«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 17 de abril de 2020

AS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PARTE IV


AS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PARTE IV

(Em forma de catecismo, com perguntas e repostas)

Sagrado Coração, São Francisco de Sales, Stas. Margarida M. Alacoque e Joana de
Chantal 
(Felice Boscarato, 1790-1810, Veneza)

EXPOSIÇÃO DAS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO

I - PROMESSAS LIGADAS À CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DE JESUS.


1) Qual é o alcance das promessas ligadas à consagração ao Sagrado Coração?

Tudo quanto diz Santa Margarida Maria das vantagens gerais da devoção ao Sagrado Coração, aplica-se principalmente à consagração, que é, por assim dizer, o princípio, o resumo e o fim de todas as práticas pedidas em honra deste divino Coração. Já indicamos os nove principais frutos, que a serva de Deus assina á consagração. Vejamos agora algumas explicações relativas a este grande ato.

2) Que consolação receberá o Coração de Jesus por meio da consagração e que terror causará ela ao demônio?

«Renovemos muitas vezes a consagração ao Coração de Jesus, diz Santa Margarida Maria1, e pratiquemo-la fielmente: isto dá singular prazer ao Sagrado Coração».

«O demônio teme extraordinariamente a devoção a este amável Coração por causa da salvação de tantas almas, que ela operará naqueles que se consagrarem a Ele, para o amar, honrar e glorificar».

A 17 de janeiro de 1690 escrevia a Bem-aventurada ao Pe. Croiset, que se tinha oferecido ao Sagrado Coração por meio de uma consagração em forma de voto: «Parece-me, que o voto que fizestes agrada sobremaneira a este divino Coração, o qual fará dele o laço de uma união indissolúvel. Este voto bem guardado é arma poderosíssima contra o inimigo da nossa salvação. Continuemos, pois, animosamente tudo quanto empreendemos pela glória do Coração de Jesus no estabelecimento do seu reinado.

Este Sagrado Coração reinará apesar de Satanás e dos seus sequazes; mas agora é tempo de trabalhar e sofrer em silêncio, como Ele fez por nosso amor. Um dia nos veremos sobejamente recompensados, quando não seja mais com o grande numero de almas, que por este meio o Sagrado Coração quer tirar do caminho da perdição».

3) A consagração será um preservativo soberano do pecado mortal?

«Confesso, escreve a Bem-aventurada, que não posso acreditar, que as pessoas consagradas ao Coração de Jesus caiam em poder de Satanás pelo pecado mortal, se, depois de se terem consagrado a este Sagrado Coração, procurarem honrá-lo, amá-lo e glorificá-lo quanto esteja nas suas forças, conformando-se em tudo com às suas santas máximas».

4) A consagração fará entrar as almas no caminho da perfeição?

Noutra parte deste livro dissemos, falando das promessas feitas às almas justas, que a prática da devoção ao Sagrado Coração é o caminho mais curto da perfeição. Ora, a consagração é a entrada deste caminho real da santidade.

«Não há meio mais seguro, para chegar à perfeição, do que ser consagrado ao Coração de Jesus, diz a Bem-aventurada. Portanto, se desejamos conseguir a perfeição, que o Coração adorável de Jesus quer de nós, é preciso que façamos ao Sagrado Coração completo sacrifício de nós mesmos e de tudo o que depende de nós sem a menor restrição, e vivamos inteiramente para Ele. Eis o que o divino Coração pede, para aperfeiçoar e consumar a obra de nossa santificação».

A serva de Deus dizia a respeito do que um religioso, lhe tinha mandado perguntar, – qual era o melhor meio, para chegar à perfeição do seu estado: «Parece-me, que faria bem em se consagrar ao adorável Coração de Jesus Cristo e em seguir fielmente os santos impulsos deste divino Coração; mas isto forte e perseverantemente, com um inteiro esquecimento e desprezo de tudo o que o impede de ser um grande santo».

5) Dará a consagração a paz?

Escrevendo a uma pessoa perturbada com muitas inquietações de espírito, dizia-lhe a Santa: «Estabelecei a vossa morada no amável Coração de Jesus e ali achareis paz inalterável e força, para pôr em prática os bons desejos, que Ele vos sugeriu, e para não cair em faltas voluntárias. Confiai-lhe todas as penas e amarguras: tudo o que nos vem deste Coração Sagrado é suave e Ele tudo transforma em amor».

Estes conselhos da Santa convêm não somente aos fieis, que necessitam do precioso bem da paz, mas também às famílias desunidas e até às nações perturbadas pelas dissenções.

6) Será a consagração como que a chave que nos abre o Coração de Jesus?

Nosso Senhor declarou-me, escreve a Santa: «Que quer ser conhecido, amado e adorado dos homens; que por esse fato lhes comunicará muitas graças, logo que se consagrem à devoção e ao amor do seu Sagrado Coração».

«O meu soberano Mestre mostrou-me no seu divino Coração imensos tesouros de graças santificantes e salutares; e, para de algum modo satisfazer o ardente desejo que o seu amor tem de se comunicar, distribuirá estes tesouros abundantemente pelas pessoas que se consagrarem e sacrificarem, para lhe dar toda a honra gloria e amor, e concorrerem para que outros o façam. Pede esta doação aos seus amigos, para que, tendo-lhe dado tudo sem reserva, possa enriquecê-los com os seus preciosos tesouros».

«Que felizes são as almas que vivem inteiramente do Sagrado Coração, nele e por ele! Mas para isto é preciso viver em conformidade com as suas santas máximas, diz Santa Margarida Maria». Nela se realizou maravilhosamente esta divina promessa. Depois da consagração, que fez de si mesma ao Coração de Jesus, foi-lhe revelado, que em recompensa deste sacrifício podia dispôr à vontade de todos os tesouros deste divino Coração.

7) A consagração será um penhor de predestinação?

Santa Margarida Maria considera a consagração ao Sagrado Coração como uma espécie de contrato entre este divino Coração e a alma fiel, a qual por este meio assegura a salvação. Parece que atribui a este simples ato eficácia soberana para a salvação.

«Não há meio mais seguro de salvação, diz, ela do que ser consagrado ao divino Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo2. Este amável Coração não quer deixar perecer nenhum daqueles que lhe forem consagrados, tão grande é o desejo que tem de ser conhecido, amado e honrado das suas criaturas.


É propriamente neste Coração Sagrado que eles encontrarão o refúgio durante a vida e em todas as necessidades; ele será principalmente o asilo seguro à hora da morte, para os defender dos seus inimigos e para nele os receber».

Um dia, em que a Santa pedia uma graça de salvação para certa pessoa que lhe tinha sido recomendada, recebeu esta resposta: «que preste homenagem particular ao meu Coração e diga todos os dias a consagração».

Escrevia depois à Madre de Saumaise: «Encomendei ao Sagrado Coração a pessoa que me indicastes. Creio, que se ela tiver generosidade, para se dar perfeitamente a Deus, consagrando-se inteiramente a este divino Coração, fará o que lhe pede e assegurará a salvação. É necessário, minha querida mãe, principiar seriamente a não viver senão para este amável Coração e nele; por isso quer me parecer, que fareis coisa muito agradável ao Sagrado Coração, se lhe sacrificásseis inteiramente o vosso, renovando muitas vezes este sacrifício e praticando-o fielmente, para completar a vossa coroa. Oh! se soubésseis quanto é meritório e glorioso honrá-lo, e qual será a recompensa que Ele dará àqueles que, depois de se lhe terem inteiramente consagrado, não procurarem senão honrá-lo! Sim! parece-me, que esta intenção dará mais merecimento e aceitação às suas ações diante de Deus, do que quanto possam fazer em tudo o mais sem esta aplicação».

«Muito me consolou a vossa cartá , vendo os bons sentimentos que vos dá o Sagrado Coração, escrevia a outra religiosa. É bom sinal sentirdes vós inclinada, com tanto afeto a amá-lo e a honrá-lo. Continuai minha querida Irmã, para que sejais verdadeira discípula deste amável Coração, que não deixará perecer nada do que lhe for verdadeiramente dedicado e consagrado. Ele me asseverou, que a consolação que tem em ser amado, conhecido e honrado das suas criaturas é tão grande, que me prometeu, que todos aqueles que lhe forem dedicados e consagrados não perecerão eternamente».

Felizes das almas que, tendo-se consagrado inteiramente ao Coração de Jesus, se esforçarem por lhe mostrar a sinceridade da sua oblação, fugindo cuidadosamente «de toda a falta voluntária» e não recusando a este divino Coração nenhum dos sacrifícios que Ele lhes pedir! Assim terão parte em todas as promessas, que acabamos de expôr, e depois dos sofrimentos passageiros desta vida, entrarão na mansão celeste, para aí se consumirem eternamente no Coração de Jesus.



_______Continua…


NOTA: Substituímos a designação da vidente de “Bem-aventurada” por “Santa” Margarida Maria.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



________
1 Cartas 23, 48, 53, 54, 82, 89, 95.
2 Cartas 25, 32, 48, 53, 75, 132.



FONTE: livro, em formato PDF: “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque”, por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmartre, Editor Manoel Pedro dos Santos, Lisboa/1907, Sexta Parte – As Promessas do Sagrado Coração, pp. 250-255 – Texto revisto e atualizado, sendo alguns destaques por nós acrescentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário