«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 8 de março de 2019

Sagrado Coração de Jesus, século XIX
(Bérgamo-Itália)
SANTA MATILDE DE HACKEBORN: 

A ASSISTÊNCIA DE MARIA À NOSSA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO


(Fragmentos do Amor do Sagrado Coração – Revelações místicas de uma amante do Sagrado Coração de um século muito antigo, a monja Beneditina Santa Matilde de Hackeborn [1241-1298])

Nossa bendita Senhora é a Mãe dos cristãos batizados; está encarregada de desenvolver neles a vida de seu Filho divino, o qual receberam em seu batismo. O Libro de la Gracia Especial (livro Da Graça Especial) nos mostra a solicitude desta devota Mãe, seja no desenrolar de sua vida em nós ou em sua renovação; é no Coração de seu Filho de onde ela sempre nos guia. Foi quem melhor entendeu, melhor que os Apóstolos, as palavras que foram ditas durante a Última Ceia: «Eu sou a videira, e vós os ramos; aquele que permanecer em Mim renderá muitos frutos» (São João 15, 5).

Santa Matilde ou Melchtilde de  Hackeborn, Monja Bene-
ditina
Durante um sábado, enquanto estavam cantando a Missa, Salve Sancta Parens, Matilde saudou a Bendita Senhora, implorando-lhe para obter a verdadeira santidade. A gloriosa Virgem lhe respondeu: «Se tu desejas a verdadeira santidade, mantém-te próxima ao meu Filho, que é a pura Santidade e quem santifica todas as coisas.» Matilde então lhe perguntou como poderia levar a cabo este conselho, e Nossa Senhora lhe respondeu com grande bondade:

Tem presente Sua santa infância, já que Sua inocência compensará todas as ações e omissões de tua infância.

Tem presente Sua fervorosa juventude, tão plena de amor, já que será o suficiente para acender o fogo do amor divino; com ela a tibieza e a indolência de tua juventude serão reparadas.

Tem presente Suas virtudes divinas, as quais enobrecem e elevam teus atos.

Tem presente também a Meu Filho ante teus olhos, dirigi-lhe todos os teus pensamentos, palavras e ações. É quem fez tudo perfeitamente e há de restaurar tudo o que é imperfeito em ti.

Depende também d'Ele, tal como uma esposa depende de seu esposo; ela é alimentada e vestida a custa dele, e por seu amor a ele, a esposa honra e aprecia sua família e seus amigos.

A alma deve ser nutrida pela Palavra de Deus, como se fosse a comida mais desejada; deve ser revestida e adornada cuidadosamente com o que lhe compraz.

Com o exemplo de Suas virtudes, devemos esmerarmos em imitá-las. Devemos fazer de Sua família a nossa, ou seja, amar a seus Santos, bendizendo a Deus junto a eles e encorajá-los a louvar a Seu amado, como nós.

Desta forma a alma também será santa de acordo com o que está escrito: «Sede santos, porque eu sou santo» (1 Pd 1, 15-16)*, da mesma maneira que uma rainha é rainha porque participa na dignidade do rei.

O estar e permanecer com Jesus: esse é o segredo de toda santidade; manter-se com Jesus em todas as vicissitudes de nossa vida, com Ele nos mistérios de Sua infância, Sua juventude, Sua vida e morte, Sua Ressurreição e Sua Glória. Feliz é aquele que entende este segredo! Ele, de pronto, obterá – e sem grande esforço – a vida cristã, até a sua expressão de máxima perfeição.

Com absoluta certeza, em um dia talvez, apresentando-se outros grandes obstáculos no estreito caminho que nos conduz ao Céu, o Sagrado Coração, porém, estará conosco para que possamos vencê-los.

De todos os obstáculos, entretanto, há um que poderemos vencer facilmente, se nos mantivermos constantemente unidos a Ele (ao Sagrado Coração), de acordo com a recomendação de Nossa Senhora: o orgulho próprio. O Coração de Jesus brilha com tanta luz sobre nossa alma e sobre nossas imperfeições que podemos facilmente escapar dessa satisfação e orgulho natural e da indolência que resulta deles.

AS ÁGUAS DA VIDA ETERNA

A serva de Deus um dia se viu forçada a queixar-se a nossa Bendita Senhora de um obstáculo que pensou impedir seu progresso no serviço de Deus. A Mãe Bendita então lhe disse: «Vê e apresenta-te diante de meu Filho, respeitosamente.»

A Santa prostrou-se diante dos pés de nosso Salvador e, ao levantar-se, viu como aparecer sobre Seu peito um brilhante espelho, do qual parecia saírem outros tantos espelhos que cobriam inteiramente Sua sagrada Pessoa. Entendeu tudo isso como se quisesse dizer que todos os membros de Cristo, em suas várias operações, brilham diante de nós como espelhos e, por sua vez, todas estas operações procedem do amor de Seu Coração.

Ilustração da aparição de Nossa Senhora a Santa
Matilde  Hackeborn

Seus pés, são como Seus ardentes desejos por nós. Ele pode ver a frieza de nossos desejos pelas coisas espirituais, e o quanto estamos desamparados por causa das coisas humanas.

Os joelhos de Cristo são espelhos de sua humildade para conosco. Estavam calejados de tanto rezar por nós, como também quando Ele lavou os pés de seus Apóstolos. Nisto podemos reconhecer nosso orgulho, que nos impede de humilharmo-nos, embora, no fundo, sejamos nada mais que poeira e cinzas.

O Coração de Cristo é para nós um espelho do mais ardente amor, de onde podemos ver claramente a frieza de nossos próprios corações a Deus e ao nosso próximo.

A boca de Cristo é para nós um espelho de doces palavras, plenas de louvor e agradecimento. Podemos reconhecê-la com a insignificância de nossas próprias palavras e nossas omissões no divino louvor e na oração que fazemos a Ele.

Os olhos de Nosso Senhor são para nós os espelhos da verdade divina; neles podemos ver a obscuridade causada por nossa falta de fé, pela qual temos dificuldade de conhecer a verdade.

Os ouvidos de Nosso Senhor são para nós os espelhos da obediência, que Ele sempre esteve disposto a obedecer a Deus Pai, e a escutar nossas orações.

A alma batizada, portanto, deve amar o Sagrado Coração de Jesus, se deseja viver a vida divina, da qual recebeu a semente nas águas de seu batismo.

DESTE SAGRADO CORAÇÃO FLUEM AS ÁGUAS DA VIDA ETERNA.

Matilde viu estas águas preciosas correndo e desaguando-se sobre as almas. Ela logo as chamou de um rio, depois um riacho, e noutra vez uma fonte; o rio, o riacho e a fonte foram todas capazes de purificar todas as almas.

O rio, nos diz, flui do Coração de Jesus, inundando as almas, penetrando-lhes completamente, afastando a tristeza e despejando ao redor a alegria da Cidade de Deus.


O pequeno riacho que nasce do Coração de Jesus se oculta nas águas batismais para poder derramar-se sobre todos os que recebem a regeneração espiritual.

A fonte humilde viva e cristalina de águas flui suavemente do Sagrado Coração nas almas cheias de amor por Ele.





☞ NOTA: Santa Matilde é considerada uma das precursoras da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, juntamente com Santa Lutgarda e Santa Gertrudes de Helfta (a Grande), esta última do mesmo Convento.




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.





FONTE: site VerdadCatólica.net (texto por nós traduzido e adaptado para o português do Brasil – Alguns destaques são nossos)

* No original: “Com os santos tu serás santo» (Salmo 18:26)”, porém, não encontramos a passagem citada ou correspondente, daí fizemos a substittuição pela passagem da Primeira Epístola de São Pedro.

2 comentários:

  1. Meu Deus(OtacilioDiasdeAlmeida quebre toda força diabólica(perseguições"espiritual")desse sr.liberte do fogo do inferno e o conduza à vida eterna de bom ânimo faça justiça em sua vida e de a sua paz Jesus Cristo de Nazaré amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesusquecura

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus peço que quebre toda a força diabólica desses srs.OrlandoCastilho,eOsvaldoPereira,libertedo fogo do inferno e conduza à vida eterna de bom ânimo faça justiça em suas vidas de bom ânimo e de a sua paz Jesus Cristo de Nazaré amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus

    ResponderExcluir