«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

quinta-feira, 7 de junho de 2018


MEDITAÇÃO PARA A VÉSPERA DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – POR SÃO JOÃO EUDES


DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA BEM PREPARARMOS E CELEBRARMOS ESTA FESTA


PONTO PRIMEIRO

PRIMEIRA DISPOSIÇÃO: UM GRANDE DESEJO DE CELEBRÁ-LA SANTAMENTE

Considera que o adorável Coração de Jesus é o principio e a fonte de sua Encarnação, de seu Nascimento, de sua Circuncisão, de sua Apresentação no Templo, de todos os demais estados e mistérios de sua vida, de tudo quanto pensou, disse, fez e padeceu na terra por nossa salvação.

Pois foi seu Coração, abrasado de amor por nós, o que o moveu a fazer tudo isto em nosso favor. Por isso estamos imensamente obrigados à honrar e amar esse amabilíssimo Coração e celebrar sua festa com todo o amor que pudermos.

Ofereçamos, pois, nosso coração ao Espírito Santo, pedindo-lhe com grande insistência que acenda em nós um grande desejo de solenizar esta festa com tanta devoção como se só esta vez pudéssemos celebrá-la na terra. Este grande desejo é a primeira disposição requerida para bem prepararmos a festa.

PONTO SEGUNDO

SEGUNDA DISPOSIÇÃO: A HUMILDADE

A segunda disposição é um sentimento de profunda humildade. Somos, com efeito, indignos de participarmos em tão santa solenidade: Primeiro, porque esta festa é mais do céu que da terra. Segundo, porque as bênçãos que Deus nos têm concedido, tantas vezes quanto a temos celebrado, não as temos aproveitado como devíamos. Terceiro, porque, as graças que do céu temos recebido durante nossa vida, e que têm sua fonte nesse divino Coração, por nossa ingratidão e infidelidade, hão sido para nós vans e inúteis.

Humilhemo-nos profundamente por tudo isto, e revistamo-nos enfim de um espírito de sincera penitência, que nos inspirará o horror de nossos pecados e uma profunda dor, e nos incitará a fazer uma boa confissão, para purificar nossa alma e nosso coração, bem como nos preparará para recebermos as luzes necessárias a fim de celebrarmos santamente esta festa.

PONTO TERCEIRO

TERCEIRA DISPOSIÇÃO: UNIRMO-NOS AOS ANJOS, AOS SANTOS E ÀS TRÊS DIVINAS PESSOAS

A terceira disposição consiste em entregarmos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, à Santíssima Virgem, a todos os Anjos e a todos os Santos, em especial a nossos Anjos da Guarda e a nossos santos protetores. Supliquemos-lhes que nos preparem esta solenidade, celebrem-na conosco, nos admitam em sua companhia e nos comuniquem algo do amor que professam ao amabilíssimo Coração de nosso adorabilíssimo Jesus.

ORAÇÃO JACULATÓRIA: «Gratias, tibi, Domine Jésu, super innenarrabili dono Cordis tu!». «Graças, ó Jesus, pelo dom inefável de teu Coração».





Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: opúsculo, em PDF, “El Corazón de Jesús”, Obras de San Juan Eudes, Editoria “San Juan Eudes”, Usaquen-Bogotá, D.E., 1957, Meditaciones sobre el Divino Corazón de Jesus, Primeira Serie. Primera Meditación – Texto por nós traduzido e adaptado para o português do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário