«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 20 de setembro de 2019


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: “O PROVEITO QUE NOS PROPORCIONA ESTA DEVOÇÃO PARA NOSSA SALVAÇÃO E PERFEIÇÃO”




Se nosso Senhor realizou tantos prodígios para que o amemos, que favores não fará aos que vê que querem manifestar-lhe sinceramente seu amor? Este Deus de bondade nos ama com ternura — disse São Bernardo — e nos têm cumulado de bens, inclusive quando não lhe amávamos e nem queríamos que Ele nos amasse. Que dons, pois, e que graças não dará a aos que lhe amam e sofrem por ver-lhe tão pouco amado?

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é um contínuo exercício de amor a Jesus Cristo. Ademais, consiste na prática de santos exercícios de piedade, tão eficazes que, por meio dela se consegue tudo de Deus. E se Jesus Cristo concede tais graças a quem tem devoção aos instrumentos de sua paixão e às suas chagas, quais favores não fará aos que mostram uma terna devoção ao seu Sagrado Coração?

Vimos na introdução do livro as razões que podem convencer qualquer pessoa para não duvidar e dar fé às revelações de Santa Matilde. Veja-se, pois, o que esta Santa conta acerca desta matéria em seu Livro da Graça Especial:

Um dia vi o Filho de Deus levando seu Coração na mão, que brilhava mais que o sol e que lançava raios por toda parte; então, este amável Salvador me fez compreender que todas as graças que vêm incessantemente de Deus em favor dos homens, segundo a capacidade de cada um, advém da plenitude do Divino Coração.

Esta mesma Santa assegurou, pouco antes de sua morte, que um dia pediu com insistência a nosso Senhor um favor para uma pessoa que se lhe havia encomendado. Jesus Cristo lhe disse:

Filha minha, diz a essa pessoa pela qual me rogas que tudo o que desejar busque em meu Coração, que tenha uma grande devoção ao meu Sagrado Coração e que me peça como uma criança que não sabe outro artifício ao não ser o que lhe dita o amor para pedir a seu Pai todo o que quer.
Santa Matilde Hackeborn e o Sagrado Coração
de Jesus

Revelou Deus a Santa Margarida Maria Alacoque… as graças que têm vinculadas à prática desta devoção, bem como lhe fez também saber que era, digamos assim, um último esforço de seu amor para com os homens, pois havia tomado a decisão de descobrir-nos os tesouros de seu Sagrado Coração, mediante esta devoção, para fazer nascer o amor a Jesus Cristo nos corações dos mais insensíveis, assim como para abrasar os dos menos fervorosos.

Publicá-la por todo o mundo, servi-lhes de inspiração, disse-lhe o Salvador, e recomendar esta devoção a todas as pessoas como um meio seguro e fácil para conseguir de mim um verdadeiro amor de Deus. Para os eclesiásticos e religiosos, é um meio eficaz para chegar à perfeição de seu estado; para os que trabalham pela salvação do próximo, um meio seguro para mover as almas. E, enfim, para todos os fieis é uma devoção sólida para conseguir a vitória contra as paixões e pôr a união e a paz nas famílias mais discordes. Também para livrarem-se das imperfeições mais arraigadas e conseguirem um amor ardente e terno a mim. Em suma, para chegarem, em pouco tempo e de um modo fácil, à perfeição de seu estado.

São Bernardo, cheio destes sentimentos, não fala jamais do Sagrado Coração de Jesus senão como de um tesouro no qual se encontram todas as graças e um manancial inesgotável de bens: «Ó doce Jesus! Que das riquezas que encerras em teu Coração, quão fácil é enriquecer-nos tendo este infinito tesouro na adorável Eucaristia!».

O Cardeal Pedro Damião1 disse:

Neste adorável Coração achamos todas as armas necessárias para nossa defesa, todos os remédios oportunos para a cura de nossos males, todos os socorros mais poderosos contra os assaltos de nossos inimigos, as consolações mais doces para aliviar nossas penas e as mais puras delícias para encher nossa alma de alegria. Estais aflitos? Vossos inimigos vos perseguem? A memória dos pecados passados vos fazem temer? Vosso coração se sente agitado de inquietude, de medo ou de paixões? Vem e prostra-te diante do altar, atira-te nos braços de Jesus Cristo, vai até seu Coração, que é o asilo e a morada das almas santas e um lugar de refúgio, onde nossas almas se acham em perfeita segurança.

O devoto Lanspérgio2, em sua Pharetra Divini Amoris, afirmou:

O Sagrado Coração de Jesus não é somente o assento de todas as virtudes, também é o manancial das graças com que se conseguem e se conservam. Tende uma terna devoção ao amável Coração, todo cheio de amor e de misericórdia. Continua pedindo ao Coração amado de Cristo tudo o que desejais conseguir; oferece por Ele todas as vossas ações, porque este Sagrado Coração é o tesouro de todos os dons sobrenaturais; Ele é o caminho pelo qual nos unimos mais estreitamente a Deus, e pelo qual Deus se nos comunica mais amorosamente. Bebei, bebei, pois, lentamente, de seu Sagrado Coração para assim alcançares as graças e virtudes. E não temais que se esgote, já que é um tesouro infinito. Recorre a Ele em todas as vossas necessidades; sede fieis nas santas práticas de uma devoção tão conveniente e tão proveitosa, que, bem rápido, sentireis seus efeitos.

Temos um ilustre exemplo na vida de Santa Matilde. Apareceu-lhe o Filho de Deus e mandou que lhe amasse ardentemente e que honrasse quanto possível seu Sagrado Coração no Santíssimo Sacramento. Se o dava, era para que fosse seu refúgio durante sua vida e consolo na hora da morte. Desde esse momento se viu esta Santa cheia de devoção pelo Sagrado Coração, e recebeu tantas graças que só sabia dizer que se tivesse que escrever todos os favores e bens recebidos, não haveria livro, por maior que fosse, capaz de contê-los. Todos os que lutam por adquirir esta devoção experimentam uma grande consolação e confirmam assim, com a própria experiência, a verdade das palavras destas pessoas tão queridas de Deus.
O Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida
Maria Alacoque

O autor de “El cristiano interior”3 disse:

Estou decidido a depender tão somente da divina Providência, sem buscar alívio nem apoio nas criaturas; devo ser semelhante a um menino, que, sem inquietude e sem medo, repousa docilmente nos braços de sua Mãe, de quem recebe carícias e doçuras. Confesso que assim me trata nosso Senhor, porque buscando sustentar e enriquecer minha alma em seu Sagrado Coração, encontro todos os socorros e bens que necessito. E os encontro em abundância. Deus os tem dado muitas vezes por sua bondade, deixando-me até atônito nessas ocasiões, levando-me a pensar se, verdadeiramente, uma simples criatura como eu os merece.

Ainda que não tivéssemos exemplos de pessoas que hajam vivido esta devoção, e que nem mesmo Jesus Cristo nos haja revelado, sobram-nos razões para concluir que não há nada tão sólido nem mais vantajoso para nossa salvação que uma devoção que não busca senão o mais puro amor a Jesus Cristo, e cuja finalidade é reparar todas as indignidades que sofre nosso Salvador na adorável Eucaristia.

E nosso Senhor, que tanto tem feito para ganhar os corações dos homens, poderá rechaçar-nos quando lhe pedirmos um lugar em seu Coração? Se Cristo se deixa dar a quem não o ama, se deixa levar na hora da morte a pessoas que apenas se dignaram visitar-lhe em toda sua vida, e que se têm mostrado insensíveis aos sinais que lhes dava de seu amor e aos ultrajes que recebe na Eucaristia; em suma, pessoas que, inclusive, o maltrataram, o que não fará por seus fieis servidores, que, feridos pelos opróbrios que recebe seu bom Mestre, tão pouco amado e escassamente visitado, fazem-lhe uma oferta [de si], um ato de desagravo, pelos desprezos que sofre? E para os que, com suas frequentes visitas, com seus atos de adoração e, principalmente, com seu ardente amor, desagravam os ultrajes que recebe? É, pois, evidente que não há nada mais proveitoso que esta devoção, pelo que me pergunto se são necessários grandes discursos para que os cristãos comecem a praticá-la?





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





FONTE: Croiset, Jean. La devoción al Sagrado Corazón de Jesús: P. Jean Croiset. Diretor espiritual de Sta. Margarida Maria de Alacoque (Spanish Edition), Didacbook. Edição do Kindle, pp. 48-54 – Texto traduzido e adaptado para o português do Brasil por nós.


____________
1 São Pedro Damião, cardeal beneditino do século XI, declarado Doutor da Igreja.

2 Lanspérgio foi um monge cartuxo e escritor ascético que viveu entre 1489 e 1539, foi um dos últimos autores, e quiçá o mais preciso, que ajudou com seus escritos a preparar o caminho de Santa Margarida Maria Alacoque e sua missão. Foi também quem preparou a primeira edição em latim das revelações de Santa Gertrudes, publicadas em Colônia, no ano de 1536.

3 O Cristão interior é um guia fácil para salvar-se com perfeição, do Mons. Jean de Berrnières-Lou-vigny (1602-1659).

Nenhum comentário:

Postar um comentário