«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019


CARTA DE AMOR DA SABEDORIA ETERNA




Esta beleza eterna e soberanamente amável tem um desejo tão ardente pela amizade do homem que, para alcançá-la, escreveu, expressamente, um livro, nele revelando as suas próprias excelências e quanto anseia pela sua companhia.

O livro é como que uma carta de uma namorada ao seu namorado para conquistar a sua afeição. Os desejos aí manifestados para conquistar o coração do homem são de maneira prementes, os pedidos de amizade são de maneira ternos, os afetos e votos de tal maneira amorosos que, ao ouvi-lo falar, não se diria ser ela a Rainha do céu e da terra, de tal maneira necessita dos homens para se feliz (Prov. 8, 15-31).

Em busca do homem ela percorre longas estradas, escarpa montanhas altíssimas, vai à entrada das cidades, penetra em praças públicas, infiltrando-se na multidão e clamando tão alto que possível: «É a vós, ó homens, a quem me dirijo.»(Prov. 8, 4).

«Ó filhos dos homens, é a vós que eu dirijo, desde há muito tempo, este meu grito; a vós se dirige o meu apelo; é a vós que eu desejo, sois vós que quem eu procuro, sois vós que eu reclamo. Escutai-me! Vinde a mim! Desejo apenas tornar-vos felizes!»

E, para mais facilmente os atrair, acrescenta:

«É graças a mim e mediante o meu favor que os reis reinam, que os príncipes, os poderosos e os monarcas têm cetro de coroa. Sou quem inspira os legisladores na ciência de promulgarem leis justas para governar os Estados; sou ainda eu quem dá força aos magistrados para que exerçam a justiça com equidade e sem temor.»

«Eu amo aqueles que me amam e todos quantos me procurarem diligentemente hão de encontrar-me; encontrando-me a mim, encontrarão a abundância de todos os bens já que estão em mim as riquezas, a glória, a honra, a dignidade, as delicias duradouras e todas as verdadeiras virtudes.

Sem dúvida que é incomparavelmente melhor para o homem possuir-me a mim do que possuir todo o ouro e toda prata do mundo, todas as pedras preciosas e todos os bens do universo inteiro.

Todos quanto virem a mim, conduzi-los-ei por caminhos de justiça e prudência, enriquecê-los-ei com tudo quanto possam possuir os verdadeiros filhos, até ficarem completamente saciados.

Ficai cientes de que meu maior prazer e minhas maiores delícias consistem em entreter-me e habitar com os filhos dos homens.»

«Agora, filhos, escutai-me:
Felizes aqueles que seguem pelos meus caminhos!
Prestai atenção aos meus ensinamentos e sede sensatos,
não os negligencieis!
Feliz o homem que me escuta, que se apresenta à minha porta
a cada dia, esperando-me no limiar da minha casa.
Na verdade, quem me encontra encontra a vida, e goza do favor
do Senhor. Mas quem pecar contra mim causará dano a
si mesmo; todo que me odeia, ama a morte.» (Prov. 8, 31-36)

Apesar de tudo quanto a Sabedoria disse com palavras ternas e insinuantes para conquistar a amizade dos homens, ela receia ainda que – devido ao seu maravilhoso resplendor e sua soberana majestade – eles não ousam aproximar dela, por respeito.

Por isso dirige-se-lhes ainda nestes termos:

«A Sabedoria é radiante e indefectível, facilmente é contemplada por aqueles que a amam e se deixa encontrar por aqueles que a buscam. Ela mesma se dá a conhecer aos que a desejam. Quem por ela madruga não se cansa: encontra-a sentada à porta.» (Sab. 6, 12-14)




DESEJAMOS A TODOS OS NOSSOS SEGUIDORES
E VISITANTES,

UM SANTO E ABENÇOADO NATAL,

NO AMOR DO CORAÇÃO DE JESUS



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.




FONTE: opúsculo O Amor da Sabedoria Eterna, S. Luís de Montfort, Centro Mariano Monfortino, Portugal/1995, Cap. VI, 65-69, pp. 72-75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário