«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 3 de abril de 2020

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE ABRIL, DEDICADA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE ABRIL, DEDICADA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


"Coração de Jesus trespassado pela lança." (Foto: Capela São José)

O CORAÇÃO DE JESUS CRUCIFICADO



I - Oh! quem poderá ver como o Coração de Jesus crucificado estava inflamado em amor para conosco na Cruz! Ele se oferecia todo ao seu Divino Pai, como vítima de expiação pelos nossos pecados e de todo o mundo. Oferecia o seu sangue, os seus padecimentos, as suas ignominias e a sua vida, não só pelos seus discípulos, mas também pelo povo que o insultava, pelos algozes que o crucificavam e pelos perseguidores, que o tinham feito chegar a tão lamentável estado. Ao ver a Madalena a seus pés, consolou-se o seu Coração, pensando que com suas penas satisfazia pelos pecados de ta dolorosa penitente. Ao ouvir ao seu lado um malfeitor que naquele duro transe, o reconhecia por seu Deus, exultou o seu Coração, por ter ganhado esta alma para o Paraíso! Maior foi sua consolação, quando nos deu por mãe nossa de misericórdia sua Mãe dolorosa, e a Ela nos entregou, como filhos, na pessoa de S. João.

II - Porém, ao mesmo tempo chega o seu Coração ao extremo da aflição.

Porque se aplica o ouvido para perceber o que se diz em volta de si, não ouve senão insultos e blasfêmias de um povo sumamente beneficiado por Ele.

Se abre os olhos, não vê todos os seus discípulos senão a João que Lhe assiste naquelas agonias. Vê a seus pés, imóvel pela dor, a sua Mãe amantíssima e a espada que traspassa o Coração de Maria é uma nova ferida para seu próprio Coração. Levanta os olhos para o Céu e vê seu Pai santíssimo e justíssimo, que o abandona ao furor de seus perseguidores! Olha para um lado e vê o mau ladrão que o amaldiçoa na hora em que, por ele mesmo, derrama o seu sangue e quer abrir-lhe as portas do Paraíso!

Ó almas remidas com meu sangue, clama Jesus do alto da cruz, vede e atendei se há dor semelhante a dor que oprime o meu Coração!

III – Jesus Cristo morreu! Seu Coração acabou de penar por nós! Mas nem por isso cessaram para Ele os insultos! Um furioso soldado arremessa e imerge aguda lança no lado do crucificado e morto Senhor.

Abre o ferro uma larga ferida e atravessa o amoroso Coração, de onde de repente manam sangue e água! Ah! por esta chaga aberta entremos também nós, ó pecadores, no Coração de Jesus. Ah! quanto foi ela alargada por nossos pecados! Mas estendei a mão e introduzi-a até tocar o Coração Divino; apalpai, e senti inflamado em um amor inextinguível para convosco, e não sejais incrédulos a seu amor e desconfiados da sua bondade. Assim parece que nos fala o amante Senhor crucificado, com as mesmas palavras, que dirigia ao seu incrédulo discípulo Tomé.

ORAÇÃO

Ó meu Divino Senhor, Vós me convidais a pôr a mão no vosso lado. Mas, com que ânimo posso eu fazê-lo, tendo as mãos manchadas com tantas iniquidades? Vós me dizeis que chegue a mão ao vosso Coração! Mas com que confiança o farei eu, se esta é a mão que Vos ferio?

Pudesse eu aproximar ao vosso lado ferido os meus lábios, e dar um ósculo de paz no Coração do meu bom Pai, por mim atraiçoado e ferido! Mais que eles também estão contaminados com palavras pecaminosas de murmurações, de mentiras, de indecências, que vos causaram tantas feridas! A h! sabeis ó meu Jesus, o que farei? Farei que minha alma por este vosso lado aberto penetre até dentro do vosso Coração. N'Ele me esconderei, e d'Ele nunca mais sairei!

Ó Água saudável que brotais dessa fonte divina aberta pela lança, lavai-me de todas as manchas. Ó sangue precioso, que também de lá manais, purificai minha alma de todas suas iniquidades! Ó Coração ardentíssimo, reduzi a cinzas todo os afetos desordenados de minha alma! Abrasai-me, ó Jesus, em vosso divino amor!

O vosso Coração seja o meu refúgio, o meu asilo, a minha esperança, a minha salvação! N'Ele de hoje em diante quero viver, n'Ele desejo morrer e repousar eternamente! …




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: opúsculo, em formato PDF, Viva Jesus Manual ou Tesouro da Arquiconfraria da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus e da Arquiconfraria das Almas do Purgatório, Ratisbona-Typografia de Frederico Pustet - Impressor da Santa Sé, 5ª edição/1896, Meditação para o 7º dia da Novena em Honra do Sagrado Coração de Jesus, pp. 79-81 – Texto revisto, atualizado e alguns destaques acrescentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário