«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

terça-feira, 1 de junho de 2021

JUNHO, MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

JUNHO, MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O Coração de Jesus adorado pelos Santos.

UM CONVITE

Pax.

Caríssimos irmãos e irmãs, seguidores ou visitantes deste blog destinado à devoção ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, convidamos a todos para se unirem a nós nas meditações diárias deste mês em honra do Sacratíssimo Coração de Nosso Salvador. Para tanto disponibilizamos, neste mesmo blog, mais de 60 meditações diárias no marcador Mês do Sagrado Coração de Jesus, listado na coluna lateral à sua esquerda (CLIQUE AQUI).

São duas meditações distintas e publicadas nos anos de 2018 e 2019, uma para cada dia do mês.

Quanto à sua utilidade e proveito para nossas almas, lembro as palavras de Santo Afonso Maria de Ligório quanto aos fins da devoção ao Coração de Jesus*:

A principal, ou antes, a única devoção do cristão deve ser amar a Jesus Cristo. Se as almas não fazem grande progresso na prática das virtudes, e continuam a cair nos mesmos defeitos, e não raro em faltas graves, é porque pouco se aplicam a adquirir o amor a Jesus Cristo, esta cadeia de ouro que une as almas a Deus. Só para conquistar nossos corações é que o Verbo eterno veio a este mundo; outro não é seu desejo. Por isso ele disse: Eu vim trazer fogo sobre a terra, e que desejo, senão que se acenda? (Lc 12, 49). Deus Pai quer que amemos a Jesus Cristo; ele o enviou à terra a fim de ganhar nosso amor, mostrando-nos quanto nos ama, e declara que nos ama a proporção do amor que temos a Jesus Cristo (Jo 16, 27). Ele não nos dá suas graças senão quando lhe pedimos em nome de seu divino Filho: Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vos concederá (Jo 16, 23). Enfim, ele não admite à felicidade eterna senão aquele cuja vida é conforme à de Jesus Cristo (Rm 8, 29). Jamais, porém, adquiriremos esta conformidade, e nem sequer a desejaremos, se não nos aplicarmos a considerar o amor que nos tem nosso adorável Salvador.

Como este mesmo fim é que nosso Salvador se dignou revelar à bem-aventurada Margarida Maria que ele queria que seu coração fosse honrado com um culto especial, a fim de que as almas devotas reparassem, por suas piedosas homenagens, as injúrias que este Coração sagrado recebe no Sacramento da Eucaristia. Um dia em que ela estava em oração diante do santo altar, Jesus Cristo lhe fez ver seu Coração num trono de chamas, cercado de espinhos e encimado por uma cruz: Eis aqui, diz ele, o Coração que tanto amou os homens, nada poupou, até se esgotar e consumir para lhes testemunhar seu amor; e em reconhecimento, não recebo da maior parte senão ingratidões pelas suas irreverências, sacrilégios, friezas e desprezos com que me tratam neste Sacramento de amor. Mas, o que ainda mais sinto, é serem corações a mim consagrados que assim praticam.

Ele ordenou-lhe depois que se empregasse com todas as forças em fazer celebrar uma festa particular em honra de seu divino Coração, e isto para três fins: o primeiro, para que os fieis lhe deem ações de graças pelo grande dom que lhes fez na adorável Eucaristia; o segundo, para que as almas fervorosas reparem, por sua afetuosa devoção as irreverências e os desprezos que ele recebeu e recebe neste Sacramento da parte dos pecadores; o terceiro enfim, para que lhe ofereçam, por este meio, compensação pela honra e culto que os homens deixam de lhe dar em muitas igrejas. E ele promete derramar com abundância as riquezas de seu Coração naqueles que lhe derem esta homenagem, não somente no dia da festa, mas ainda em todos os outros dias, quando forem visitá-lo no Sacramento do altar.

Assim, a devoção do Coração de Jesus, não é outra coisa que um exercício de amor para com este amável Salvador.

Portanto, não tenhamos dúvida que a prática de atos de devoção ao Sagrado Coração de Jesus muitíssimo lhe é agradável, e Ele nos recompensará com seu infinito amor e misericórdia.

Lembramos, ademais, que o mês de Junho é, de fato, muito valioso para nós católicos. Além de o dedicarmos ao Sagrado Coração de Jesus, nele também celebra-se a Festa do Coração Eucarístico de Jesus e de Corpus Christi, bem como grandes Santos, como Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, São João Batista, São Pedro e São Paulo, Apóstolos, dentre outros.

Na já referida coluna lateral à sua esquerda, também é possível acessar-se diversas orações, novenas e devoções, inclusive para este mês (CLIQUE AQUI).

Assim, desejamos a todos um abençoado mês do Sagrado Coração de Jesus.

Por Maria a Jesus.

Sou todo teu, Maria.



* in, “O Sagrado Coração de Jesus Segundo Santo Afonso Maria de Ligório ou Meditações Para o Mês do Sagrado Coração, a Hora Santa e a Primeira Sexta-Feira do Mês”, tradução portuguesa da 83ª edição, por D. Joaquim Silvério de Souza, Quinta Edição/1926, Ratisbona Typographia de Frederico Pustet, Impressor da Santa Sé, pp. 14-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário