«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 4 de outubro de 2019


PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE OUTUBRO, DEDICADA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Sagrado Coração de Jesus
(Foto: imagens religiosa Galileia)

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: DOCE HÓSPEDE DA ALMA


Hoje preciso ficar na tua casa.” “Permanece em mim como eu permaneço em vós.” O Senhor se convida e nos convida… Chega o momento em que não mais se percebe bem que é convidado e quem acolhe. O essencial não é livrar-se da censura: “Ele veio aos e os seus não o receberam”?

A morada evoca paz, o encontro, o repousos, a intimidade, a permanência… Disponibilidade de um coração desimpedido, ardor de uma alma em busca de amor, os dois tempos exigem um ao outro…

O Senhor quer permanecer em nós, e é preciso que nossa morada, que vai tornar-se seu Templo, seja pura…

Conserve em pureza o templo do Senhor, porque onde estiver a pureza ele aí habitará com uma especial presença de proteção e de amor (Ret. 78).

Outra condição para o acolhimento: a paz interior e o esquecimento de si.

Sem a paz, nossa alma jamais poderá ser santuário do Senhor, de cuja mão devemos receber tudo o que nos acontece, sem nada pedir, sem nada recusar… Temos de nos abandonar e, por um perfeito esquecimento de nós mesmos, nada querer nem desejar, e encontraremos tudo em Deus (C. 83).

Os ídolos não têm lugar no Templo do Senhor.

Vós não lhe podereis dar maiores provas de amor e mais fortes… do que alojá-lo no edifício que Ele mesmo construiu, que é vosso coração. Dele é preciso expulsar esses ídolos que por muito tempo adorais, seja vosso orgulho, vossa vontade própria, seja qualquer apego à criatura. E após ter expulsado todos os inimigos do Sagrado Coração desta capela… vós a revestireis com o tapete da pureza de intenção, que será fazer tudo para lhe agradar (AD. 77).

Mas Jesus, querendo permanecer nos corações pela santa comunhão, nem sempre encontra aí lugar de repouso ( F V, 2). Ele se volta ou retorna para sua discípula bem amada.

Quero que teu coração seja para mim um asilo no qual me retirarei para saborear aí meu prazer quando os pecadores me perseguirem ou me expulsarem de seus corações (Ret. 78).

O coração feito morada de Jesus será também santuário, altar, local de oferenda e de sacrifício.

Nosso Senhor me honrou com uma de suas visitas; disse-me: “Minha filha, tu me queres dar teu coração para fazer repousar meu amor sofredor que o mundo despreza? “Meu Senhor, vós sabeis que sou toda vossa; fazei segundo vosso desejo.” Ele me disse: “Sabes tu com que fim te dou minhas graças abundantes? É para te fazer como um santuário no qual o fogo de meu amor arda continuamente e teu coração seja como um altar sagrado no qual nada exista de impuro, tendo-o eu escolhido para aí oferecer a meu Pai eterno sacrifícios ardentes, para apaziguar sua justiça e lhe dar uma glória infinita mediante a oferenda que tu lhe farás de mim mesmo nestes sacrifícios, unindo a eles o sacrifício de teu ser para honrar o meu” (S. 59).

A glória não está ausente dessa habitação divina, como mostra esta palavra de Jesus, no dia da Ascensão. Apreciemos a delicadeza da resposta de Margarida Maria, cuidadosa em não despertar o Bem-amado.

No dia da Ascensão ia ao coro para honrar o momento em que Nosso Senhor subiu ao céu; estando eu diante do Santíssimo Sacramento, encontrava-me numa grande quietude que irradiava uma ardente de luz e encerrava nela meu amável Jesus. Aproximando-se de mim, disse-me: “Minha filha, escolhi tua alma para ser para mim um céu de repouso na terra, e teu coração será trono de delícias para o meu amor”. Depois, tudo estava calmo em meu interior e temia perturbar o repouso do meu Salvador (S. 59).



Legenda das citações:


(S.) = Escritos compostos a pedido da madre de Saumaise
(Ret.) = Sentimentos de seus retiros
(Ad.) = Admoestações e instruções (para as noviças)
(C.) = Cartas

* * *




(Momento de oração)

SAUDAÇÕES AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Ave, ó Coração de meu Jesus, salvai-me!
Ave, ó Coração de meu Criador, aperfeiçoai-me!
Ave, ó Coração de meu Salvador, libertai-me!
Ave, ó Coração de meu Juiz, perdoai-me!
Ave, ó Coração de meu Pai, governai-me!
Ave, ó Coração de meu Mestre, ensinai-me!
Ave, ó Coração de meu Rei, coroai-me!
Ave, ó Coração de meu Benfeitor, enriquecei-me!
Ave, ó Coração de meu Pastor, guardai-me!
Ave, ó Coração de meu Jesus-Menino, atraí-me!
Ave, ó Coração de meu Jesus, morrendo na cruz, satisfazei por mim!
Ave, ó Coração de Jesus no Santíssimo Sacramento, alimentai-me!
Ave, ó Coração de Jesus em todos os vossos mistérios e estados, dai-vos a mim!
Ave, ó Coração de Jesus, meu Irmão, morai comigo!
Ave, ó Coração de incomparável bondade, tende piedade de mim!
Ave, ó Coração magnífico, resplandecei sobre mim!
Ave, ó Coração caridoso, compadecei-vos de mim!
Ave, ó Coração misericordioso, respondei por mim!
Ave, ó Coração pacientíssimo, suportai-me!
Ave, ó Coração fidelíssimo, pagai por mim!
Ave, ó Coração dulcíssimo, abençoai-me!
Ave, ó Coração pacífico, acalmai-me!
Ave, ó Coração belíssimo, encantai-me!
Ave, ó Coração nobilíssimo, enobrecei-me!
Ave, ó Coração bendito, Médico e remédio de todos os nossos males, curai-me!
Ave, ó Coração amante, fornalha ardente de amor, consumi-me!
Ave, ó Coração de Jesus, modelo de toda perfeição, iluminai-me!
Ave, ó Coração, origem de toda felicidade, fortalecei-me!
Ave, ó Coração, fonte de eterna bênção, chamai-me, uni-me a vós na vida e na eternidade!




Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: 1. texto: opúsculo Na Escola do Coração de Jesus com Margarida Maria [itinerário espiritual], Pe. Gérard Dufour, Edições Loyola, São Paulo/2000, excertos do Capítulo 3, pp. 31-33; 2. oração: in, ADOREMOS Manual de Orações e Exercícios Piedosos, por D. Frei Eduardo José Herberhold, Editora Casa Paz, XV edição/1929, pp. 181-183, IV Visita para as Sextas-feiras, reformatado pelo blog Alexandria Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário