«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 13 de setembro de 2019


ORAÇÕES MATINAIS E COTODIANAS AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, DE SANTA MATILDE E SANTA GERTRUDES DE HELFTA



SAUDAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Logo ao despertares”, disse nosso Senhor a Santa Mechtildes, “saúda o meu Coração, e oferece-me o teu”. (Liber Specialis Gratia de Santa Mechtildes – P. III, c. 17)

Eu Vos adoro, Vos louvo e saúdo, ó dulcíssimo e florescente Coração de Jesus Cristo, do qual, como de melíflua fonte de graças, dimana e corre sem cessar todo bem e toda doçura. Com todas as forças do meu coração, eu vos agradeço por me terdes conservado durante esta noite, e porque Vos dignastes Vós mesmo, dar por a Deus Vosso Pai, louvores e ações de graças. E agora, ó meu dulcíssimo Amor, ofereço-vos o meu miserável e indigno coração, como sacrifício da aurora, e com toda a devoção de que sou capaz, encomendo-o ao vosso dulcíssimo Coração, pedindo que vos digneis derramar nele as vossas divinas efusões e o inflamai do santo amor. Amém.

ORAÇÃO PARA ENCOMENDAR-SE A JESUS

Foi revelado a Santa Gertrudes que encomendando-se alguém a Deus e pedindo ser preservado do pecado, embora, por uma secreta permissão da Providência, venha cair em falta grave, nunca será tão grande a sua queda, que a graça de Deus, como um firme apoio, não o sustente e não o faça voltar facilmente à penitência” (L. III, c. 30)

Terno Jesus, em união com àquele amor pelo qual encomendaste na cruz o vosso espírito ao vosso Pai, encomendo-vos o meu espírito e a minha alma, e os encerro na chaga do vosso Coração, para que neste asilo sagrado sejam protegidos contra todas as ciladas do inimigo.

Vós bem sabeis, ó meu Jesus, e eu bem o sinto, quanto sou frágil e inconstante, a tal ponto que nem sequer posso perseverar algum tempo no bem ou resistir a alguma tentação sem um auxílio especial da vossa graça. Por isso, em nome daquele adorável respeito com que a vossa humanidade santa, fonte de nossa glorificação, está unida à augustíssima Trindade, eu vos suplico que vos digneis unir a minha à vossa, fortificando-a, para que não se levante contra Vós.

Em união também com o vosso inocentíssimo Coração encomendo-vos cada uma das partes do meu corpo, a fim de que movimento algum haja em mim que não seja para o vosso louvor e glória, tendo em vista o vosso santo amor. Assim seja.

SUSPIRANDO POR JESUS

Jesus Cristo revelou a Santa Mechtildes que tudo o que por Ele for oferecido a Deus, obteria a suma complacência do Eterno Pai, sendo por Ele mesmo suprido e aperfeiçoado o defeito ou negligência do suplicante” (Liber Specialis Gratia de Santa Mechtildes – P. IV, c. 20)


Ó amantíssimo Jesus, o primeiro suspiro, partido do funfo do meu coração neste dia, vos envio, e vos peço com todo empenho, que vos digneis de operar hoje por mim todas as ações do meu corpo e da minha alma e purificadas no vosso dulcíssimo Coração, e unidas às vossas perfeitíssimas obras, oferecê-las a Deus Pai, em eterno louvor. Assim seja.








Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





FONTE: livro Manual do Devoto de São Bento, compilado de diversas obras por um Beneditino da Congregação Brasileira, em 1909, nova edição realizada pela Editora Triregnum e Editora do Mosteiro da Santa Cruz, 2017, Quarta Parte – Preces Gertrudianas, pp. 224 a 227 – Textos revistos e atualizados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário