«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE AGOSTO

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE AGOSTO, DEDICADA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O AMOR, PRINCÍPIO DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO

O princípio da devoção ao Sagrado Coração é o amor, isto é, que o Coração de Jesus quer nos dar esta devoção como o derradeiro esforço do seu amor e o dom mais perfeito que ele nos possa conceder.

É o amor que se quer dar até o extremo, até o fim dos tempos, até as extremidades da terra, até os últimos limites. do amor. É o amor que quer reaquecer o mundo, agora que a caridade tanto se arrefeceu nele: é o amor que veio trazer o fogo à terra e que quer no fim dos tempos abrasá-la toda com as suas chamas. É o amor que quer amar ainda mais do que ser amado, pois tal é a lei do amor. Quer dizer uma última vez a esses ingratos quanto os ama; quer estreitá-los ao seu Coração, recordar-lhes tudo quanto fez por eles, tentar ainda enternecê-los1, e salvá-los. Sem dúvida, ele pede que o amemos em troca, e a queixa do amor desconhecido é bem amarga; mas ao menos terá ele feito tudo quanto está em si, e, se não for amado por todos, ao menos nos terá amado a todos. Eis porque o meigo Salvador quer fazer penetrar agora em toda parte a devoção ao seu Sagrado Coração. Vemo-la já por toda parte no exterior; em toda parte encontramos as imagens do Sagrado Coração; em toda parte é ele celebrado por festas solenes, em toda parte é honrado por práticas santas; mas isto não basta; é preciso que o amor penetre no interior, que o fogo ganhe o íntimo dos nossos corações: Ignem veni mittere in terram (Lucas 12, 49); é mister que o amor de Jesus nos transforme em si mesmo como o fogo transforma o ferro na sua própria natureza, a fim de que assim ele possa oferecer em holocausto a seu Pai celeste essas almas que devem ser uma só vítima com ele. Antigamente as vítimas deviam ser consumidas pelo fogo para que se elevassem para o céu em odor de suavidade; agora também, a Igreja deve ser consumida pelo fogo do amor para que, vítima santa consumada com Jesus, possa subir ao céu no fim do seu sacrifício. Sim, o Salvador quer fazer das nossas almas outras tantas vítimas de amor consumidas com ele por essas chamas de amor que escapam do seu divino Coração; para que o amor alcance o perdão para o nosso século que já não ama, para que o amor dos nossos corações ganhe aos poucos as almas de nossos irmãos e os faça amarem conosco, para que o amor consuma o nosso sacrifício e nos torne dignos no céu desse Bem supremo que é o centro para o qual ascendem sempre necessariamente as chamas do amor.

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

(Santa Madalena Sofia Barat)

Meu Sagrado Coração de Jesus, corro e venho a Vós, porque sois o meu único refúgio, o meu único consolo, a minha única certeza, a minha única e firme esperança.

Vós sois o remédio infalível e seguro para todos os meus males, a esperança para as minhas misérias, o reparo das minhas faltas, a luz nas minhas dúvidas e agonias, o consolo do meu desamparo.

Vós preencheis as minhas lacunas e sois a certeza nos meus pedidos. Vós sois a infalível e infinita Fonte de luz e força, de benção e de paz.

Estou seguro de que nunca, nunca vos cansareis de mim, de que nunca me abandonareis, de que nunca deixareis de me amar, ajudando-me e protegendo-me sempre, porque o amor de Vosso Coração por mim é infinito e absoluto.

Tende piedade de mim, Senhor, pela vossa grande misericórdia, e fazei comigo, de mim e para mim, tudo o quanto quiserdes, mantendo-me sempre e para sempre dentro de Vosso Coração de Amor.

Abandono-me em Vós, Coração do meu Amor, com toda e a inteira confiança de que nunca me abandonareis, de que nunca estarei só. Amém.




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.


______________

1 Pode-se ler este pensamento expresso do modo mais enternecedor nas revelações da bem-aventurada Varani, no ponto em que ela vê Jesus estreitando Judas; ao seu Coração



FONTES: 1. texto: in Amor Paz e Alegria Mez do Sagrado Coração de Jesus segundo Santa Gertrudes, Pe. André Prévot, SCJ, Publicações SCJ, 1937, Segundo Dia: O Amor do Coração de Jesus, Reflexões, pp. 28-30 – Texto revisto e atualizado; 2. oração: Campanha Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário