«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


A ASSOCIAÇÃO DA GUARDA DE HONRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (HORA DA PRESENÇA)

"Louvado, adorado, amado seja a todo momento o Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus em todos os tabernáculos do mundo até a consumação dos séculos. Amém."
(Foto: Radio Cristiandad)

Eu quero formar ao redor de Meu Coração uma coroa de doze estrelas, composta dos Meus mais queridos e fiéis servos(*) - Palavras de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque1.


Diz um antigo Manual mexicano da Guarda de Honra: “Esta obra é, ao mesmo tempo, Reparadora e Eucarística, cremos que aparecerá como um desdobramento do culto reclamado há dois séculos pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor a Santa Margarida Maria, quando revelava-lhe a devoção ao seu Sagrado Coração. Sob uma forma tão terna quanto simples, a obra resume, com efeito, os diversos aspectos deste culto e os põem ao alcance de todos. Desta maneira, em menos de vinte anos, tal devoção se propagou até os confins da terra.”2

Mas como se deu, de fato, a origem desta devoção? Sua finalidade? Como praticá-la?

É o que veremos a seguir3.

O que é?

A Associação Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus (Hora de Presença) nasceu no Mosteiro da Visitação de Santa Maria de Bourg-en-Bresse (França), a 13 de março de 1863, graças à Irmã Maria do Sagrado Coração Bernaud, que se sentiu inspirada a responder à queixa de Jesus Cristo: 'Busquei quem me consolasse e não encontrei'. Com este objetivo, reuniu algumas pessoas que, por turno, de hora em hora, ininterruptamente continuariam a missão da primeira 'Guarda de Honra' do Calvário, formada pela Santíssima Virgem Maria, São João e Santa Maria Madalena. Estava assim fundada uma espécie de aliança ou corrente de Amor, Glória e Reparação.
Quadrante da Guarda de Honra do S. Coração de
Jesus - Arquiconfraria da Bahia-Brasil

Os Associados professam um amor e um respeito particulares à Sagrada Eucaristia. A partir de 1977 a 'Guarda de Honra' passou a denominar-se 'Associação Hora de Presença diante do Coração de Jesus', conforme os estatutos definitivamente aprovados pelo Conselho Pontifício para os Leigos (Vaticano, 6 de dezembro 1977). Atualmente a sede da Associação encontra-se no Mosteiro da Visitação de Santa Maria em Paray-le-Monial, França.

História da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus (Hora de Presença)

Irmã Maria do Sagrado Coração Bernaud, religiosa do Mosteiro da Visitação de Bourg-en-Bresse, França, nutria grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ao qual, ainda criança, havia sido consagrada várias vezes por uma de suas tias.

No dia 12 de março de 1863 – algumas semanas após a festa da Epifania do Senhor –, ao subir a escada em sua Comunidade, teve a visão intelectual do Quadrante da Guarda de Honra. Imediatamente reproduziu por escrito as legendas na parte superior e inferior do Quadrante. Traçou as palavras 'Amor! Glória! Reparação!' e sentiu-se inclinada a escrever 'Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus', colocando no centro do Quadrante a imagem do Sagrado Coração.

No dia seguinte, 13 de março – festa das Cinco Chagas de Nosso Senhor –, ela apresenta à sua Superiora o primeiro Quadrante da Guarda de Honra. Esta o abençoa e aprova que sejam inscritos em redor do Quadrante os nomes de todas as Irmãs da Comunidade, com a respectiva hora que cada uma escolhera. Estava assim fundada a Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus.

Na manhã do Domingo de Ramos, desse mesmo ano, Irmã Maria do Sagrado Coração fica impressionada durante a Santa Missa com o seguinte texto: 'O meu coração só escuta ultrajes e dores; desejei, porém em vão, alguém que compartilhasse dos meus males; procurei quem me consolasse e não encontrei'. Eis a razão de ser da Guarda de Honra! Sua finalidade principal é, pois, consolar o Sagrado Coração de Jesus pela reparação e pelo amor. Aproveita então o recolhimento dos dias da Semana Santa para compor uma pequena oração de oferecimento, pressentindo que milhares de pessoas adotariam essa fórmula para consagrar ao Coração de Jesus seu devotamento e seu amor durante a hora escolhida.

No mês de abril, então dedicado aos Santos Anjos, ela elege os Nove Coros dos Anjos com os Justos da Terra, a Santíssima Virgem e São José, para serem os Doze Protetores, em união com os quais cada associado preencherá a hora de sua escolha.
Quadrante da Guarda de Honra, em espanhol.
É possível ver cada um dos protetores ("Fiéis Servos")
que formam a coroa de doze estrelas.

A partir de maio, a Guarda de Honra começa a se expandir. Na própria cidade de Bourg-en-Bresse muitas pessoas se inscrevem como associadas. Ultrapassando esses limites iniciais, é acolhida também pelos Mosteiros da Visitação de Annecy e Paray-le-Monial. Neste último, o Quadrante foi recebido com grande surpresa porque um idêntico acabava aí de ser realizado. Entretanto, tendo em vista que a Guarda de Honra se propagara mais em Bourg-en-Bresse, as Irmãs de Paray-le-Monial cederam ao Mosteiro daquela cidade a primazia da Obra nascente.

No final de 1863, mais de cento e dez Mosteiros da Visitação já se haviam inscrito na Guarda de Honra, ultrapassando as fronteiras da França e chegando à Inglaterra e à Itália.

Com a licença eclesiástica de Monsenhor Langarie, Bispo de Belley, em 9 de março de 1864 foi estabelecida na capela do Mosteiro da Visitação de Bourg-en-Bresse a Confraria da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus.

O Papa Pio IX abençoou a Obra nascente. Três anos mais tarde, em junho de 1867, Irmã Maria do Sagrado Coração inicia a composição do Manual que seria utilizado pelos Associados.

A Associação tem por Patronos: Nossa Senhora do Sagrado Coração, São José, São Francisco de Assis, São Francisco de Sales e Santa Margarida Maria Alacoque. E os membros professam um amor e um respeito particulares à Sagrada Eucaristia.

O Papa Pio IX pede a sua inscrição na Guarda de Honra em 25 de março de 1872, e no mês de junho realiza-se a fundação canônica da Associação, na Itália.

Uma consagração solene ao Divino Coração é prescrita por Pio IX, na festa do Sagrado Coração de Jesus, em 16 de junho de 1875. No mês seguinte, durante a audiência a uma importante delegação de Associados, o Papa dirá que uma das suas mais agradáveis glórias era o título que recebera de Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus.

Também em Montmartre, França, foi estabelecido o Quadrante, por ocasião da abertura da Capela provisória do Voto Nacional, no dia 3 de março 1876. Dois anos mais tarde, no dia 26 de novembro, a Associação foi erigida em Arquiconfraria pelo Papa Leão XIII, na França e na Bélgica; logo em seguida, em outros dezenove países.

No Brasil, a fundação da Associação 'Guarda de Honra' aconteceu em 25 de outubro de 1876. Por concessão do Papa Leão XIII, em 1894, foi elevada a Arquiconfraria, tendo como centro a Diocese de Diamantina, Minas Gerais, onde permanece até os dias de hoje.

A partir de 1977 a 'Guarda de Honra' passou a denominar-se 'Associação Hora de Presença diante do Coração de Jesus', conforme os estatutos definitivamente aprovados pelo Conselho Pontifício para os Leigos (Vaticano, 6 de dezembro 1977).
Medalha da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus (frente-Verso).
Confraria francesa. 
(Foto: Cruces y Medallas)
Atualmente a sede da Associação encontra-se no Mosteiro da Visitação de Santa Maria em Paray-le-Monial, França.

Como se vive uma “Hora de Presença”.

Se é bem compreendida, a Hora de Presença expressa muito simplesmente a ideia de que durante um curto espaço de tempo – 1 hora – a pessoa leiga, ou um religioso, uma religiosa, um sacerdote, se esforçará por viver mais profundamente sua união com Cristo, não tendo outra intenção nem outros pensamentos, ou sentimentos, senão os do Coração de Jesus. A Hora de Presença não pede nenhuma mudança nas ocupações habituais, ou que envolvam dever de estado. As 'orações de oferecimento' adotadas pela Hora de Presença são expressas no início da hora escolhida e santificam as atividades cotidianas. Não se trata de contabilizar Horas de Presença como se faz, por exemplo, um depósito bancário, e sim de viver intensamente a vida do dia-a-dia, dando-lhe uma orientação profunda que une a pessoa a Cristo e lhe oferece os meios de participar com Ele e Nele na Redenção e Salvação do mundo, pelo amor.

Apostolado da Hora de Presença

É uma obra maravilhosa que permite transformar as ações mais indiferentes em atos de amor e põe o coração humano em contato com o próprio Coração de Jesus.

Oferece a cada pessoa a possibilidade de aperfeiçoar-se em todos os seus atos.

  • Satisfaz os anseios de quem deseja que o reinado do Sagrado Coração de Jesus se estabeleça nos corações, individualmente, e na sociedade.
  • Está ao alcance de todos: as crianças, os jovens e os adultos, todos podem oferecer algo ao Sagrado Coração de Jesus.
  • A Hora de Presença pode ser iniciada com a seguinte oração:
      'Divino Jesus, presente no Tabernáculo, eu Vos ofereço esta Hora de Presença, com todas as minhas ações, alegrias e penas, para glorificar vosso Coração por este testemunho de amor e de reparação. Possa essa oferta aproveitar a meus irmãos. Convosco, '‘por eles santifico-me, para que eles também sejam santificados na verdade’'. (Evangelho de São João, capítulo 17, versículo 19). Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso reino! Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!'.

Os fiéis servos(*) aos quais se referiu Nosso Senho a Santa Margarida Maria, estão repartidos nas doze horas do Quadrante da Guarda de Honra do Sagrado Coração, e são:

  1. São José.
  2. Os (santos) Justos.
  3. Os Serafins.
  4. Os Querubins.
  5. Os Tronos.
  6. As Dominações.
  7. As Virtudes.
  8. As Potestades.
  9. Os Principados.
  10. Os Arcanjos.
  11. Os Anjos.
  12. Nossa Senhora.

São os Protetores especiais da Guarda de Honra: Nossa Senhora do Sagrado Coração (Festa, 31 de Maio); São José (Festa, 19 de Março); São Francisco de Assis (Festa, 4 de Outubro); São Francisco de Sales (Festa, 29 de Janeiro), e Santa Margarida Maria (Festa, 27 de Outubro).

Existem duas outras orações, uma de Oferecimento e outra para recitação no final da Hora de Guarda (ou de Presença), além da jaculatória4:

OFERECIMENTO DA HORA DE GUARDA

Ó Divino Jesus, meu dulcíssimo Salvador, eu Vos ofereço esta hora de guarda, durante a qual em união com os Protetores (nomeia-se o Protetor da hora que se tiver escolhido), desejo muito do fundo do coração amar-Vos, glorificar-Vos e principalmente consolar o Vosso Adorável Coração com meu amor. Aceitai, pois, nesta intenção os meus pensamentos, as minhas palavras, as minhas ações, e minhas penas. Recebei sobretudo o meu coração: eu vo-Lo ofereço sem reserva, suplicando-Vos que o inflameis no fogo do Vosso Amor. Amém.

ORAÇÃO PARA SE RECITAR NO FIM DA HORA DE GUARDA

Ó Jesus, meu amantíssimo e dulcíssimo Salvador, permiti que Vos ofereça a Vós, e por Vosso intermédio ao Pai Eterno, o Preciosíssimo Sangue e Água que manaram da Chaga aberta em Vosso Divino Coração, na Árvore da Cruz. Dignai-Vos de aplicar eficazmente este Sangue e esta Água a todas as almas, e principalmente às dos pobres pecadores, e à minha. Purificai, regenerai, salvai a todos os homens pelos Vossos merecimentos infinitos. Concedei-Nos, enfim, ó Jesus, entrar em Vosso Coração amantíssimo e nele habitar para todo sempre! Amém. (100 dias de indulgências)

JACULATÓRIA

Louvado, adorado, amado seja a todo momento o Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus em todos os tabernáculos do mundo até a consumação dos séculos. Amém. (Indulgenciada)

Que o Espírito Santo, a Santíssima Virgem Maria e Santa Margarida Maria nos inspirem esta devoção, ajudando-nos a escolher a Hora da Presença a fim de melhor honrarmos e repararmos o Sagrado Coração de Jesus, por meio de uma devoção diária. Amém.

Por Maria a Jesus!

Sou Todo Teu, Maria.


Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



_______________________
2 Livro “Manual de la Archicofradía de la Guardia de Honor del Sagrado Corazón de Jesús erigida por S.S. León XIII em la Iglesia de Santa Brígida de México”, Librería Religiosa Montero, Herrero y Cia, México, 5ª edición/1904, pp. 9-10 – A tradução e adaptação para o português do Brasil, é nossa.


13 comentários:

  1. Meu Deus peço que enterceda por estas pessoas,quebre toda força diabólica hereditária deles conduza à vida eterna de bom ânimo faça justiça em suas vidas de a sua paz Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus para:MariadoCarmo,Eliana,"sr.jose",Orlando,Edileia,Elizangela,Bruno,Eliane,Isabela,Marina,Denise,Armando,"ezequiel""mario",MariaRita,Lindaefam,DivaVanucci,OtacilioDiasdeAlmeida,OsvaldoPereira,h"antonio",Lucy,Rose,Silvia,Guiomar,e outros que perseguem"espiritual", Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus peço libertação livramento salvação piedade compaixão misericórdia para esta moça Isadora faça Jesus ela andar de novo,de alegrias felicidades a sua paz Jesus Cristo que a sua saúde seja fértil de esperança de viver fé no Senhor Jesus de proteção a Ela é família,de abundante graças vida abundante e plena a família de bençãos sem medida para a família, e vida a sua vida para Ela Isadora vitórias realizações para Ela .. Em Teu Nome Meu Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria, Salve José,

    como proceder para se inscrever nesta santa arquiconfraria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caríssimo Ricardo Pio Maria.

      Pax

      Lamentavelmente parece não existirem mais arquiconfrarias da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus no Brasil.

      Já pesquisamos algumas vezes, mas sem êxito. Como tantas outras práticas devocionais, esta, repito, lamentavelmente, parece ter caído em desuso, e desaparecido.

      As notícias que temos acerca dessa Arquiconfraria são colhidas em um manual do final século XIX, e tinham como principal fim: "Para alcançar o fim de Amor e Reparação de
      que acabamos de falar, os Guardas de Honra escolhem uma hora do dia, ou da noite, (aquela que mais lhes convém): no principio desta Hora de Guarda, sem mudar coisa alguma em suas ocupações, vão em espírito aos pés de Jesus, colocam-se com o desejo e de coração, no Posto de Amor, o Tabernáculo. Aí oferecem a Jesus seus pensamentos, suas palavras e ações, e principalmente a muita vontade que têm de consolar com verdadeiro amor seu Coração adorável." (excerto do Cap. III do VIVA JESUS! MANUAL DA ARCHICONFRARIA DA GUARDA DE HONRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, 5ª edição/1896, p. 19)

      Assim, tendo em vista o fim dessa Arquiconfraria, sugerimos ao Irmão o "Apostolado da Hora da Presença", mantido pelas Irmãs Visitandinas, em São Paulo/SP (Mosteiro da Visitação de Santa Maria - Rua Dona Inácia Uchôa, 208 – Vila Mariana), diante da grande similaridade de objetivos, e para maiores informações, o link é http://www.monjasvisitandinas.com.br/mosteiro/pagina/5?page=2.

      Que Deus o abençoe e o Sagrado Coração de Jesus e o Coração Imaculado de Maria o guardem hoje e sempre.

      Por Maria a Jesus!

      Sou todo teu, Maria.

      Excluir
    2. De acordo com a amiga minha, que faz parte da Confraria, existe aqui no Brasil uma Arquiconfraria que fica em um Mosteiro em Barbacena - MG.

      Excluir
    3. Bom dia caro André Filipe.

      Pax

      Uma boa notícia!

      Abençoado domingo para você e sua família.

      Por Maria a Jesus!

      Sou Todo Teu, Maria.

      Excluir
  4. Na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Recife - Pe existe a Arquiconfraria da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Um leigo pode ""fundar"" uma arquiconfraria em sua diocese? Se sim, como se faz o processo? Saberia responder?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.
    Salve Jesus e Maria.
    Como faço pra adquirir a medalha da Guarda de Honra, já faço parte a tempos, tenho o certificado de inscrição na confraria de Barbacena. Recebi tbm algumas abençoadas relíquias.
    Obrigada. Aguardo resposta pelo email.
    sandraburanelli@hotmail.com
    Deus abençoe
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para receber a medalha de guardião de honra do Sagrado Coração de Jesus?

      Excluir
  7. Peço pelo esplendor da Una,Santa, Católica Apostólica Romana única e verdadeira nas almas dos cristãos Católicos em defende-a com toda sabedoria que provém do Divino Espírito Santo e que sejais guardião da verdadeira Igreja de Jesus e ao seu verdadeiro magistério dizendo sempre não aos apostatas infiltrados no coração da Igreja os quais estes são os Hereges de outrora e que hoje são os padres modernistas.

    ResponderExcluir
  8. Já faço estás orações todos os dias as 15:00, mas não me cadastrei ou inscrevi em nenhum lugar. Como proceder? É preciso faze-lo?

    ResponderExcluir