«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 29 de março de 2019


SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE, INSIGNE PROPAGADOR DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO

(Padre Jean Croiset, foi diretor espiritual de Santa Margarida Maria de Alacoque)

São Cláudio de la Colombière


Um dos primeiros meios dos quais se serviu Deus para inspirar esta devoção, foi São Cláudio de la Colombière1, da Companhia de Jesus, ilustre pela defesa da fé na Inglaterra e por ser o capelão da Duquesa de York, que chegou a ser rainha de Grã Bretanha. Suas obras, nas quais se junta a solidez da doutrina com a cultura do estilo, outorgaram-lhe um grande reconhecimento em sua época, embora fosse mais conhecido por sua sublime virtude. A Providencia o enviou até Santa Margarida Maria, para assisti-la em sua missão de estabelecer a devoção pública ao Sagrado Coração.

Depois de examinar cuidadosamente as revelações privadas recebidas por Santa Margarida Maria, chegou à conclusão de que eram genuínas e, guiado pela ajuda divina, consagrou-se ao Sagrado Coração. Esta devoção foi para ele o caminho pelo qual chegou a uma grande perfeição. Recebeu tão grandes favores de Deus por meio da prática desta devoção, que se viu obrigado a dar ao público o tesouro que também lhes pertencia e que muitos o tinham por desconhecido. No Diário de meus exercícios espirituais, vê-se o que escreveu sobre o que havia feito em Londres para fomentar a devoção ao Sagrado Coração2.

Havendo acabado este dia de exercícios, cheio de confiança e da misericórdia de Deus, me impus uma lei: procurar, por todos os meios possíveis, a execução do que me foi prescrito da parte de meu adorável Mestre no tocante ao seu precioso Coração no Santíssimo Sacramento do Altar, onde eu o creio real e verdadeiramente presente, cumulado de doçuras, as quais pude degustar e receber da misericórdia de meu Deus; mas não as posso explicar.

Lá reconheci que Deus queria que eu lhe servisse, procurando dar cumprimento aos seus desejos em relação à devoção que inspirou a uma pessoa3, com quem sua Majestade se comunica muito confiadamente, e para isso quis servir-se de minha fraqueza. Eu tenho aconselhado muitas pessoas na Inglaterra e escrito a outras na França, inclusive rogado a alguns amigos para que estabeleçam, no lugar onde se acham, a devoção ao Sagrado Coração, porque lhes será muito útil, haja vista o grande número de almas escolhidas que existem nessas comunidades, creio que sua prática, nessa santa casa, será muito agradável a Deus. Já que não posso, Deus meu, andar por todo o mundo para publicar o que pretendes de teus servos e amigos!

Havendo-se, pois, Deus se manifestado a esta pessoa, que me relatou as grandes graças que havia recebido, e que com razão creio, de acordo com seu Coração, eu a obriguei para que pusesse por escrito o que me havia dito. Escrevi com gosto no Diário de meus exercícios espirituais, pois Deus quer, na execução deste desígnio, servir-se de minha inaptidão. «Estando», disse esta alma santa, «diante do Santíssimo Sacramento um dia de sua oitava, recebi de meu Deus grandes graças de seu amor. Movida na alma pelo desejo de responder ao amor que Deus me deu, disse-me: Não podes devolver-me nada maior que fazendo o que tenho te pedido tantas vezes; e descobrindo-me seu Sagrado Coração, eis aqui o Coração que tanto tem amado aos homens e que nada poupou até esgotar-se e consumir-se para testemunhar-lhes seu amor. E, em compensação, só recebe, da maior parte dos homens, ingratidões e desprezos. Porém, o que mais me dói é que se portem assim os que me são consagrados. Por isso te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus [Christi] se celebre uma festa especial para honrar meu Coração, reparando, de algum modo, tantos ultrajes; que se comungue no dito dia para reparar o tratamento indigno que tenho recebido, enquanto me encontro exposto no altar. E eu te prometo que meu Coração se dilatará para espargir com abundância seu Divino amor aos que lhe honrarem assim».
São Cláudio de la Colombière e Santa Margarida Maria

«Mas, Senhor meu, de quem te valerás?», disse-lhe essa pessoa, «de uma criatura vil e de uma pobre pecadora, que, quiçá, minha própria indignidade será capaz [até] de impedir o cumprimento de tua Vontade, tendo tantas almas generosas para executar teus desígnios? Não sabes, respondeu o Senhor, que eu me sirvo dos instrumentos mais débeis para confundir aos fortes? Isso é o que ordinariamente faço com os pequeninos e pobres de espírito, nos quais manifesto meu poder mais claramente, com o fim de que nada atribuam a si mesmos».

«Dá-me, pois», disse-lhe, «o meio de fazer o que me ordenas. Então respondeu [o Senhor]: Dirige-te ao meu servo Cláudio e, da minha parte, diz-lhe que faça todo o possível para estabelecer esta devoção e dar este gosto ao meu Sagrado Coração. Que não desanime diante das dificuldades que encontrar, não lhe faltarão; pois deve saber que Àquele é Todo-poderoso e que não confie em si, mas ponha toda sua confiança em Mim».

O padre De la Colombière não era homem que acreditava em qualquer coisa sem examiná-las, porém, com tão manifestas provas, não pôde ter nenhum receio. Por isso, aplicou-se, sem perder tempo, ao ministério que Deus lhe confiava, e para assegurar-se, sólida e perfeitamente, quis começar por si mesmo, consagrando-se por inteiro ao Sagrado Coração de Jesus, oferecendo-lhe tudo o que pensava ser agradável [ao Senhor].

As graças extraordinárias que recebeu por isso lhe confirmaram o quanto era importante esta devoção. Apenas começou a considerar quais eram os sentimentos, cheios de ternura, que Jesus Cristo têm pelos homens no Santíssimo Sacramento, onde seu Sagrado Coração está sempre ardendo de amor por eles, sempre aberto para franquear-lhes todo tipo de graças e bênçãos, não pôde deixar de chorar os ultrajes horríveis que Jesus Cristo sofre há tempo em razão da malícia de uns e do desprezo de outros, inclusive dos sacerdotes. O esquecimento, o desprezo e os ultrajes os sentiu vivamente, obrigando-o a consagrar-se de novo a este Sagrado Coração com uma admirável oração que chamou de Oferenda ao Sagrado Coração de Jesus ….

A viagem que este Santo fez pela Inglaterra, sua prisão e o pouco tempo que viveu depois de ir à França, não lhe permitiram estender mais esta devoção. Porém, Deus não deixou que sua obra queda-se imperfeita. Ele mesmo havia inspirado esta devoção a Santa Gertrudes para estendê-la e assim erradicar a tibieza e a indolência dos fiéis. E também o fez mediante um livreto, composto como por casualidade, sem estudo e sem arte, que chegou a inflamar a devoção em pessoas que jamais lhe havia gostado e que, em outra época, sem saber no que consistia, haviam desacreditado4.
(Foto: revista "Catolicismo")

Deus se serviu desses santos para inspirar e estender, por quase todas partes, a devoção ao seu Sagrado Coração. E, em menos de um ano, chegou, felizmente, a estabelecer-se em muitos lugares. Muitos sábios, doutores e prelados a haviam elogiado, e muitos pregadores a difundiram com acerto. Foram erigidas capelas em honra do Sagrado Coração de Jesus Cristo; gravaram-se e pintaram-se sua imagem, pondo-as nos altares. As religiosas da Visitação, animadas pelo espírito de seu Santo Fundador5, foram as que atuaram com maior zelo ou, ao menos, as primeiras que tiveram o consolo de ouvir cantar solenemente em Dijon, na capela que elas mesmas erigiram ao Sagrado Coração de Jesus, uma Missa composta em sua honra, e este exemplo serviu a muitos outros religiosos.

A devoção se estendeu e se estabeleceu com muito êxito por quase toda França. Também chegou a outros países, passando até pela Polônia e ainda mais além. Se estabeleceu em Quebec e Malta, e há fundamentos para crer-se que, por meio de missionários, chegou até a Síria, América e China. Enfim, a aprovação universal que encontrou esta devoção, e a grande estima que a têm pessoas tão importantes e doutas, fazem esperar que Jesus Cristo será, daí em diante, menos esquecido, melhor servido e muito mais amado.


NOTA: Para rezar o Oferecimento ao Sagrado Coração de Jesus, composto por São Cláudio de la Colombière, ACESSE AQUI.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: Croiset, Jean. La devoción al Sagrado Corazón de Jesús: P. Jean Croiset. Director espiritual de Sta. Margarita María de Alacoque. Spanish Edition, Capítulo II. Medios usados por Dios para inspirar esta devoción, pp. 27-32. Didacbook. Edição do Kindle. O título, a tradução e a adaptação para o português do Brasil, são nossos.





____________________

1 O padre Cláudio de la Colombière (1641-168), foi beatificado em 1929, e canonizado em 1992, pelo Papa João Paulo II. Sua festa é celebrada a 15 de fevereiro . Em 1674 foi eleito superior da casa dos Jesuítas de Paray-le-Monial, daí porque se tornou diretor de Santa Margarida Maria Alacoque, tornando-o, por conseguinte, um ardente apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Seus restos descansam em Paray-le Monial, na Capela de la Colombière, próxima ao Convento das religiosas da Visitação.

2 Este Diário é de grande valor histórico, porque foi a primeira explicação da devoção ao Sagrado Coração dirigida aos fieis.

3 A pessoa a que se refere, é Santa Margarida Maria Alacoque.

4 Segundo Monsenhor Joseph Stadler, arcebispo de Sarajevo, esse livreto era um opúsculo de Souer Joly, publicado em Dijon no ano de 1689, que o Pe. Jean Croiset usou como base para seu próprio trabalho.

5 A Ordem da Visitação foi fundada por São Francisco de Sales, no início do século XVII.

Um comentário:

  1. Meu Deus peço que enterceda por estas pessoas, quebre toda força diabólica hereditária deles conduza à vida eterna de bom ânimo faça justiça em suas vidas de a sua paz Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus:para:MariadoCarmo,Eliana,Luziaefam,Rafaelenamorada,Orlandoecolegas,Jose,Mauro,Edileia,Elizangela,Bruno,Leonardo,Mauro,Fernandaefam,Jose,Valmir,Marina,Isabela,Eliane,Denise,Armando,Marcosefam,"ezequiel"efam,Tania,Dna.Sebastiana,Regina(apto903),MariaRita,Lindaefam"Larissa",OOtacilioDiasdeAlmeidaeida,OsvaldoPereira,Lucy,Rose,Junior,OsmarefameCelia,Guiomar,MariaTereza,DivaVanucci,WillianeDanielli,"sr.jose""mario""agnaldo""sebastiao""Antônio""julio",Mariaefam, ..
    Em Teu Nome Meu Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus

    ResponderExcluir