«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 15 de maio de 2020

AS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PARTE V


AS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – PARTE V

(Em forma de catecismo, com perguntas e repostas)

"Volta para mim, pois eu te resgatei"
EXPOSIÇÃO DAS PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO

I - PROMESSAS EM FAVOR DOS PECADORES E DAS ALMAS TÍBIAS

Pelos fins do seculo XVII a sociedade cristã foi invadida por dois dos mais perigosos flagelos espirituais: o espírito de irreligião e o espírito de indiferença. Os filósofos principiaram a fazer ouvir com audácia satânica o grito de todos os imitadores do anjo rebelde. Nolumus hunc regnare super nos: não queremos, que Cristo reine sobre nós. Estes brados persistentes tiveram por efeito atemorizar grande numero de cristãos tímidos e levá-los pouco a pouco à indiferença religiosa. É para combater este duplo mal, que aumenta sem cessar, é que Nosso Senhor Jesus Cristo pede o estabelecimento da devoção ao seu Sagrado Coração.

Não ha outro remédio para curar essas inumeráveis almas, mortas para a vida da graça ou atacadas da perigosa e quase fatal doença da tibieza ou da indiferença. Assim, para atrair os pecadores e as almas tíbias ao seu divino Coração, Nosso Senhor fez em seu favor as mais preciosas promessas.

1) Quais são as promessas que o Sagrado Coração fez aos pecadores?

«O divino Mestre, escreve Santa Margarida Maria1, fez saber que: A sede ardentíssima que tem de ser conhecido, amado e honrado dos homens, e de os tirar do caminho da perdição em que Satanás os precipita, fez-lhe conceber o desígnio de manifestar o seu Coração aos homens com todos os tesouros de amor, de misericórdia, de graças, de santificação e de salvação que encerra, para assim satisfazer o desejo que tem de lhes conceder abundantemente as suas misericórdias e as suas graças. É por este meio que o Coração Sagrado do nosso amabilíssimo Jesus quer tirar muitas almas do caminho da perdição eterna.

«Este divino Coração é como que uma fortaleza e asilo seguro, onde todos os pobres pecadores, que nele se quiserem refugiar, podem escapar aos golpes da divina Justiça, cuja cólera, semelhante a uma corrente impetuosa, inundaria os pecadores castigando todos os seus delitos por causa do grande numero que se cometem nos nossos dias.

«Nosso Senhor mostrou-me também esta devoção semelhante a uma formosa árvore, carregada de magníficos frutos, próprios para purificar as almas do veneno do pecado e dar-lhes uma nova vida. Quer Ele, que se distribuam estes frutos com muita abundância a todos os que deles desejarem alimentar-se, porque este Sagrado Coração quer por este meio tornar a dar a vida a muitas almas, tirando-as do caminho da perdição e destruindo o império de Satanás nas almas, para nelas estabelecer o do seu amor.

«Se Nosso Senhor, continua a Santa, tem um desejo tão grande de que o seu Sagrado Coração seja honrado por particulares homenagens, é:

«1º. Para assim poder derramar com abundância nas almas, que se perdem em grande número, o tesouro das graças de salvação e de santificação, graças salutares e santificantes, que o seu misericordioso Coração tanto deseja distribuir;

«2º. Para renovar nas almas os efeitos da Redenção, fazendo deste divino Coração como que o segundo mediador entre Deus e os homens, cujos pecados por tal forma se têm multiplicado, que é necessária toda a força do seu poder, para lhes alcançar misericórdia.

«Esta devoção ao Coração do nosso divino Mestre é como que o ultimo esforço do seu amor, que nestes últimos seculos quer favorecer os homens com uma redenção tão amorosa, para os livrar do império de Satanás e para lhes dar a doce liberdade do império do seu amor, que deseja estabelecer nos corações daqueles que quiserem abraçar esta devoção.

«Oh sim! Eu espero, que esta devoção será um dos meios de que Nosso Senhor se servirá, para tirar da perdição um grande numero de almas, destruindo nelas o império de Satanás, para as reconduzir pela sua graça ao caminho da salvação eterna, como ele o prometeu à sua indigna escrava».

«Ah! quanto estas misericórdias são oportunas para tantos pobres corações ingratos e infiéis, que sem elas pereceriam! Por isso Satanás levanta toda a espécie de obstáculos, para se opor à devoção deste amável Coração. Tal é a raiva em que arde, ao ver que este meio salutar será a salvação de muitas almas, que ele tinha já por suas. Mas eu espero, que apesar de toda a astucia de Satanás a bondade deste divino Coração retirará do caminho da perdição grande numero de almas, para as reconduzir ao da salvação, e que a sua ardente caridade as salvará e derramará por toda a parte a suavidade do seu puro amor sobre aqueles, que se consagrarem inteiramente a Ele para o amar, honrar e glorificar.

«A nossa amável devoção já arrebatou muitas almas ao demônio e ainda lhe há de roubar muitas mais. E é isto que dá ao divino Coração um desejo tão veemente de ser conhecido, amado e honrado dos homens, em cujos corações quer por este meio estabelecer o império do seu amor.»

Santa Margarida Maria menciona diversos exemplos da eficácia da devoção ao Coração de Jesus na conversão dos pecadores. Citemos apenas um:

«Não deixei, segundo o vosso desejo, de pedir a este divino Coração por N.N., escrevia ela à Madre de Saumaise a 17 de janeiro de 1688. Ao principio vi que o meu pedido era desatendido, parecia-me até que combatia com este divino e amável Coração; mas com amor alcancei a vitória. Ouvi estas palavras: «Fica em paz! Eu te prometo que, se ele quiser corresponder à minha graça, jamais retirarei dele a minha misericórdia. Que se dedique a prestar homenagem especial ao meu Coração pela virtude da paciência e da caridade; que todas as primeiras sextas-feiras do mês mande dizer ou assista a uma missa, para se colocar a si e a tudo o que lhe pertence sob a proteção deste Coração divino».

«Sim, trabalhemos pela realização de tão grande desígnio, o qual por meio de homenagens e honras particulares deve dar ao Sagrado Coração tanta glória pela salvação de tantas almas. Não há nada mais doce e suave e ao mesmo tempo mais forte e eficaz do que a suave unção da ardente caridade deste amável Coração, para converter as almas mais endurecidas.

2) Quais são as promessas que o Sagrado Coração fez às almas tíbias?

A tibieza ou a indiferença é um estado tão perigoso para a salvação eterna, que a Sagrada Escritura, olhando só á felicidade da alma, parece desejar-lhe antes o estado do pecado do que a tibieza: «Oxalá que ou fosses fria ou quente, dizia Nosso Senhor a uma destas almas; mas porque sois tíbia, quer dizer, nem fria nem quente, estou quase a lançar-vos da minha boca»2.

Sem dúvida a alma tíbia não está morta à vida da graça, mas é um moribundo espiritual, que não tem mais do que um sopro de vida. A doença violenta pode opôr-se remédio enérgico; mas que pode fazer-se a uma doença de definhamento, chegada ao último período? Não tem cura possível, é o princípio da agonia.

Contudo Nosso Senhor na sua ciência e no seu amor infinito achou remédio eficaz, para curar as almas tíbias e chamá-las à vida do fervor e da perfeição cristã; é a devoção ao Sagrado Coração. Ele mesmo deu aos homens este soberano remédio, quando esta terrível epidemia do espírito principiava a tornar-se universal.

A Santa diz a este respeito:

«Para acender a caridade tão esfriada e quase extinta nos corações da maior parte dos cristãos3, Nosso Senhor quer dar-lhes na devoção ao seu divino Coração novo meio de amarem a Deus tanto quanto Ele o deseja e merece, e assim repararem as suas ingratidões».

Esta vivificante devoção não tem somente por fim dar o calor vital do amor divino às almas já meio regeladas pelo frio da tibieza, precursor da morte espiritual; mas é ao mesmo tempo medicamento infalível, para se prevenirem contra esta doença e contra a morte do pecado mortal.

«Ó Sagrado Coração de Nosso Senhor, dizia a Santa às suas noviças, quer que eu vos certifique da sua parte, que pelos vossos exercícios de o honrar, captastes a sua benevolência, e que, enquanto fordes fieis, não vos deixará cair no desagrado do seu Sagrado Coração, o qual terá tanto cuidado de vós quanto vos confiardes e vos entregardes a ele. Ele pensará em vós ainda quando vos esqueceis de vós».

Ao ouvir estas consoladoras palavras, um grito deve prorromper dos vossos corações: Misericordias Domini in aeternun cantabo! Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor! Sim, cantemos as misericórdias do Coração de Jesus, que no seu infinito amor oferece aos pecadores e às almas tíbias novo remédio e auxílio, com o qual os mortos voltarão à vida da graça e os doentes acharão a força do divino amor. Este remédio é tanto mais necessário nos nossos dias, quanto as mortes espirituais são infelizmente mais numerosas e «a caridade está quase apagada pela tibieza nos corações da maior parte dos cristãos, diz Santa Margarida Maria». Meditemos estas palavras e vejamos, se até aqui temos nos livrado dos golpes desta epidemia geral das almas no nosso seculo.

Em todo o caso empreguemos o remédio indicado; se não precisamos dele para nos curar da doença da tibieza, preservar-nos-á dela e nos alcançará a graça de participarmos das promessas feitas às almas justas sinceramente dedicadas ao Coração de Jesus.



_______Continua…




NOTA: Substituímos a designação da vidente de “Bem-aventurada” por “Santa” Margarida Maria.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.


_________
1 Carta 100 ao Pe. Croiset e 43, 54, 66, 75, 95, 98, 106 e 117.

2 Apoc. III, 15.

3 Avisos 52 – Carta ao Pe. Croiset.



FONTE: livro, em formato PDF: “O Coração de Jesus Segundo a Doutrina da Beata Margarida Maria Alacoque”, por um Oblato de Maria Imaculada, Capelão de Montmartre, Editor Manoel Pedro dos Santos, Lisboa/1907, Sexta Parte – As Promessas do Sagrado Coração, pp. 255-262 – Texto revisto e atualizado, sendo alguns destaques por nós acrescentados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário