«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

AS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PARTE VIII

 AS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PARTE VIII
(Em forma de catecismo, com perguntas e repostas)

O Sagrado Coração de Jesus e a Família

EXPOSIÇÃO DAS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO

PROMESSAS FEITAS AS PESSOAS SECULARES E ÀS SUAS FAMÍLIAS.

O Sagrado Coração prometeu graças especiais às famílias que lhe prestassem culto doméstico1.

Ainda que esta promessas sejam feitas também às famílias religiosas, é certo que dizem particular respeito às famílias seculares e aos cristãos que vivem no século. Quem não admirará a compadecida bondade e a condescendência misericordiosa do nosso divino Salvador? Sabendo que as pessoas do século são muitas vezes perturbadas pelos cuidados e inquietações dos negócios temporais, e que as preocupações terrestres as expõem frequentemente a descuidar a salvação eterna, não se contentando com lhes ter aberto o seu Coração divino como fonte de graças sobrenaturais, apresenta-lhes, ainda, como o principio dos próprios bens temporais.

«O Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, escreve a Santa, confirmou-me que o prazer que sente de ser amado, conhecido e honrado das suas criaturas é tão grande que me prometeu:

  1. Que as pessoas seculares achariam, por meio desta amável devoção, todos os socorros necessários ao seu estado, quer dizer:

  1. A paz nas famílias. Prometeu-me que por este meio uniria as famílias desunidas. Nosso Senhor quer grande caridade para com o próximo; quer que lhe peçamos pelo próximo como por nós mesmos; porque um dos efeitos particulares desta devoção, é unir os corações desunidos e pacificar as almas;

  1. A consolação nas misérias;

  1. O alívio nos trabalhos. Prometeu proteger e socorrer as famílias que estiverem em qualquer necessidade e que se dirigirem a ele confiadamente:

  1. As bênçãos do Céu em todas as empresas;»

«É verdadeiramente neste Sagrado Coração que elas acharão o seu refúgio durante a vida e principalmente na hora da morte.»

1) Quais são as condições que as famílias devem cumprir para ter parte nestas Promessas, especialmente a respeito das empresas?

É preciso fazer algumas observações muito importantes sobre estas promessas:

  1. Por esta expressão geral: todas as empresas, Nosso Senhor indica que se não trata unicamente de obras espirituais, mas também de empresas temporais, comerciais, industriais, etc.

  1. Nosso Senhor não promete o bom êxito das empresas, mas «as suas bençãos nas empresas.»

Daí resulta que, se o bom êxito das empresas há de ser de obstáculo a outros interesses superiores, sobretudo ao estabelecimento do seu amor nas almas e nas famílias, o divino Salvador concederá, não as bênçãos que fariam as empresas bem sucedidas, mas aquelas que maior bem espiritual e mesmo temporal dariam aos seus servos.

  1. Ademais, esta promessa supõe que as empresas terão as condições pedidas pela razão e pela fé, quer dizer, que serão justas, úteis, feitas com sabedoria, prudência e sobretudo com desinteresse, sem espírito de ambição e de cobiça, mas com intenção pura e sobrenatural.

  2. Finalmente, para participar das bênçãos divinas prometidas, é preciso que aquele que se meter nas empresas, tenha devoção sincera ao Coração de Jesus, e que implore o auxilio deste divino Coração por meio de oração confiada, humilde e perseverante.

Estas observações bem entendidas serão suficientes para tirar o espanto de certas pessoas, vendo mal sucedidas as empresas confiadas ao Coração de Jesus. Este divino Coração permite estes revezes, por efeito particular da sua grande misericórdia e para maior bem das famílias e dos individuais. Muitas vezes estes infortúnios são causados por vícios ocultos, que tornam as empresas desagradáveis ao Coração de Jesus, e daí prejudiciais aos seus autores.

Os irmãos de Santa Margarida Maria, muito dedicados ao Coração de Jesus, foram os primeiros que sentiram os salutares efeitos destas promessas, quer no espiritual quer no temporal a bendizei o Sagrado Coração, que inspirou a meus irmãos, que se dedicassem a amá-lo e a honrá-lo, escrevia a Santa à Madre Saumaise, no mês de agosto de 1689. Mal posso dizer a mudança que este divino Coração operou naquela família; eles me afirmaram que estariam prontos a dar a ultima gota de sangue, para sustentar e aumentar esta santa devoção.

Felizes das famílias que se dedicarem sinceramente ao Coração de Jesus! Estas casas serão os santuários da paz, os vestíbulos onde os seus membros se prepararão pela fidelidade aos seus deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmos, para entrar na casa do Céu.

O Sagrado Coração de Jesus, Santa Margarida Maria, S. João Evangelista,
Santa Maria Madalena, São Francisco, São Domingos e Santa Teresa.

PROMESSAS PARTICULARES FEITAS ÀS COMUNIDADES, AOS SEMINÁRIOS E ÀS ESCOLAS CRISTÃS.

Posto que o Sagrado Coração deseje ser honrado de todos os fiéis, é contudo especialmente nos seminários, nas escolas cristãs e particularmente nas casas religiosas, que ele quer ver estabelecido o reinado do seu amor. As promessas tão animadoras que este divino Coração faz às comunidades que lhe são sinceramente dedicadas, serão para todos os seus membros, sobretudo para os superiores, razão assaz forte que os determine a trabalhar com verdadeiro ardor, para que nas suas casas seja honrado o Sagrado Coração.

É especialmente a estas comunidades, consagradas ao Coração de Jesus, que se aplica esta palavra de Nosso Senhor2. «Quando duas ou três pessoas estiverem reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas.»

2) Quais são as promessas feitas às comunidades dedicadas no Sagrado Coração?

«Creio (e não posso deixar de o dizer) que dispensará especial proteção de amor e união às comunidades que lhe prestarem particulares homenagens.

«O Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu-me que Ele, como fonte de todas as bênçãos, derramará a suave unção da sua ardente caridade em todas as comunidades, que o honrarem e se colocarem sob a sua especial proteção.

«Prometeu que conservaria nelas a união de todos os corações, para deles e do seu fazer um só coração.

«Prometeu que desviaria delas todos os golpes e castigos da justiça divina, para lhes dar novamente a graça, quando tenham a infelicidade de a perder.»

Nosso Senhor Jesus Cristo mostrou-me além disso um tesouro de graças e de salvação que lhes destina, pela grande consolação que lhe dá a honra que prestam ao seu Sagrado Coração.

«Mas falando sinceramente, não creio que estas graças e bênçãos, que ele promete, consistam na abundância das coisas temporais; porque como Ele diz, essas coisas tornam-nos pobres da sua graça e do seu amor, com que quer enriquecer as nossas almas.

«As pessoas religiosas devem muito especialmente abraçar esta amável devoção ao Sagrado Coração de Jesus, porque nela encontrarão tais auxílios que não precisarão dos outros para restituir o antigo fervor e a mais exata observância às comunidades menos regulares, nem para elevar à mais alta perfeição as que vivem na mais estreita observância.»

Em muitas das suas cartas, a Santa narra como ela mesma conheceu o efeito destas promessas em alguns mosteiros. Falando da Visitação de Semur, dizia à Madre Greyfi é: «O Sagrado Coração do meu Jesus quer que vos diga, que a vossa comunidade ganhou de tal forma a sua amizade, por meio destes primeiros obséquios, que se tornou o objeto das suas complacências; e quer que eu lhe dê o nome de Comunidade muito amada do seu coração quando oro por ela. É tal a consolação que lhe dão as honras que nela recebe «que lhe esquecem todas as amarguras que de outras partes lhe veem. Promete-vos um tesouro de graças e de bênçãos, pela honra que se lhe presta no vosso mosteiro.»

À superiora d a Visitação de Moulins, escrevia a Santa. «não tenho deixado de vos recomendar a vós e a vossa comunidade, ao adorável Coração de Jesus. Não posso exprimir-vos a alegria que sinto quando penso na consolação que dão ao amável Coração do nosso divino Mestre, as honras que lhe são tributadas na vossa casa: Ele dispensará sempre proteção especial à vossa querida comunidade, que eu considero o objecto das complacências deste amável Coração e de que ele terá especial cuidado, como espero da sua amorosa bondade. Continuai, pois, minha boa Mãe, a amar este divino Coração e a fazê-lo amar, e não temais que ele esqueça os vossos trabalhos.

3) Quais são as bênçãos especiais destinadas aos superiores dedicados ao Sagrado Coração?

Os superiores que amam ardentemente o Sagrado Coração, e que se esforçam por fazê-lo reinar nas suas comunidades, podem esperar todas as promessas feitas aos apóstolos deste divino Coração.

Duas recompensas especiais lhes são prometidas: este Coração sagrado será a sua força e o seu consolador no meio das dificuldades do seu cargo e alcançarão deste divino Coração as bênçãos mais abundantes para si e para os seus trabalhos.

Respondendo à Madre de Sondeilles e á Madre Dubuysson, que lhe tinham comunicado as inquietações dos cargos que ocupavam, e solicitado as suas orações, dizia Santa Margarida Maria3. «A paz do adorável Coração de Jesus Cristo seja para sempre a plenitude dos nossos corações, a fim de que não haja coisa alguma que lhes perturbe a tranquilidade. Peço-vos, em nome de Nosso Senhor, que vos conserveis em paz, e não exijais de mim outros esclarecimentos; basta que eu vos diga que o Senhor se contenta com a vossa boa vontade.

«O Sagrado Coração do nosso bom Mestre não vos negará as graças necessárias para cumprirdes perfeitamente quanto vos impuser. É o que lhe peço para vossa caridade. Não deixo também de apresentar a este divino Coração os vossos desejos e intenções, pedindo-lhe que seja a vossa força e o vosso auxílio no cargo em que ele vos pôs ainda antes das criaturas. Espero que vos não faltará com os socorros necessários para o desempenhardes bem, e para se cumprirem os seus desígnios acerca de vós, uma vez que vos confieis ao cuidado da sua amorável Providência, e que todo o vosso desejo seja amar, honrar e glorificar este divino e amável Coração.

«Não vos poupeis a cuidados e trabalhos; este é o meio essencial para granjear a sua amizade e atrair para vós e para as vossas santas comunidades a abundância das graças santificantes e o reino da sua ardente caridade, cuja ação derramará nos vossos corações pelo seu santo amor.»

«Oxalá que o s superiores de todas as casas religiosas, de todos os seminários e de todas as escolas cristãs mereçam para as suas casas o nome tão consolador de Comunidade muito amada do Sagrado Coração, onde este divino Coração se delicia em habitar!»

É a mais bela recompensa que podem ambicionar neste mundo para as suas famílias espirituais.


_______Continua…




NOTA: Substituímos a designação da vidente de “Bem-aventurada” por “Santa” Margarida Maria.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



___________

1 Cartas 33, 100, 103, 132.

2 S. Mateus, XVIII, 20.

3 Cartas 18, 88.


FONTE: livro, em formato PDF: “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque”, por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmartre, Editor Manoel Pedro dos Santos, Lisboa/1907, Sexta Parte – As Promessas do Sagrado Coração, pp. 280-287 – Texto revisto e atualizado, sendo alguns destaques por nós acrescentados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário