua Santa Infância, para que, no dia do meu nascimento no Céu, os anjos e santos possam me reconhecer como Sua pequena esposa. Amém.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.






segunda-feira, 24 de dezembro de 2018


NATAL DO SENHOR: LUZ, GRAÇA E SALVAÇÃO

"Eis que a Graça de Deus, hoje nascida do ventre da Sempre Virgem, convida-nos
à conversão, convida-nos a uma séria mudança de modo de viver."

A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens! 
 
Esta palavra da segunda leitura desta Noite santíssima exprime de modo admirável o sentido da Festa de hoje.

Vinde, caríssimos, seguindo a indicação do Anjo aos pastores, aproximemo-nos do Presépio! Para nossa surpresa, encontraremos, envolto em faixas, reclinado na manjedoura, Aquele que é a Graça de Deus feita carne, feita gente, feita um de nós; a graça de Deus com rosto humano! Que Mistério tão grande e tão doce!

Andávamos perdidos, como tantos ainda hoje – cada vez mais, ainda hoje! Não tínhamos um sentido para a vida; éramos presos por nossas paixões, escravos de nossos desejos desencontrados, entregues aos nossos próprios pensamentos, que levam ao nada. Orgulhosos, seguíamos, cada um de nós, suas próprias ideias. Como os pagãos de hoje, pensávamos que éramos livres por fazermos o que queríamos, por seguir nossa tênue e obscura luz… E, no entanto, éramos escravos de nós mesmos e de um mundo cego e perverso… Não sabíamos o que fazer com a vida, com a dor, com nossos instintos e tendências, com as feridas da existência; não compreendíamos o sentido do nosso caminho, não conseguíamos vislumbrar a estrada para a verdadeira felicidade e a verdadeira paz. O homem sozinho não consegue se vencer, não consegue se superar, não consegue se libertar… Nossa vida parecia, como a dos pagãos de hoje, uma fiada de futilidades vazias de verdadeira alegria e nosso destino seria a morte, vazia e sem sentido. Ainda hoje, tantos pagãos, nossos amigos e familiares, nossos distantes e nossos próximos, vivem assim! Ainda hoje, há tantas lâmpadas na nossa cidade e tão pouca luz!
Adoração dos Anjos e Pastores

Mas, para nós, nesta Noite mil vezes abençoada, «a Graça de Deus Se manifestou»! Nós vimos a Luz, Aquela que é capaz de iluminar a nossa existência! Jesus – eis o mais doce dos nomes; eis o nome dessa Graça bendita, Graça com jeito, choro, e sorriso de recém-nascido! Vinde, vinde contemplá-Lo! Ele veio para nossa salvação! Veio para nos arrancar de nós mesmos, de nosso horizonte fechado e estreito; veio para abrir nosso pensamento, nosso sentimento, nossa vida, abri-los à dimensão do coração de Deus, fazendo-nos felizes e verdadeiramente humanos! Não seremos nós mesmos, não seremos realizados, não seremos livres, a não ser abrindo-nos para Ele! Acolhamos a Graça e vivamos uma Vida nova: Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo, com equilíbrio, justiça e piedade! Ele veio, irmãos, porque, sozinhos, não conseguimos encontrar a verdade de nossa vida… Ele é a nossa Verdade, Ele é a nossa Vida!

Caríssimos, cada vez mais o mundo cai na treva, no paganismo, na cegueira. Tocamos, mais que nunca, a descristianização, a dissolução da família, a propagação do mal, a desmoralização de toda moral, de toda dignidade, de todo valor verdadeiro, a difusão de um pensamento anticristão e contrário aos santos ensinamentos da Igreja de Cristo. Nesta Noite sacratíssima, quantos estão se embriagando, quantos adulterando, quantos, pelas emissoras de rádio e televisão, pela internet, estão se esbaldando em uma programação mundana; quantos, nesta Noite esplendorosa e doce, nem sabem que existe uma esperança, um sentido, uma mão de Deus estendida para toda a humanidade. Quantos, amados irmãos, dizendo-se ainda cristãos, vivem no pecado, aplaudem o que condenável pela santa Palavra de Deus, o que é vil aos olhos do Senhor; quantos há que se dizem cristãos e pensam e sentem e vivem como o mundo que não viu nem conheceu a Graça de Deus que hoje nos apareceu! Eis que a Graça de Deus, hoje nascida do ventre da Sempre Virgem, convida-nos à conversão, convida-nos a uma séria mudança de modo de viver. Não seremos cegos, se vivermos na Sua luz; não seremos perdidos, se seguirmos Seus passos; não viveremos na morte, se nos abrirmos para a Sua Vida!

Precisamente no solene Natal do Senhor, num de seus sermões, Santo Agostinho exclamava:
"...nasceu-nos um menino..."

Expergiscere, homo: quia pro te Deus factus est homo – Desperta, ó homem, porque por ti Deus Se fez homem!

E o santo Bispo de Hipona continuava:

Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá! Por tua causa, repito, Deus Se fez homem! Estarias morto para sempre, se Ele não tivesse nascido no tempo. Jamais te libertarias da carne do pecado, se Ele não tivesse assumido uma carne semelhante à do pecado. Estarias condenado a uma eterna miséria, se não fosse a Sua misericórdia. Não voltarias à vida, se Ele não tivesse vindo ao encontro da tua morte. Terias perecido, se Ele não te socorresse. Estarias perdido, se Ele não viesse salvar-te

Caríssimos, tomemos consciência de tão grande graça! Nesse Menino que repousa no presépio foi-nos dada a força para sair do sono miserável de uma vida medíocre e vazia, de uma existência morna e sem ela. Desperta, ó cristão, porque hoje brilhou para ti a luz! Por ti, o Filho eterno fez-Se um de ti! Até onde Deus está disposto a te mostrar o Seu amor, a tirar-te de tua vida vazia! Como exclamava a Liturgia medieval na Noite de hoje:
«Aquele que deu forma a todas as coisas recebe a forma de escravo; Aquele que era Deus é gerado na carne; eis que Ele é envolvido em panos, Aquele que era adorado no firmamento; e eis que repousa numa manjedoura Aquele que reinava no Céu»

Despertemos, caríssimos! Que nossa alegria desta Noite, que a paz que inunda o nosso coração, transborde numa vida mais comprometida com o Cristo Jesus! Que nossa existência seja realmente conforme a santidade e a liberdade Daquele que hoje nasceu da Virgem Santíssima!

«Porque nasceu para nós um Menino, foi-nos dado um Filho; Ele traz nos ombros a marca da realeza; o nome que Lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz»

A Ele a glória, pelos séculos dos séculos. Amém.

__________Dom Henrique Soares da Costa




Desejamos a todos os nossos(as) irmãos(ãs), seguidores(as), e vistantes em geral de nossos blogs e perfil G+, um SANTO E ABENÇOADO NATAL DO SENHOR, e que “… a Graça de Deus, hoje nascida do ventre da Sempre Virgem …” nos acompanhe por toda eternidade.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: “Rumo à Santidade”, artigo sob o título “Meditação para a Noite do Natal” (O título é nosso, assim como alguns destaques)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018


NOVENA IRRESISTÍVEL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

(Para se rezar com devoção, piedade e confiança, e assim alcançar as melhores graças e bênçãos celestiais)

Em uma das aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, Jesus disse: Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões...

E em outro momento de suas aparições, ele ainda completou: Meu Coração se dilatará para distribuir com abundância o seu divino amor sobre aqueles que lhe prestem culto.

Daí a importância de rezarmos com piedade e confiança esta oração, por onde o Coração de Jesus derramará sobre nós graças e bênçãos abundantes.

Apesar das ofensas, dos pecados e das ingratidões da humanidade, Jesus abre o seu Coração e mostra aos homens todo o seu amor e a sua misericórdia. Nada melhor do que recorrer ao Sagrado Coração de Jesus para pedir tudo o que necessitamos. Afinal Ele mesmo prometeu:

Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado.

As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes eternamente inscritos no meu Coração.

NOVENA

1. Ó meu Jesus, que dissestes: Em verdade vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e ser-vos-á dado! Eis que bato, procuro e peço a graça...
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!

2. Ó meu Jesus, que dissestes: Em verdade vos digo, qualquer coisa que peçais ao meu Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá! Eis que ao Vosso Pai, em Vosso nome, eu vos peço a graça...
Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!

3. Ó meu Jesus, que dissestes: Em verdade vos digo, passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão! Eis que, apoiado na infalibilidade das Vossas santas palavras, eu Vos peço a graça...
Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!

São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.
Salve Rainha.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: blog Almas Devotas – Alguns destaques são nossos.