«Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para lhes testemunhar seu amor; e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões.»(Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)

sexta-feira, 18 de maio de 2018

A HORA SANTA E SUAS ORAÇÕES, SEGUNDO SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

1. ORIGEM DA HORA SANTA1

Ao amantíssimo Coração de Jesus, cujas delicias são estar com os homens, é que devemos a origem do pio exercício chamado Hora Santa. Aparecendo um dia à Bem-aventurada Margarida Maria (hoje Santa), o divino Salvador manifestou-lhe até que excesso ele tinha amado os homens, e queixou-se amargamente de não receber deles senão a ingratidão, coisa que mais sinto que tudo o que sofri na minha Paixão, ajuntou ele. Se os homens me retribuíssem com algum amor, em pouco estimaria o que fiz por eles. Mas eles só tem frieza e repulsas a respeito de todos os meus anseios de lhes fazer bem. Tu, ao menos, dá-me este prazer, de suprir a ingratidão deles quanto te for possível. Isto é o que te peço:
«Primeiramente, receber-me-ás no Santíssimo Sacramento todas as vezes que a obediência te permitir. Além disto, comungarás todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. E todas as noites da quinta para a sexta feira, far-te-ei participar da tristeza mortal que eu quis sentir no jardim das Oliveiras; e esta participação de minha tristeza te reduzirá a uma especie de agonia mais difícil de suportar do que a morte. Tu me acompanharás na humilde súplica que apresentei então a meu Pai em todas as minhas agonias; e para isto, levantar-te-ás entre as onze horas e meia noite, e ficarás prostrada comigo durante uma hora com a face contra a terra, tanto para aplacar a ira divina, pedindo misericórdia pelos pecadores, como para honrar e suavizar de algum modo a amargura que senti quando meus apóstolos me abandonaram: é o que me constrangeu a lhes repreender o não terem podido velar uma hora comigo.»

A bem-aventurada (Santa Margarida) foi fiel a esta hora de adoração, e o Coração de Jesus, que nunca se deixa vencer em generosidade, soube recompensá-la com inumeráveis favores.

Daí é que vem o costume, entre as almas fervorosas, de consagrar a oração uma hora da noite da quinta para a sexta-feira, a fim de honrar as dores do Coração de Jesus no jardim de Gethsêmani.

2. MANEIRA FÁCIL DE FAZER A HORA SANTA

Muitas pessoas não fazem a Hora Santa, porque exageram a dificuldade deste exercício.

É bom saber, portanto, que este pio exercício pode ser praticado a toda hora, e a toda hora agradará ao Coração do divino Mestre; entretanto, é melhor fazer na hora indicada por Jesus Cristo, ou ao pôr-se do sol ou depois disto. O lugar e a postura não são de rigor; é indiferente que seja na igreja, em casa, no caminho: que se fique de joelhos, em pé ou sentado. É também permitido dividir esta hora em diversos exercícios de piedade, por exemplo: pode-se ler durante um quarto de hora algumas reflexões sobre a Paixão; um segundo quarto de hora seria empregado em meditar o que se leu; o terceiro, em fazer a Via-Sacra; o quarto, em rezar a corôa das sete dores de Nossa Senhora. Numa palavra, cada qual pode rezar as orações mais convenientes à sua devoção. É então o momento favorável para orarmos pela santa Igreja, pelo nosso santo Padre o Papa, por nossa família, pela propagação da fé, pela conversão dos pecadores, pelos agonizantes, pelas almas do purgatório, etc.

Vê-se que a Hora Santa, assim compreendida, pode muito facilmente ser praticada em comum no santuário da família; dessa forma, tornar-se-á ainda mais agradável ao Coração de Jesus, que disse no Evangelho: Quando dois ou três entre vós estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles. (Mt 18,20)

Poder-se-ia até fazer servir para a Hora Santa o tempo empregado para a confissão. Indo à igreja de tarde, o cristão imagina que acompanha Jesus Cristo ao ir para o jardim das Oliveiras; chegado ao lugar santo, põe ante os olhos da alma, pelo exame de consciência, os pecados que cometeu e que já eram presentes ao espírito do divino Salvador no momento de sua agonia; chorará então com Jesus estes pecados, fazendo fervorosos atos de contrição; depois, confessa-os ao padre como se fosse a Jesus Cristo mesmo; enfim, cumpre a penitência imposta, e toma de novo a resolução de não cair mais nas faltas que causaram tantas amarguras a este Coração tão digno de amor. Aí está um excelente método para se fazer a Hora Santa e a confissão; e quão fácil, proveitoso, e ao alcance de todos.
Nosso Senhor Jesus Cristo no Gethsêmani

Para facilitar, o mais possível, este precioso exercício, oferecemos aqui doze meditações (tiradas das obras de Santo Afonso), sobre as aflições do Coração de Jesus no jardim das Oliveiras. Damos doze delas (que publicaremos mês a mês, como no início do mês corrente), porque nosso principal intuito é a celebração da primeira sexta-feira do mês e a comunhão nesse dia, sendo a Hora Santa sua preparação natural. Também, não deixemos de animar os fieis, ainda os mais ocupados, a oferecer esta homenagem ao divino Coração que tanto nos ama. A Hora Santa será para nós escola das maiores virtudes, tesouro de graças inapreciáveis, fonte de consolações não raramente necessárias neste vale de lágrimas, enfim, penhor de proteção especial da parte do Coração de Jesus. Então o Salvador não dirá mais com o Profeta: Eu busquei quem me consolasse e não encontrei (Sl 68,21) mas verá em nós a realização desta palavra do Espírito Santo: Ele será consolado em seus servos. (II Mc 7,6),

3. ORAÇÕES PARA A HORA SANTA

 I –
SÚPLICAS AO CORAÇÃO DE JESUS, PELO MERECIMENTO PARTICULAR DE CADA UMA DAS DORES QUE SOFREU NA SUA PAIXÃO

Terno Coração de meu Jesus, pela humilhação a que vos quisestes submeter lavando os pés de vossos discípulos, eu vos rogo me concedais a verdadeira humildade que me faça abater-me diante de todo o mundo, e particularmente ante aqueles que me desprezam.

Terno Coração de meu Jesus, pela tristeza mortal que padecestes no Jardim das Oliveiras, eu vos rogo me preserveis da tristeza do inferno, onde ver-me-ia obrigado a ficar para sempre longe de vós e sem poder vos amar.

Terno Coração de meu Jesus, pelo santo horror que tivestes de meus pecados, sempre presentes a vossos olhos, dai-me verdadeira dor de todas as ofensas que vos tenho feito.

Terno Coração de meu Jesus, pela dor que sentistes, quando Judas vos traiu com um ósculo, fazei que eu vos seja fiel, e não vos traia mais, como fiz no passado.

Terno Coração de meu Jesus, pela dor que sofrestes, quando vos amarravam como a um malfeitor para serdes conduzido ante os juízes, eu vos conjuro me ligueis a vós pelas suaves cadeias de vosso amor, de sorte que não me veja nunca mais separado de vós, que sois meu único bem.

Terno Coração de meu Jesus, por todos os desprezos, bofetadas, escarros, que recebestes durante a noite passada na casa de Caifás, dai-me a força de sofrer com paciência, por amor de vós, todas as afrontas que eu receber dos homens.

Terno Coração do meu Jesus, pela zombaria que Herodes vos fez sofrer, tratando-vos como louco, dai-me a graça de suportar com paciência todas as injúrias que me fizerem os homens, chamando-me vil, louco ou mau.

Terno Coração de meu Jesus, pelo ultraje que vos fizeram os judeus, quando a vós preferiram Barrabás, dai-me a graça de sofrer com paciência, que os outros me sejam injustamente preferidos.

Terno Coração de meu Jesus, pela dor que quisestes sofrer no vosso santíssimo corpo, tão cruelmente flagelado, fazei que eu suporte com paciência tudo o que tiver de padecer nas enfermidades, e especialmente na morte.

Terno Coração de meu Jesus, pela dor que causou à vossa adorável cabeça a coroa de espinhos, concedei-me a graça de jamais consentir em pensamentos que vos desagradam.

Terno Coração de meu Jesus, pela bondade com que aceitastes a morte de cruz, a que Pilatos vos condenou, fazei que eu aceite com resignação a morte que me espera, e todas as dores que devem acompanhá-la.

Meu Jesus, por tudo quanto padecestes ao levardes a Cruz até ao Calvário, dai-me a graça de sofrer com paciência todas as cruzes de minha vida.

Meu Jesus, pela dor que padecestes, quando cravaram vossas mãos e pés na Cruz, eu vos rogo que craveis minha vontade a vossos pés, a fim de só querer o que vos quereis.

Meu Jesus, pela amargura que vos causou o fel que vos deram a beber, fazei-me a graça de não vos ofender mais pela intemperança no beber e no comer.

Terno Coração de meu Jesus, pela pena que sentistes na Cruz, ao despedir-vos de vossa Mãe Santíssima, livrai-me das afeições desordenadas para com meus parentes ou outras criaturas, a fim de que meu coração seja todo inteiro e sempre vosso.

Terno Coração de meu Jesus, pela angústia, que padecestes no momento de vossa morte, vendo-vos abandonado até de vosso Pai eterno, dai-me a graça de levar com paciência todas as minhas aflições, sem jamais perder a confiança em vossa bondade.

Meu Jesus, pelas três horas de tormento e agonia que precederam vossa morte sobre a cruz, fazei-me a graça de suportar com resignação, por amor de vós, as dores de minha agonia.

Terno Coração de meu Jesus, pela extrema dor que sentistes quando vossa santa alma separou-se de vosso adorável corpo, fazei que no momento de minha morte renda eu o meu espirito, oferecendo-vos meus padecimentos com um ato de amor perfeito, para ir em seguida vos ver face a face no céu e vos amar com todas as minhas forças por toda a eternidade.
Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida
Maria Alacoque

E vós, ó doce Virgem Maria, minha Mãe, pela espada de dor que vos traspassou o Coração, quando vistes vosso amadíssimo Filho inclinar a cabeça e expirar, dignai-vos de me assistir na hora da morte, a fim de que vos bendizer e dar ação de graças no paraíso por todos os bens que me tiverdes obtido do Coração de Jesus.

 II –
SENTIMENTOS DE CONFIANÇA

Meu Jesus, quando considero meus pecados, o terror e o espanto se apoderam de mim, mas vosso Coração aberto para mim, dá-me segurança e consolação; vós não me recusareis o perdão que imploro, pois me destes vosso sangue e vossa vida. Ó Chagas de Jesus, ó Coração de Jesus, vós sois minha esperança.
Amadíssimo Redentor meu, na hora de minha morte, quando o inferno me assaltar com os últimos e mais violentos combates sede meu sustentáculo. A morte cruel que sofrestes por mim, me faz esperar morrer em estado de graça e abrasado em ardente amor para convosco. Pela agonia de três horas que padecestes na cruz, concedei-me a força de sofrer com resignação e por vosso amor, todas as penas de minha agonia. E vós, ó Maria, pela dor que sofrestes vendo expirar Jesus, vosso amadíssimo Filho, obtende me a graça de expirar fazendo um ato de amor a Deus, a fim de que tenha a felicidade de ir amá-lo eternamente convosco no paraíso.

Meu terno Jesus, espero que, por vossos merecimentos, me perdoareis todas as injúrias que vos tenho feito. Ah! Posso duvidar disto, ó meu amor crucificado, quando vos vejo morto para me perdoardes? Posso duvidar de vossa misericórdia, quando sei que ela vos fez descer do céu para virdes a procura de minha alma? Temerei que os pecados que tenho cometido, e dos quais sinceramente me arrependo, me privem para sempre de vossa graça, depois de terdes derramado todo vosso sangue para apagá-los e fazer-me recobrar, por este meio, vossa cara amizade? Vejo, Senhor, que quereis minha salvação, pois me fazeis detestar minhas iniquidades, conhecer pela luz com que me esclareceis, a vaidade das coisas deste mundo e o amor ao vosso sagrado Coração, e me inspirais o desejo de ser todo para vós! Ah! Tomo a resolução de me salvar, para ir celebrar eternamente no céu vossas misericórdias.(Sl 88,2) Oxalá conserve sempre no fundo de minha alma o pesar de ter afligido tanto vosso Coração e o desejo de vos amar com todas as minhas forças!

Meu amadíssimo Redentor e Soberano Juiz, quando na minha morte eu comparecer diante de vós, não me rejeiteis de vossa presença. Não me envieis para o inferno, porque nesse abismo é impossível que eu vos possa amar. Não permitais que vossas chagas, prova de vosso amor para comigo, constituam meu tormento durante toda a eternidade. Perdoai-me antes que soe a hora do juízo. Fazei que não vos veja irritado, quando pela primeira vez aparecer ante vós; nessa ocasião, põe-me no número de vossos eleitos. Vosso Coração, tão cheio de ternura e misericórdia, faça-me esperar a felicidade de vos ver no paraíso.
Ó Rainha do céu, Mãe de Deus, minha esperança, refúgio dos pecadores, tende compaixão de mim.

 III –
SENTIMENTOS DE CONTRIÇÃO

Coração infinitamente misericordioso de Jesus, pelo horror que tivestes de meus pecados no Jardim das Oliveiras, dai-me verdadeira dor de todas as ofensas que vos tenho feito. Malditos pecados, eu vos detesto, pois me fizestes perder a graça de Deus! … Reconheço o mal que fiz separando-me de vós, ó meu Bem supremo; antes sofrer todas as penas, todas as misérias, todos os suplícios, que vos (voltar a ) ofender uma só vez. Que maior mal podia eu cometer que consentir em perder vossa graça? Ah! Meu Jesus, nada me aflige tanto como vos ver desprezado, sendo como sois, a bondade infinita! Agradeço-vos, Coração misericordioso de Jesus, a consoladora promessa que haveis feito aos pecadores, de esquecerdes suas faltas quando se arrependem de as ter cometido. (Ez 18,22) Tudo isto é fruto de vossas dores. Ó agonia, ó misericórdia, ó amor do Coração de Jesus, sois minha esperança.

Pois, no momento mesmo em que eu pensava em vos ofender, pensáveis vós em me fazer misericórdia! E depois de meu pecado, quando eu não pensava em me arrepender, pensáveis vós em me atrair à penitência. Miserável que sou, fiz tudo o que pude para me condenar; e vós, meu Jesus, fizestes tudo o que pudestes para me salvar! Eis aí qual tem sido o meu procedimento para convosco, ó meu Deus, soberano Senhor meu, bondade infinita, digno de amor infinito, que tanto me haveis amado! Mas vós declarastes que não podeis desprezar um coração que se humilha e se arrepende (Sl 51); sim, eu me arrependo de vos ter ofendido; recebei-me então na vossa graça, eu vos suplico pelo sangue que derramastes por mim. Ó Maria, esperança dos pecadores, obtém-me do Coração de Jesus o perdão de todos os pecados que cometi.
Santo Afonso Maria de Ligório

 IV –
SENTIMENTOS DE BOM PROPÓSITO

Meu terno Jesus, tomo a resolução de tudo perder antes que perder vossa graça. Eu sou fraco, mas vós sois forte; vossa força me tornará forte contra todos os meus inimigos. Sob vossa proteção, que posso temer? Não permitais, ó benigníssimo Salvador, que eu me separe jamais de vós. Assisti-me nos perigos, e fazei que eu não deixe de recorrer à vossa assistência na hora das tentações. Tenho vivo desejo de vos ser fiel e de só para vós viver todo o tempo que me resta para passar sobre a terra. Dá-me as forças que me são necessárias.

Aumentai em mim, ó Coração puríssimo de Jesus, o temor de vos desagradar. Eu tremo à vista de minhas infidelidades passadas; mas vossos merecimentos e as graças multiplicadas que me tendes feito, dão-me confiança. Espero que não me abandonareis agora que vos amo; tenho como fiadora a misericórdia que usastes comigo, quando eu não pensava em vos amar. Não me fio de minhas próprias forças, pois, de experiência, sei o que elas valem; mas repouso inteiramente em vossa bondade, e eis aqui porque espero não me separar mais de vós.

Divino Redentor meu, decidido estou a não me separar mais de vós. Ainda quando todos os homens vos abandonem, eu vos quero permanecer fiel, a custo de minha própria vida. Protesto que, ainda que não houvesse paraíso nem interno, eu não quereria cessar de vos amar, pois, ó meu amor, vós sois digno de ser infinitamente amado.

Ah! Se eu pudesse recomeçar minha vida, desejaria empregá-la somente em vos amar! Ma os anos perdidos não voltam mais. Graças vos dou por me terdes suportado até este dia, e não me terdes precipitado no inferno como merecia. Porque me haveis assim poupado, justo é que eu vos consagre o resto de minha vida; quero que todos os meus pensamentos, afetos e desejos sejam inteiramente vossos.

Amadíssimo Jesus, para me apegar a vós, não quero esperar o momento em que vossa santa imagem a de ser apresentada a meus lábios moribundos. Desde agora, eu me dou a vós. E na minha última hora, quando estiver abandonado de todos e de tudo, não me abandoneis vós que sois meu Redentor. Recebei-me no vosso Sagrado Coração, e fazei que eu exale meu derradeiro suspiro abrasado no vosso amor, para que tenha a felicidade de ir vos amar eternamente no céu.

 V –
SENTIMENTOS DE AMOR

Todos os anjos e todas as criaturas louvem para sempre vossa caridade infinita para com os homens, ó Coração amantíssimo de Jesus! Oh! quem me dera alcançar com o sacrifício de minha vida, que sejais amado de todo o mundo! Aceitai este desejo, e concedei-me a graça de sofrer alguma coisa por vós antes de minha morte.

Ó Coração infinitamente misericordioso, vós previstes as ofensas de que eu me tornaria um dia culpado contra vós, e preparastes meu perdão; previstes minha ruína, e me preparastes o remédio; previstes minhas ingratidões, e preparastes para mim remorsos, temores, luzes, convites para penitência, consolações espirituais e mil outros sinais de ternura que queríeis prodigalizar-me! Parece então que quisestes ver quem triunfaria, eu vos ofendendo, e vós acumulando-me de graças; eu provocando vossa ira, e vós atraindo-me a vosso amor! Ó Verbo Encarnado, Homem de dores, nascido para viver no padecimento, ó primeiro e último dos homens: primeiro, porque sois Deus, soberano Senhor de todas as coisas; último, porque consentistes em ser tratado na terra como o mais vil de todos os homens; ó Cordeiro divino, ó amor infinito, digno de infinito amor, eu vos amo. Vós vos destes todo a mim sem reserva, na vossa Paixão e no Sacramento do Altar; eu me dou todo a vós sem nada reservar.

Falai, ó desgraçados réprobos! Dizei-nos qual é vosso mais cruel tormento? É o fogo que vos atormenta, ou o amor que o Coração de Jesus vos tem? Ah! Certamente, o inferno de vosso inferno é ver que um Deus desceu do céu para vos salvar, e que vós, fechando os olhos à luz, quisestes voa perder, e perder um bem infinito, vosso Deus, que não é mais para vós e que não podeis mais recobrar.

Ah! Meu Jesus, meu tesouro , minha vida, minha consolação, meu amor meu tudo, graças vos dou por vos terdes dignado de me iluminar. Eu vos conjuro, rompei as cadeias das afeições desordenadas que impedem de me unir inteiramente a vós, e ligai-me ao vosso Coração com as suaves cadeias de vosso amor, mas ligai-me tão estreitamente que eu não possa mais separar-me de vós.

Quereis meu amor, Senhor, bem o vejo: para isto é que não me atirastes ainda no inferno, e me convidais há tantos anos, clamando-me sem cessar: Alma querida, consagra-me todo o amor de teu coração. Pois bem! Dai-me vosso amor com vossa santa graça, e rico serei; nada mais terei que desejar.

 VI –
SENTIMENTOS DE CONFORMIDADE COM A VONTADE DE DEUS

Terno Coração de Jesus, cada vez que eu disser: Deus seja bendito! ou: Faça-se a vontade de Deus! Proponho por este meio aceitar todas as disposições de vossa providência a meu respeito, no tempo e na eternidade.

Não quero outro estado de vida, outra casa, outro alimento, outra saúde, outras vestes que as que me derdes. Não quero outra fortuna, outro emprego, outros talentos que os que me haveis destinado.

Se quereis que meus negócios não saiam bem, meus projetos se esvaeçam, meus processos se percam, tudo que possuo seja roubado, eu o quero também.

Se quereis que eu seja desprezado, odiado, abandonado, difamado, maltratado, até por aqueles a quem tenho mais amor, eu o quero tamm.

Se quereis que eu seja privado de tudo, banido de minha pátria, encerrado num calabouço, e viva em penas e agonias continuas, eu o quero também.

Seja tudo como for de vosso agrado e pelo tempo que quiserdes. Minha vida mesma ponho entre vossas mãos; aceito a morte que me destinais, e todas as penas que devem acompanhá-la. Uno minha morte à vossa ó meu Salvador, e vo-la ofereço em testemunho de meu amor para convosco. Quero morrer para vos agradar e cumprir vossa divina vontade.

Ó Jesus, Maria, José, objetos de meu amor, sofra eu por vós, por vós morra, seja eu todo para vós e mais de modo nenhum para mim mesmo.






NOTA DO BLOG: Estas são as orações que constam do livro abaixo descrito, e podem rezadas de forma total ou parcial, bem como outras orações podem ser acrescentadas, como, por exemplo: atos de consagração, atos de desagravo ao Sagrado Coração, a ladainha do Coração de Jesus …







Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



_________
1 Indulg. plen. cada vez, concedida aos membros do Apostolado, a 13 de Março de 1875.






FONTE: livro “O Sagrado Coração de Jesus Segundo Santo Afonso Maria de Ligório ou Meditações Para o Mês do Sagrado Coração, a Hora Santa e a Primeira Sexta-Feira do Mês”, tradução portuguesa da 83ª edição, por D. Joaquim Silvério de Souza, Quinta Edição/1926, Ratisbona Typographia de Frederico Pustet, Impressor da Santa Sé, pp. 190 a 204 – Texto revisto, atualizado e adaptado para o português do Brasil – O título é nosso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário